quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

SSP ELUCIDA ATENTADO CONTRA CONSELHEIRO TUTELAR DA BARRO DOS COQUEIROS.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou hoje, dia 29, o resultado das investigações sobre o atentado sofrido pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município da Barra dos Coqueiros, Marcos Antônio Cabral. A apuração apontou que a motivação para a destruição do bar da vítima não estava relacionado à atividade profissional do conselheiro e, sim, a sua movimentação financeira.

Desde o dia 13 de setembro uma série de atos levou o conselheiro a afirmar que os atentados estavam relacionados às denúncias contra a falta de estrutura do Conselho, transporte clandestino de crianças, falta de merenda escolar em todas as escolas do município e a situação de Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil na Barra. No entanto, segundo o delegado de Barra dos Coqueiros, Werner Azevedo, Jonantan da Silva, o ‘Lan’, e´apontado como um dos envolvidos no crime. Ele é ex-funcionário do Bar de Marcos e sabia que o conselheiro tinha boa movimentação financeira. Lan continua foragido.

Um adolescente, que tem envolvimento no crime, foi apreendido no dia 16 de dezembro no Fórum da cidade de Barra dos Coqueiros, quando se preparava para participar de uma audiência sobre outro procedimento. O jovem estava com o celular da vítima e participou ativamente do incêndio do bar. Oito dias depois, no dia 24, véspera de Natal, foi preso em um posto de combustíveis do bairro 13 de Julho, Douglas Cabral Duque.

De acordo com o delegado, Douglas é sobrinho da vítima e também estava foragido da 3ª Delegacia Metropolitana desde agosto de 2008 de onde estava custodiado à disposição da 3ª Vara Criminal. Continuam foragidos Luiz Henrique dos Santos Costa, mais conhecido por Henrique, e Welington da Silva, vulgo ‘Uel’.

Werner descartou que haja envolvimento de policiais civis e militares no crime. O delegado destacou que um dos policiais civis suspeitos mora a 50 metros da casa da vítima e nada tem a ver com os atentados. Em relação aos policiais militares que teriam prendido Marcos anteriormente, as investigações não apontam indícios da participação deles.

Audiência - No dia 27 de novembro deste ano, o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, determinou empenho nas investigações sobre o suposto atentado contra o líder do conselho de Defesa da Criança e Adolescente do município da Barra dos Coqueiros. João Eloy esteve reunido com a superintendente em exercício da Polícia Civil, delegada Katarina Feitoza; o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, coronel Robson Ornelas; a deputada Ana Lúcia e a presidenta do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lídia Rêgo.

Na reunião, ficou firmado um Termo de Ajustamento de Conduta, subscrito pelos policiais e pela vítima, figurando os demais presentes na qualidade de testemunhas. O termo esteve baseado em cinco exigências de comportamento das partes, cujo objetivo é manter o caso sob controle e fortalecer o respeito à dignidade da pessoa humana, garantir a integridade física e moral da liderança da Barra dos Coqueiros, e a submissão severa aos rigores da lei, na hipótese de descumprimento das normas de conduta estipuladas.

O secretário ainda frisou que todas as decisões foram tomadas sem prejuízo do normal e rigoroso andamento dos procedimentos que já estão sendo tocados pelas Corregedorias, tanto da Polícia Civil, quanto da Polícia Militar, além do inquérito policial já instaurado no âmbito da Delegacia da Barra dos Coqueiros e acompanhado pela Coordenadoria das Delegacias da Capital (Copcal).

Outra decisão importante por parte da SSP foi a garantia de acompanhamento permanente por policiais civis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário