quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MUNICÍPIOS RECEBEM MICROSCÓPIOS PARA EXAMES DE TUBERCULOSE E HANSENÍASE.

Técnicos de laboratório e bioquímicos que atuam nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Estância, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Propriá e São Cristóvão, a partir desta quarta-feira, 16, irão contar com mais um equipamento de alta tecnologia capaz agilizar as análises de baciloscopia para tuberculose e hanseníase. Através do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), as secretarias de Saúde dos respectivos municípios novos microscópios, no valor de R$ 8 mil, cada um.

A entrega dos oito microscópios aconteceu em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo o diretor técnico do Lacen, José Sérvulo Nunes, os profissionais das cidades contempladas já passaram por capacitações realizadas pelo Lacen. Com isso, cada município terá a oportunidade de realizar seus próprios exames, não sendo mais necessário encaminhá-los para Aracaju. “Além de descentralizar o serviço, o número de exames será dobrado”, destacou Sérvulo Nunes.

O diretor técnico acrescentou que outros municípios serão beneficiados à medida que forem sendo capacitados e inseridos na relação do Ministério da Saúde. Além de Sérvulo Nunes, participaram do ato de entrega o presidente da Fundação Parreiras Horta, Roberto Gurgel, e o diretor administrativo do Lacen, Marcelo Henrique Freitas. “Esses equipamentos vão melhorar, desde o aspecto da análise das doenças à execução técnica dos exames para o diagnóstico laboratorial”, ressaltou Gurgel.

Para a secretária de Saúde de Socorro, Maria Cecília Mendonça, o novo microscópio chegou num bom momento. “Já contamos com dois aparelhos e com mais um teremos condições de atender a nossa demanda a contento e fechar nossa meta pactuada com a Secretaria de Estado da Saúde [SES], que é de três mil exames de tuberculose e hanseníase ao ano”, afirmou Maria Cecília, que, juntamente com os demais secretários presentes, assinou um termo de compromisso formulado pelo Lacen.

Treinamentos

As capacitações realizadas pelo órgão para o recebimento dos microscópios abordaram, entre outras questões, o tema biossegurança, ou seja, a forma correta de análises dos exames, para que o resultado seja rápido e seguro. Os profissionais receberam ainda informações sobre transmissão, sintomas e diagnóstico laboratorial, além de formas eficazes e seguras de coleta, armazenamento e transporte de amostras para exame.

Esses treinamentos e os demais realizados este ano integram o Plano de Metas para Supervisão da Rede Estadual de Laboratórios Públicos (Redelab), cuja coordenação cabe ao Lacen. O plano estabelece, entre outros objetivos, a coordenação e assessoria dos laboratórios da rede e a descentralização dos exames de baixa e média complexidade.

Descentralização

Desde julho do ano passado, a coordenação da Redelab visita laboratórios e gestores municipais a fim de incentivá-los a assumir a responsabilidade pela realização de alguns procedimentos. A descentralização dos exames está em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde e a política adotada pela SES para essa área. Para tanto, desde maio do ano passado, o Lacen vem cadastrando todos os laboratórios públicos, privados e conveniados ao SUS em todo o estado e neste ano conseguiu visitar todos os 85.

De acordo com Sérvulo Nunes, a supervisão cumpre as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde para o setor e visa a observar in loco as condições estruturais dos laboratórios. "Com esse trabalho, o Lacen assume de fato o papel de gestor estadual em diagnóstico laboratorial em saúde pública, verificando os serviços prestados pelos municípios, conhecendo a realidade de seus laboratórios, suas necessidades e, sobretudo, a qualidade dos exames", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário