quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FAMÍLIAS DE SOCORRO SÃO BENEFICIADAS PELO BOLSA FAMÍLIA.

Em Socorro, mais de 19 mil famílias são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. Só no ano de 2010 foram atendidas 10.412 famílias, entre cadastros novos e recadastramentos. E em apenas nove dias de funcionamento em 2011, já foram recadastradas 262 famílias. O recadastramento é contínuo, sendo que as famílias devem atualizá-lo a cada dois anos, mas se houver mudança de endereço, alteração de renda ou alguma criança mudar de escola, a família terá que recadastrar imediatamente.

O critério principal para a seleção dos beneficiados é a renda per capita da família. Sendo que a prioridade são aquelas com a menor renda. “Os valores pagos variam de R$ 22 a R$ 200, de acordo com a renda mensal por pessoa da família e de pessoas residentes no domicílio. A família deve fazer a sua parte, mantendo seus filhos na escola e acompanhando o estado de saúde de todos, principalmente o das crianças e gestantes. A seleção, no entanto, é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)”, disse a coordenadora do Bolsa Família em Socorro, Tábata Almeida.

Ela informou ainda onde as famílias podem fazer o cadastro e recadastramento. “As famílias podem comparecer ao setor do Cadastro Único (Bolsa Família) ou ao Carro Itinerante do Bolsa Família, que está uma vez por mês em cada bairro do município, seguindo um cronograma que está sendo distribuído nos CRAS e na própria Secretaria de Assistência Social”, disse.

As famílias que recebem o beneficio indevidamente devem ser denunciadas através do telefone: 2106-7435. “Por meio das denúncias podemos fazer visitas de fiscalização, e as famílias irregulares deixarão de receber o beneficio, para que as que realmente estejam dentro dos critérios do Governo Federal passem a receber”, disse Tábata Almeida.

Programa- O Programa Bolsa Família foi criado para apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. O programa visa a inclusão social dessa faixa da população brasileira, por meio da transferência de renda e da garantia de acesso a serviços essenciais. Em todo o Brasil, mais de 12 milhões de famílias são atendidas pelo preograma.

Documentos necessários ao recadastramento: Para se recadastrar no Cadastro Único a família deve apresentar um documento de identificação civil para cada um de seus membros, observando que, ao menos para o Responsável pela Unidade Familiar (RF), deve ser apresentado o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o Título de Eleitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário