segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O ACONTECE EM SERGIPE DESEJA A TODOS UM FELIZ 2013.

CONGRESSO NACIONAL DEIXA DE VOTAR PROJETOS IMPORTANTES PARA O PAÍS.


O Legislativo encerrou o ano sem avançar em projetos considerados fundamentais para o país. Para alguns parlamentares, a culpa foi do período eleitoral, que esvaziou o Congresso. Para outros, o insucesso de algumas matérias passa longe das eleições: tem a ver com a falta de consenso e de empenho do governo para garantir as votações.
A relação de propostas legislativas importantes paradas é grande. Projetos que tratam de reforma política e tributária foram os mais citados entre os parlamentares ouvidos pela Agência Brasil.
Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a não votação do Fundo de Participação dos Estados (FPE) tornou-se um problema. Em 2010, o STF julgou inconstitucional a regra de partilha do FPE entre os estados e determinou ao Congresso que aprovasse outra até 31 de dezembro de 2012. “Foi o maior mico do Congresso não cumprir o prazo determinado pelo Supremo Tribunal Federal”, criticou
O FPE é uma parcela das receitas federais repassada aos estados. Cabe à Secretaria do Tesouro Nacional efetuar as transferências, calculada pelo Tribunal de Contas da União com base na população apontada pelo IBGE. O fundo é formado por  21,5% de tudo o que o governo federal arrecada com o Imposto de Renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
“Continuamos com o sistema em que o Congresso repercute a pauta do Executivo. Não constrói uma pauta própria e fica como votador de medida provisória”, disse Randolfe.
O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), destacou que, desde o Plano Real, não houve nenhuma reforma estrutural no país. “Não avançamos, mas o governo não tem do que se queixar, porque aprovou tudo que quis. Todos os projetos e medidas provisórias de interesse passaram”.
Segundo o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), apesar de serem temas importantes, a falta consenso trava essas votações. “Eu aprendi uma coisa quando fui governador e prefeito. Matérias polêmicas, você tem que resolver no primeiro ano de governo, se não, fica difícil. Mesmo havendo decisão política, como foi no caso dos royalties, não é da noite para o dia que a coisa se resolve, a briga continua”, ponderou.
Na avaliação de Braga, no caso da reforma política, em pelo menos três pontos - o fim das coligações proporcionais, o financiamento público de campanha e a unificação das eleições - poderia haver entendimento. “O problema é quando você fala em fim das coligações partidárias, por exemplo, os partidos pequenos se rebelam. Eles talvez não tenham voto para derrubar, mas têm voto para atrapalhar”, explicou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), lamentou a falta de acordo para a votação do projeto que trata do fim do fator previdenciário. “Já votamos isso há três ou quatro anos atrás, mas depois foi vetado porque não foi construído o entendimento. A idéia agora não é apenas votar por votar. É votar uma matéria acordada, negociada e que possa se transformar efetivamente em realidade”, disse.
Também não avançaram outros projetos de lei considerados importantes ou polêmicos, entre eles, os que tratam da Lei Anticorrupção, com punições às empresas favorecidas por desvios de recursos públicos; dosroyalties do minério, com revisão da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem); da renegociação da dívida dos estados com a União; do Marco Civil da Internet; e do que criminaliza a homofobia no país.
Fonte:  Agência Brasil (Karine Melo)

domingo, 30 de dezembro de 2012

JOVEM PRECISA DE DOADORES DE SANGUE.


A jovem Márcia Fernanda, 22 anos, que encontra-se internada na enfermaria 08 do Hospital São Lucas, acometida de câncer no fígado, está necessitando urgentemente de doadores de sangue, preferencialmente do tipo A+, mas doares de outros tipos sanguíneos também são aceitos.  Os doadores deverão se dirigir ao Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), situado ao lado do Hospital São Lucas ou o HEMOSE, situado ao lado do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), informando o nome da pessoa que será doado o sangue e o local onde está internada.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

COM MÉDIA 2,1 GOVERNO DÉDA É REPROVADO NA EDUCAÇÃO EM 2012.

No interior, pior média foi de Aquidabã, cuja política de educação recebeu nota 0,1. São Francisco teve a melhor média: 7,5

Na manhã desta sexta-feria, no Calçadão da João Pessoa, os professores da rede estadual de ensino, no ato da Prova Final de 2012 do SINTESE, reprovaram a política de educação do governo Marcelo Déda em 2012. De zero a 10, na média, o magistério estadual deu nota 2,1 à política educacional do governo estadual, a mais baixa ao longo dos seis anos de Déda como governador. A Região Centro-Sul foi onde o governo teve melhor avaliação: 4,7. Já na Região de Aracaju, o governo Déda, no quesito educação, teve o pior desempenho: nota 1,3.

No ano passado, primeiro ano do segundo governo de Marcelo Déda, a avaliação dos professores em relação à política educacional do Estado foi um pouco melhor. O Governo Déda recebeu, em 2011, média 3,0 na educação. Já a média do seu primeiro governo (2007 a 2010) foi de 4,2.
“Não resta dúvida que a política de educação implementada pelo governo do estado é um fracasso. Quem está dizendo isso são os professores, que vivenciam no chão da escola todos os problemas advindos da falta de uma política de Estado transformadora na educação. Faltam compromisso e vontade política para mudar a realidade da educação sergipana, como também tem faltado uma política de valorização do magistério e respeito a esta categoria. A resposta está aí, com a nota 2,1 dada pelos professores, a mais baixa deste governo deste 2007. Que o governo receba como uma crítica construtiva e trabalhe muito mais para mudar a realidade da nossa educação”, afirmou Angela Melo, presidenta do SINTESE.
No ato de fim de ano dos professores também foi exposta a lista dos "Caloteiros da Educação", relação dos gestores públicos que não pagam o piso do magistério e dos que têm atrasado salários e 13º salário dos educadores. Também foi realizada uma enquente com as pessoas que passavam pelo Calçadão, para que respondessem "Em Sergipe, quem mama nas tetas das verbas da Educação?". Uma grande vaca foi colocada representando a educação, e em suas tetas, bonecos simbolizando os "mamateiros".
Redes municipais
Entre as redes municipais, a melhor nota de 2012, na avaliação dos professores em seus municípios, foi dada à administração de São Francisco, região do Baixo São Francisco. A política educacional implementada pelo prefeito Ailton Nascimento (PDT) recebeu média 7,5. Em 2011, o mesmo município recebeu dos seus professores a média 3,8.
O município com a pior avaliação da política educacional em todo o estado foi Aquidabã, também no Baixo São Francisco. A administração do prefeito Marcos da Acauã (PR) por muito pouco não recebeu nota zero, ficando com a média 0,1. No ano passado, os professores deram 3,6 para a política de educação implementada pelo prefeito do PR.
Na opinião do professor Estéfane Lindeberg, coordenador-geral da Regional Centro-Sul do SINTESE, a avaliação de fim de ano da educação feita pelos educadores é de extrema importância, porque é uma oportunidade de mostrar a sociedade sergipana o que o magistério público pensa dos seus gestores.
“Para os gestores é muito fácil, eles têm todo o dinheiro que quiser pra pagar publicidade nos meios de comunicação e dizer que a educação vai bem. E neste espaço democrático que o SINTESE dispõe aqui pra dialogar com a população é que podemos mostrar a real situação da educação em todo o estado de Sergipe, o que o professor, que está no chão da escola, pensa”, destaca Lindeberg.
Ele reforça que a mídia sempre reforça o papel do professor como o vilão da história, e não os gestores. “Mas falar em educação sem dar as mínimas condições de trabalho para o professor não é possível. E nessa avaliação que o SINTESE faz, a variável condições de trabalho aparece, as variáveis gestão democrática, plano de carreira e outras são levadas em consideração, e isto nos dá uma visão real de como está a educação nos municípios”, explica.  
Ivônia Ferreira, coordenadora-geral da Regional Sul a Prova Final dos educadores já faz parte do calendário de fim de ano da categoria e pauta a imprensa sergipana, que já aguarda a nota dada aos prefeitos e, principalmente, a do governador do estado. Ivônia destaca, ainda, o fato de 2013 novos prefeitos assumirão nos municípios, alguns reeleitos, outros não.
“Isso tem gerado uma expectativa muito grande nos professores, porque a maioria dos prefeitos ainda trata a educação e os educadores sem qualquer compromisso. E tem prefeitos que estão saindo que passaram toda a sua administração massacrando os professores, como o caso de Ivan Leite, em Estância, que vai embora e não deixará saudades. Não por menos ele recebeu a nota 1,8. Esperamos em 2013 muita luta ainda, mas onde tiver luta, nós professores, juntos com o SINTESE, estaremos firmes e fortes”, enfatiza a coordenadora-geral.
Sobre a prova
A Prova Final da Educação busca avaliar o nível educacional das redes estadual e municipais através de um questionário, respondido pelos professores da rede, que aborda as variáveis presentes no processo de ensino e aprendizado, sob temas como: Valorização profissional; Gestão Democrática; Garantia de Direitos do Plano de Carreira e Estatuto; Condições de Trabalho; Política Educacional e Qualidade Social do ensino são debatidos e avaliados pelo magistério sergipano.
Desde 2004 os professores das redes estadual e municipais utilizam os momentos finais do ano corrente para apresentar para a sociedade os resultados da “Prova Final da Educação Pública”.
Fonte:  Sintese

MEC DIVULGA RESULTADO DO ENEM 2012; ESTUDANTES PODEM DISPUTAR MAIS DE 129 MIL VAGAS EM 101 UNIVERSIDADES.


O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (28) o resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Os participantes podem acessar os resultados individuais, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.
Com o resultado do exame, os candidatos poderão disputar 129.279 vagas, em 3.751 cursos superiorespor meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na primeira edição de 2013, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do sistema.
O aluno interessado em fazer uma consulta às vagas oferecidas pelo Sisu também pode entrar no portal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). No sistema é possível checar as vagas oferecidas por estado, instituição ou curso.
As universidades têm autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de aproveitamento do exame como processo seletivo: como fase única, com o sistema de seleção unificada; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem 2012. Dessa forma, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou outros critérios para determinada prova do Enem 2012, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota, que será informada ao candidato.
De acordo com o MEC, é possível que o candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes, já que as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes ou bônus nas provas do Enem 2012. Dessa forma, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição.
O processo seletivo do Sisu é feito em uma única etapa de inscrição e não terá vagas para cursos a distância. O candidato deve escolher até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições.
O estudante interessado também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final dessa etapa, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).
O processo seletivo terá duas chamadas. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente para a primeira opção.
O candidato que não conseguir nota para se matricular na primeira opção e for selecionado na segunda continuará concorrendo, na chamada seguinte, à primeira opção. Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na segunda opção for selecionado para a primeira (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a matrícula na vaga da primeira opção implicará o cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.
Depois das chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu divulgará para as instituições participantes uma lista de espera, que será usada para preencher as vagas não ocupadas. Nesse caso, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do sistema, e manifestar o interesse. Podem participar da lista, os candidatos não selecionados nas chamadas regulares e aqueles selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.
A novidade deste ano está na oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisu. Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
Dessa forma, durante as duas chamadas do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção. O sistema selecionará, dentre eles, os que tiveram as melhores notas no Enem de 2012.
O sistema também faculta às instituições distribuir bônus como forma de ação afirmativa. A instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nesses casos, o candidato beneficiado concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.
Confira o cronograma do Sisu:
07/01 a 11/01 - Período de inscrições
14/01 - Resultado da primeira chamada
18/01 a 22/01 - Matrícula da primeira chamada
28/01 - Resultado da segunda chamada
28/01 a 08/02 - Prazo para participar da Lista de Espera
01/02 a 05/02 - Matrícula da segunda chamada
18/02 - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

Fonte:  Agência Brasil (Heloísa Cristaldo)

FAXAJU: OS DOZE SECRETÁRIOS QUE O PREFEITO ELEITO JOÃO ALVES ANUNCIA NESTA SEXTA-FEIRA.


O prefeito eleito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), anuncia o seu secretariado na manhã desta sexta-feira (29), em um hotel da orla de Atalaia. Será em café da manhã com jornalistas. João Alves passou tarde e noite de quinta-feira (28) concluindo os nomes que integrarão a equipe de auxiliares, inclusive na escolha de alguns nomes ainda pendentes.

O Faxaju Online antecipa novas secretarias que já foram criadas e todos os escolhidos para integrar o secretariado: Na Secretaria Geral fica Marlene Calumby, irmã do prefeito eleito.

O secretário das Finanças será Nilson Lima (PPS), funcionário da Receita Federal; Luciano Paes, assume Administração e Planejamento, ele é funcionário da Caixa Econômica Federal.

Para a Secretaria da Saúde vai a deputada estadual Goretti Reis (DEM), a vaga de Goretti na Assembléia Legislativa será ocupada pelo suplente Antônio Passos (DEM). A delegada de polícia e ex-secretária da Segurança, Georlize Teles, assume uma nova Secretaria: a da Ordem Social que vai cuidar da segurança do cidadão e resguarda o patrimônio público. A nova pasta acomoda a Guarda Municipal e terá atividades de fiscalização e repressão ao crime.

Para a Secretaria da Educação vai a professora Márcia Valéria, que já exerceu cargo de chefia na área. Para a nova Secretaria do Meio Ambiente vai o promotor de justiça Eduardo Matos, um estudioso no assunto e que se manifestou, através de artigos, contra a transposição do rio São Francisco.

Para a Secretaria da Ação Social vai a senadora Maria do Carmo Alves (DEM). João Durval, assume a nova Secretaria Municipal da Infraestrutura. Para a nova Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, vai Walker Carvalho. A Secretaria de Comunicação Social do Município terá como titular Carlos Batalha, e a nova Secretaria Municipal do Esporte assume Carlos Eloy, que integrou o Movimento da Juventude de apoio a João Alves para prefeito.

Nesta sexta-feira (28) o prefeito eleito João Alves Filho vai anunciar apenas o primeiro escalão. Deixará os demais órgãos do município para a próxima semana.

Fonte:  Faxaju

GOVERNO ADIA OBRIGATORIEDADE DAS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS PARA 2016.


O governo brasileiro adiou por mais três anos o início da obrigatoriedade do uso do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O acordo que visa padronizar as regras ortográficas foi assinado em 1990 com outros países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Com o adiamento, as novas regras, que se tornariam obrigatórias daqui a quatro dias, só poderão ser cobradas a partir de 1º de janeiro de 2016. O novo prazo consta em decreto presidencial publicado hoje (28), no Diário Oficial da União.
No início do mês, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) já havia antecipado que o governo federal adiaria a entrada em vigor do acordo. Na ocasião, o senador, membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, disse acreditar que o ideal seria elaborar um outro acordo, com maior participação da sociedade, e que só passasse a valer a partir de 2018.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe assinaram o acordo ortográfico em 1990. Na época, o Timor-Leste, que hoje faz parte da CPLP, ainda não era uma nação independente. O país só aderiu ao acordo em 2004, após tornar-se independente.
Cada país deve ratificar o documento assinado e definir os prazos para a entrada em vigor do novo acordo.
Em Portugal, a reforma foi ratificada e promulgada em 2008 e as novas regras entraram em vigor em maio de 2009, com a previsão de se tornarem obrigatórias em seis anos a partir dessa data. No Brasil, o acordo foi ratificado em setembro de 2008 e as novas regras já estão em uso, embora em caráter não obrigatório, desde 1º de janeiro de 2009.
O acordo também já foi ratificado por Cabo Verde (2006), São Tomé e Príncipe (2006), Guiné-Bissau (2009) e Timor Leste (2009). Moçambique e Angola ainda não ratificaram o documento.
Fonte:  Agência Brasil (Alex Rodrigues)

CPRv MONTA PATRULHAMENTO ESPECIAL PARA RODOVIA LITORÂNEA DURANTE FESTAS DE FINAL DE ANO.


cprv3A Polícia Militar de Sergipe, através da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), preparou um policiamento especial de trânsito para os dias 29, 30 e 31 de dezembro 2012 e 01 de janeiro de 2013, que será desencadeado na rodovia Litorânea (SE 100), a qual interliga os municípios de Pirambu, Barra dos Coqueiros, Aracaju, Itaporanga d’Ajuda, Estância, indo até Indiaroba.

Um efetivo diário de 20 policiais militares rodoviários, com o apoio de sete viaturas e um caminhão boiadeiro, estará efetuando o policiamento e a fiscalização específica dessa rodovia, a qual é a principal via de acesso ao litoral norte e sul do Estado, sendo aguardado pela CPRv um grande fluxo de veículos e pessoas que se deslocarão para as praias a fim de comemorar a chegada de 2013.

Além do efetivo empregado no policiamento da rodovia Litorânea, a CPRv também estará empregando na noite do dia 31, mais 30 policiais militares extras e viaturas nas rodovias José Sarney (SE 100) e Melício Machado (SE 050), os quais, juntamente com policiais da CPTran e agentes da SMTT/AJU, serão responsáveis pelos bloqueios, controle e orientação do trânsito de veículos nas vias de acesso ao local onde será realizada a festa do Réveillon na orla de Atalaia.
cprv4Dicas de segurança para quem vai pegar a estrada nesse feriado prolongado de final de ano:

•Faça uma revisão do veículo antes de viajar, verificando pneus, freios, sistema de iluminação;

•Verifique o nível de água do reservatório do radiador e o nível de óleo do motor;

•Confira se está portando os documentos obrigatórios do veículo (CRLV e CNH);

•O condutor e os passageiros devem usar sempre o cinto de segurança;

•O motociclista deve usar o capacete de segurança fixado à cabeça.

•As crianças devem ser transportadas no banco traseiro utilizando o dispositivo de segurança adequado;

•Mantenha sempre a sua atenção na estrada e evite distração ao volante;

•Não efetue ultrapassagem em faixa contínua amarela, curvas, ou em cima de pontes;

•Respeite o limite de velocidade das rodovias estaduais, que é de 80 km/h;

•Mantenha uma distância de segurança do veículo que segue a sua frente;

•Se for dirigir, não faça uso de bebida alcoólica. Lembre-se que a Lei Seca ficou mais rígida. 

SMTT MONTA ESQUEMA DE TRÂNSITO DO RÉVEILLON 2013 PARA ARACAJU.


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) montou um esquema especial em parceria com CPTran e CPRv para o próximo dia 31, a partir das 22h. O objetivo é proporcionar segurança e fluidez no trânsito da capital sergipana durante a festa de Réveillon, promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), na Orla de Atalaia. Confira as rotas das 16h às 22h e das 21h30 em diante. 
Serão implantados corredores livres de tráfego em trechos das avenidas Beira Mar, Heráclito Rollemberg e Melício Machado, com alguns retornos bloqueados e estacionamentos de veículos serão proibidos nas principais vias que dão acesso à Orla de Atalaia.
O diretor de trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva, alerta sobre a sinalização que será implantada especialmente para informar os condutores quanto às novidades estudadas para otimizar os percursos que levam à praia de Atalaia. “Teremos equipes de agentes de trânsito da SMTT trabalhando durante todo o percurso”, garante.
“Sinalizaremos toda a área, informamos aos banhistas e clientes dos bares da Passarela que a partir das 15 horas do dia 31, a via será fechada e ficará proibido o estacionamento no local. Essa medida foi tomada, pois acreditamos que uma festa que ocorre na via pública deve ter seus veículos retirados para garantir segurança aos participantes do evento”, comenta o diretor de trânsito da capital, Major Paulo Paiva.
Ao todo, a população conta com seis itinerários que levavam ao local do evento. O diretor de trânsito destaca a rota que dá acesso à Avenida Melício Machado através da Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria, chegando à rota de fuga do Tecarmo. “Este caminho contribuirá para aliviar o trânsito na Avenida Heráclito Rollemberg, na altura do conjunto Augusto Franco. Avaliamos positivamente este novo itinerário ano passado e recomendamos a todos que o utilizem também”, coloca o Major Paiva.
Atuação
Os pontos principais de acesso ao local da festa terão a sinalização reforçada com banners para orientar o sentido de tráfego dos veículos e indicar as melhores rotas para chegar à praia. Além do reforço na sinalização, medidas como a presença de Agentes de Trânsito em cruzamentos movimentados, o fechamento de alguns retornos das principais vias que dão acesso a Orla, retemporização e desligamento de alguns semáforos, a presença de guincho de pequeno e grande porte estarão disponíveis para fazer a remoção de veículos estacionados em locais indevidos, assegurando fluidez e segurança no trânsito.
Cento e doze agentes de trânsito farão a operação Réveillon, garantindo o direito da população de ir e vir de forma segura. “Vale destacar que os homens e mulheres que compõem o quadro de agentes da SMTT, são profissionais preparados para atuar tanto com as situações do dia a dia do trânsito como em grandes eventos, como o Réveillon, em que o fluxo de veículos se deslocando para o mesmo local é enorme. Além de profissionalismo, nossos agentes têm paixão pelo o que fazem e é isso que garante o sucesso de nossas operações”, declara o Major Paiva.
*Segunda-feira, dia 31: a partir das 15h, toda a extensão da Passarela do Caranguejo (até a entrada da Aruana), terá tráfego de veículos isolado e o estacionamento estará proibido nas vias, ficando sujeito a guincho. A partir da meia-noite, o tráfego da pista da avenida Beira Mar, sentido Centro/Praia, será desviado para a avenida Tancredo Neves, altura do Espaço Emes.
* Sentido único da Praia/Centro nas avenidas Beira Mar e Rotary: período entre 0h e 4h da terça-feira, dia 1º. Portanto, caso siga para a Orla neste horário, a recomendação é utilizar o percurso da Avenida Delmiro Gouveia (ponte da Coroa do Meio ou avenida Heráclito Rollemberg).
Confira as seis rotas disponíveis:
- Itinerário pelo corredor livre compreendendo as avenidas Adélia Franco, Heráclito Rolemberg, Hildete Falcão e Melício Machado;
- Itinerário pelo bairro da Coroa do Meio;
- Itinerário pela avenida Beira Mar;
- Itinerário pelo corredor formado pelas ruas Firmino Fontes e Monteiro Lobato ligando a avenida Melício Machado;
- Itinerário pela rua Alexandre Alcino (Rota de fuga do TECARMO);
- Itinerário pelo corredor formado pelas avenidas Gasoduto, entrando no Santa Maria, acessando a avenida Alexandre Alcino chegando na rota de fuga do TECARMO.
Pedestres
Para garantir segurança do grande número de pedestres que se deslocavam em direção à Orla, às 19hs fica restrito o tráfego de veículos pela avenida Rotary, principal ponto de ligação entre o Terminal da zona Sul e a praia. Ainda com o intuito de facilitar a travessia dos pedestres na avenida Santos Dumont, em frente aos arcos da Orla, será feita uma canalização em meia pista. 

“Esta canalização é necessária para garantir uma travessia tranquila aos pedestres. Infelizmente muitos condutores não têm a consciência de respeitar o pedestre e acabam não permitindo que este faça a travessia na via de forma segura se a mesma não tiver um semáforo que o obrigue a parar. Por isso, nosso trabalho neste ponto da Orla se torna tão fundamental para garantir a prioridade do pedestre”, afirma o supervisor de trânsito, Aroldo Cardoso.

Ônibus
O transporte público também é prioridade para este grande evento. Os foliões que se deslocam para a Orla de Atalaia de ônibus contarão com o reforço de mais 20 veículos, além das linhas que convencionalmente fazem o roteiro para o Terminal da Zona Sul. A partir das 22hs do dia 31, outros 20 ônibus reforçam o itinerário que parte do Terminal do Centro para a Atalaia.
Das 22h do dia 31 de dezembro até a 0h do dia 1º de janeiro, linhas que operam somente até os Terminais do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) e do Centro ficarão estendidas até o Terminal da Zona Sul. Os fiscais estarão em operação mútua.
Táxi
Aqueles que optarem por deixar seus veículos em casa contarão com a comodidade e conforto dos serviços de táxis. Mais de 40 veículos ficam à disposição dos usuários em dois grandes pontos: o primeiro localizado na Avenida Rotary, próximo ao Terminal da Zona Sul, e o segundo na Rua Deputado Clóvis Rollemberg, ao final da Passarela do Caranguejo. Os usuários poderão ainda desembarcar em locais bem próximos à festa, no início Passarela do Caranguejo (próximo ao Corpo de Bombeiros), ou no final da mesma.
Volta para casa
Após a meia-noite, para facilitar o retorno dos cidadãos a suas residências, as duas pistas da avenida Beira Mar ficam em sentido único – praia/centro. A inversão serve para que os condutores não enfrentem retenções ao longo da via. “Este é o terceiro ano que trabalhamos com esta inversão e por ter funcionado muito bem nos anteriores, pois não registramos pontos de lentidão ou de congestionamento”, aponta o coordenador de Trânsito de Aracaju, capitão José Luiz Ferreira.
Segundo o coordenador de trânsito da SMTT, José Luiz Ferreira, para auxiliar o fluxo do entorno do evento, será preciso retirar os veículos, “abrindo espaços para as pessoas que chegam ao evento depois da meia-noite para assistir aos shows. Por isso, no período de 0h às 5h do dia 1º de janeiro de 2012, o fluxo de saída da Orla de Atalaia será priorizado.
Acompanhe as operações para um retorno tranquilo:
- Inversão do sentido da avenida Beira Mar, na pista que tem sentido norte/sul desde a Avenida Rotary até a Tancredo Neves, fazendo-a operar extraordinariamente com as duas pistas em direção ao Centro da cidade;
- Itinerário compreendendo as avenidas Melício Machado, Hildete Falcão, Heráclito Rolemberg e Adélia Franco;
- Itinerário formado pelo corredor compreendido pelas ruas Monteiro Lobato, Firmino Fontes e Av. Beira Mar;
- Itinerário pelo bairro Coroa do Meio.
Dicas importantes:
- Evite passar o Réveillon dentro do carro. Programe-se para chegar cedo à Orla de Atalaia. O ideal é sair de casa antes das 20h para evitar transtornos.
- Não insista em passar nos pontos bloqueados pela operação. Isso obstrui o trânsito e prejudica toda a coletividade, congestionando os corredores de acesso à festa. Os percursos preparados podem ser um pouco maiores, no entanto, terão boa e tranquila circulação.
- Procure estacionar o seu veículo corretamente. Evite obstruir o trânsito e observe a sinalização especialmente instalada para o Réveillon.
- Obedeça às orientações dos agentes de trânsito da SMTT: eles estarão trabalhando para a sua segurança durante todo o evento e são preparados para proporcionar sua segurança.
- Observe com atenção e respeite a sinalização dos pontos da festa. Exerça a cidadania e dê sua importante parcela de contribuição para uma festa de paz e alegria.

BATALHÃO DE CHOQUE APREENDE MAIS DE 1 KG DE DROGAS NA AVENIDA OSVALDO ARANHA.





No início da noite desta quinta-feira, dia 27, por volta das 18:00 horas, policiais militares do Batalhão de Choque, através da equipe tático supervisor, comandada pelo Ten. Edson Oliveira da Silva, recebeu a informação de que uma residência situada na Avenida Osvaldo Aranha, nº 1827, no Bairro Capucho, havia um ponto de tráfico de drogas e que a pessoa responsável pela "boca de fumo" seria de uma suposta traficante de nome Edivânia Santos da Silva, conhecida por "Índia".

Ao chegarem ao local informado, os militares, com autorização de Cleverson Silva do Nascimento, 19 anos, filho da "Índia", o qual estava na residência em companhia de uma menor de 15 anos, realizaram buscas no imóvel, tendo sido encontrado e apreendido no interior do mesmo 01 kg de maconha prensada, 02 pedras de crack em estado bruto, 05 pedras de crack embaladas e prontas para a venda, 01 celular marca huawei, e 01 celular marca nokia.  No momento da abordagem a suposta traficante "Índia" não se encontrava na residência.

O Cleverson e a menor de 15 anos, juntamente com o material apreendido, foram conduzidos à delegacia plantonista para a adoção das providências cabíveis.

Fonte:  Blog do Batalhão de Choque

SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 678 CAUSARÁ IMPACTO DE R$ 1,88 BILHÃO NOS MUNICÍPIOS, ESTIMA CNM.


aumento de R$ 56 no salário mínimo, a partir de 1º de janeiro, vai provocar impacto de R$ 1,88 bilhão nas contas das prefeituras no ano que vem. O cálculo é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego.
O salário mínimo atual, de R$ 622, passará para R$ 678, como determina o Decreto 7.872 publicado ontem (26) no Diário Oficial da União. O aumento leva em consideração a inflação de 2012 mais o crescimento da atividade econômica do ano anterior, como forma de recuperar o poder de compra do salário mínimo.
Essa política, de acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, tem sido “bastante salutar para a população”, mas ele adverte que um acréscimo de 9% no salário mínimo “pode causar problemas de caixa às prefeituras, porque pressiona fortemente as folhas de pagamento dos municípios que têm baixa arrecadação”.
Fonte:  Agência Brasil (Stênio Ribeiro)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SEGURO OBRIGATÓRIO PARA AUTOMÓVEIS TERÁ NOVO VALOR


A partir de janeiro de 2013, o valor pago pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat) será maior, seguindo resolução da Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicada dia 24 no Diário Oficial da União.
Os valores do prêmio tarifário variam de acordo com a categoria do veículo. A categoria 1, que abrange automóveis particulares, passará a pagar R$ 101,10 anuais – mesmo valor que será pago por táxis e carros de aluguel (categoria 2).
O seguro pago por ônibus, micro-ônibus e lotação com cobrança de frete (categoria 3) – urbanos, interurbanos, rurais ou interestaduais – passará a ser de R$ 390,84; e a categoria 4, que abrange micro-ônibus com cobrança de frete, mas com lotação não superior a 10 passageiros, e ônibus, micro-ônibus e lotações sem cobrança de frete, passará a pagar R$ 242,33 anuais pelo seguro.
Com o aumento, motocicletas, motonetas, ciclomotores e similares (categoria 9) passarão a pagar R$ 286,75; e máquinas de terraplanagem e equipamentos móveis em geral licenciados, além de camionetas pickup de até 1.500 kg de carga e caminhões (todos pertencentes à categoria 10), pagarão R$ 105,81.
Fonte:  Agência Brasil (Pedro Peduzzi)

PM PRENDE SUSPEITO DE PORTAR PISTOLA EM ITAPORANGA D'AJUDA.


A Polícia Militar, através do 1ª Pelotão da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária, prendeu na manhã desta quinta-feira, 27, Eraldo Augusto dos Santos, 27 anos, suspeito de portar uma pistola calibre 765, com 12 munições intactas, na cidade de Itaporanga D’Ajuda.

A ação aconteceu no Centro do referido município, quando uma guarnição composta pelo sargento Madureira, sargento Valtemir e soldado Márcio realizava policiamento preventivo na localidade e abordou um veículo Siena, de cor prata placa HZZ-9400.

“Nós já tínhamos conhecimento da placa do veículo. Populares nos informaram que o ocupante do automóvel portava uma arma de fogo. Após abordagem, a pistola foi localizada e confirmamos que o suspeito já tem passagens pela Polícia por porte de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e homicídio”, destacou o sargento Madureira. O homem detido também é suspeito de envolvimento em uma troca de tiros no mês de agosto deste ano que vitimou uma criança de cinco anos. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

SETUR ASSINA CONVÊNIO COM EMBRATUR PARA DIVULGAÇÃO DE SERGIPE NO EXTERIOR.


Foi assinado nesta quinta-feira, 27, a liberação de uma verba destinada a divulgação do estado de Sergipe no exterior pelo secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha e pelo presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Paulo Henrique Sobral, juntamente com a representante do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
“A divulgação no exterior já existe e durante o ano de 2012 já participamos de diversas feiras e eventos nacionais e internacionais e com a liberação desta verba esperamos incrementar cada vez mais a divulgação de Sergipe no exterior”, disse o presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral.
Entusiasmado, o secretário de Turismo, Elber Batalha, destacou a importância da realização das divulgações do estado no exterior. “Sergipe possui belezas que merecem ser visitadas não apenas por brasileiros, mas também por turistas estrangeiros, como o Cânion do São Francisco, as Dunas do Litoral Sul, as Cidades Históricas, as tradições folclóricas e sem esquecer da nossa fantástica culinária. O convênio irá ajudar bastante no projeto de cada vez mais vender o nosso destino com qualidade e profissionalismo”.
Além da maior divulgação que será feita no exterior a Empresa Sergipana de Turismo estará com um novo site institucional o www.emsetur.se.gov.br, que estará funcionando a partir do inicio de janeiro.

SISU 2013 VAI OFERECER 129,2 MIL VAGAS A MAIS DE 3,7 MIL CURSOS DE ENSINO SUPERIOR.


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições públicas de ensino superior. As informações já estão disponíveis aos candidatos no site do sistema. A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2009, para unificar o processo de seleção de universidades e institutos federais de ensino.

As vagas serão preenchidas por estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota maior que zero na redação. O sistema entra no ar a partir do dia 7 de janeiro de 2013.

De acordo com o cronograma do Sisu, publicado ontem (26) no Diário Oficial da União, as inscrições vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de janeiro de 2013 (horário de Brasília) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu. Para a seleção do primeiro semestre de 2013 valerá a nota do Enem 2012, cuja divulgação, segundo o MEC, será feita amanhã (28).  

Segundo o edital, o estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência - em 2013, o Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições serão gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013 e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. No caso de notas idênticas, o desempate será feito pela seguinte ordem de critérios: nota na redação; nota em Linguagens, Códigos e suas tecnologias; nota em Matemática e suas Tecnologias; nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.

Fonte: Agência Brasil (Heloísa Cristaldo)

DÉDA RECEBE VISITA DE LULA EM SÃO PAULO.

Nesta quinta, 27, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, recebeu a visita do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Déda está passando por mais um tratamento com quimioterapia no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Em seu perfil numa rede social, o governador fez questão de publicar as fotos com seu amigo e compadre petista. “Recebendo a visita aqui no Sírio do meu querido companheiro e líder Luiz Inácio Lula da Silva”, disse. Durante a visita, a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, e o secretário de Governo, Pedro Lopes, estiveram presentes. Recentemente, Lula venceu um câncer na laringe.

PM DIVULGA PLANO DE AÇÕES PARA RÉVEILLON 2013 NA ORLA DE ATALAIA.


jacsonA Polícia Militar de Sergipe, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), divulgou na manhã desta quinta-feira, 27, o plano de ações intitulado “Operação Réveillon 2013”. Para garantir a segurança dos sergipanos e turistas que optaram por passar a virada do ano na capital, a Polícia Militar de Sergipe elaborou um plano de operações que prevê o envolvimento de 320 policiais militares em mais uma edição do réveillon da Orla de Atalaia, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju. 

Na oportunidade, o comandante do Policiamento Militar da Capital (CPMC), coronel Jackson Nascimento, ressaltou que o planejamento contempla três fases: o bloqueio de trânsito, que será desenvolvido pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), antes do início da festa; o policiamento ostensivo durante as apresentações artísticas, a partir das 20h; e o patrulhamento após o término do evento, com o apoio do Batalhão de Choque, que terá um horário diferenciado para fazer uma varredura no local e prevenir ocorrências no retorno dos cidadãos às suas residências.

tropaA festa contará com 24 patrulhas motorizadas (distribuídas em Motos, Viaturas e policiais de trânsito), 15 conjuntos de cavalaria e 16 equipes que farão o policiamento ostensivo a pé, distribuídos em duas grandes áreas, subdivididas em setores, para melhor atender as expectativas de segurança de milhares de pessoas que comemorarão, entre familiares e amigos, a chegada de 2013. 

A primeira área compreende o perímetro entre o hotel Parque dos Coqueiros – ao lado do posto de comando da PM - e o antigo posto do Corpo de Bombeiros, na entrada da Passarela do Caranguejo. Já a segunda abrange toda a extensão da Orla, a partir do posto do Corpo de Bombeiros, até o farol do bairro Coroa do Meio, com posto de comando na sede da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur).

O patrulhamento periférico, nas vias paralelas e perpendiculares, será efetuado por policiais da Companhia de Radiopatrulha, Batalhão de Choque e Grupamento Especial Tático de Motos (Getam).

ATIVIDADES NO CEMAR SIQUEIRA CAMPOS FICAM SUSPENSAS NESTA QUINTA.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju comunica a suspensão das atividades do Centro de Especialidades Médicas( CEMAR Siqueira Campos), na data de hoje, dia 27. As atividades serão regularizadas a partir de amanhã, dia 28.

A SMS explica que o equipamento de bombeamento de água rompeu e provocou desabastecimento de água.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

CPRv REGISTRA 19 ACIDENTES COM 03 MORTES DURANTE FERIADO PROLONGADO DE NATAL.


A Companhia de Polícia Rodoviária Estadual – CPRv, registrou durante cinco dias (de 21 a 25 de dezembro 2012) um total de  19 acidentes de trânsito, com 03 mortes e 17 vítimas lesionadas. Vinte e oito veículos se envolveram nos acidentes.

Acidentes do tipo capotamento, saída de pista seguido de choque, colisão traseira e colisão lateral, tiveram uma maior incidência no feriado.

Nesse período a CPRv abordou mil e cem veículos e autuou duzentos e setenta condutores. Quatro pessoas tiveram sua carteira nacional de habilitação recolhida por embriaguez, baseado na nova Lei Seca.

O Comando da CPRv, recomenda aos condutores mais cautela e atenção redobrada durante o próximo final de semana prolongado de Ano Novo, praticando uma direção defensiva, respeitando o limite de velocidade e a sinalização existente na rodovia, bem como, não efetuando ultrapassagens indevidas em linha continua amarela, sobre pontes e em curvas.

Estatísticas: 

Durante todas as festividades de final de ano de 2011, a CPRv registrou nas rodovias estaduais  41 acidentes de trânsito, com 01 morte e 19 vítimas lesionadas.

VANDALISMO PROVOCA INTERRUPÇÃO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA.


Um ato de vandalismo deixou Nossa Senhora do Socorro e boa parte da Zona Norte de Aracaju sem água no último fim de semana. Após denúncia feita pela Fafen de identificação de um enorme vazamento em trecho da adutora do São Francisco nas proximidades de Pedra Branca, em Laranjeiras, equipes operacionais da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) foram até o local e constataram o problema foi causado propositalmente.

Duas ventosas foram destruídas e a caixa de concreto que protege a estrutura estava completamente inundada. A empresa executou os reparos e solicitou a intervenção da polícia no caso. A Deso calcula um prejuízo de mais de 20 milhões de litros de água perdidos. Além disso milhares de famílias atendidas pela adutora ficaram sem água nas torneiras por 24 horas.

Áreas com grande concentração habitacional como conjunto Bugio, Almirante Tamandaré, Princesa Isabel e Jardim Centenário foram afetados pela interrupção do abastecimento de água. Isso porque a Deso precisou esvaziar a adutora para executar a manutenção corretiva. Ao menos 22 comunidades sofreram com a parada do fornecimento.

CERCA DE 1,9 MILHÃO DE TRABALHADORES AINDA NÃO SACARAM O ABONO DE 2012.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) constatou que cerca de 1,9 milhão de pessoas ainda não sacaram o abono salarial referente a 2012. O abono é um benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 622), pago a trabalhadores que recebem até dois salários mínimos (cerca de 1,2 mil) por mês. Os beneficiários têm até o dia 28 junho de 2013 para receber o valor do exercício 2012/2013.
Quem deixou para fazer esse saque no ano que vem deverá receber mais do que os que o fizeram este ano. No dia 24 de dezembro, foi anunciado o reajuste do mínimo, que passará a ser R$ 678 a partir de 1º de janeiro. O abono, portanto, terá esse valor e o direito será ampliado a pessoas que recebem até R$ 1,3 mil.
O MTE estima que mais de 18 milhões de pessoas tenham sacado o benefício em 2012 - aproximadamente 90,5% dos 20,7 milhões de trabalhadores com direito ao abono. No total, foram gastos R$ 11,5 bilhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) com o pagamento do benefício até agora.
Os requisitos para ter direito ao abono são: ter rendimento mensal até dois salários mínimos, ter informações cadastradas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e ter carteira assinada ou ter sido nomeado para cargo público durante pelo menos 30 dias no ano em questão. 
Para receber o abono, o trabalhador deverá ir às agências da Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep) com um documento de identificação com foto e o número de cadastro no programa. Quem tem Cartão Cidadão e senha cadastrada também pode sacar o valor em caixas eletrônicos, lotéricas ou postos do Caixa Aqui.
Fonte:  Agência Brasil (Carolina Sarres)

CPTur APREENDE DUAS ARMAS DE FOGO E PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA NA ATALAIA.

A Polícia Militar de Sergipe, através da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur), apreendeu duas armas de fogo e prendeu um homem fugitivo do presídio de Areia Branca no último final de semana, durante o patrulhamento do bairro Atalaia.

No sábado, 22, por volta das 21h, a equipe comandada pelo sargento Correia abordou um veículo que estava em fundada suspeita, na avenida Rotary. Ao realizar busca, a guarnição encontrou um revólver calibre 38 com cinco munições intactas e a numeração raspada, no interior do veículo. Além da arma de fogo, a PM apreendeu o automóvel, que estava com o licenciamento vencido e foi recolhido ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).  

Já no domingo, 23, por volta das 23h, a equipe comandada pelo cabo Gomes foi solicitada por uma cidadã que acabara de ser roubada na areia da praia de Atalaia. A guarnição realizou buscas e encontrou o autor do fato, o qual posteriormente foi identificado como Luiz Gustavo da Cruz Santos, fugitivo do presídio de Areia Branca. O caso foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.

A segunda arma de fogo apreendida pela CPTur foi registrada na segunda-feira, 24. A guarnição comandada pelo sargento Teixeira foi solicitada via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para verificar uma denúncia de dois indivíduos armados em uma motocicleta que haviam acabado de invadir uma casa no bairro Coroa do Meio. Chegando ao local, um dos infratores já se encontrava detido por um cidadão e, em sua posse, foi localizada uma pistola calibre 380 com um carregador e seis munições.

PROVA FINAL: PROFESSORES AVALIAM A GESTÃO DE PREFEITOS E DO GOVERNO DÉDA.


Na próxima sexta-feira, 28/12, a partir das 8 horas, no Calçadão da João Pessoa com Rua Geru, o SINTESE estará divulgando o resultado da Prova Final da política educacional de 2012. O ato, que acontece desde 2004, tem por objetivo avaliar o nível da educação das redes estadual e municipais – exceto Aracaju –, com o voto direito dos professores.

Para a presidenta da SINTESE, professora Angela Melo, o ato da Prova Final da Educação Pública é um momento importante para o sindicato e para os educadores, por se um momento de interagir com a população, fazendo um balanço das lutas da categoria, e também de avaliar as administrações municipais e estadual quanto às suas políticas educacionais e de valorização do magistério público.

“É preciso permanentemente estar fazendo essa avaliação, não só das administrações, mas também das nossas lutas e de relembrar os fatos políticos e sociais que marcaram o período de 2012. Vai ser um momento de diálogo com a população e isso é fundamental para nós, poder dialogar com a sociedade sobre nossas ações e sobre a política educacional que temos e a que queremos para os filhos e filhas dos trabalhadores”, explica Angela Melo.

Na ocasião, o sindicato estará promovendo ações lúdicas no sentido de mostrar o atual descaso com a educação pública. Para isso, uma grande arapuca será montada no local para chamara a atenção das pessoas para as “armadilhas” lançadas pelos gestores que ameaçam e prejudicam o desenvolvimento da educação pública de qualidade.

Até o dia 19 de dezembro, 173 urnas percorreram escolas dos 75 municípios, os prédios das secretarias municipais e estadual e também as sub-sedes (Lagarto, Neópolis, Itabaiana, Estância, Nossa Senhora da Glória).

Sobre a prova

A Prova Final busca avaliar o nível da educação das redes estadual e municipais através de um questionário que aborda as variáveis presentes no processo de ensino e aprendizado, sob temas como: Valorização profissional; Gestão Democrática; Garantia de Direitos do Plano de Carreira e Estatuto; Condições de Trabalho; Política Educacional e Qualidade Social do ensino são debatidos e avaliados pelo magistério sergipano.

Desde 2004 os professores das redes estadual e municipais utilizam os momentos finais do ano corrente para apresentar para a sociedade os resultados da “Prova Final da Educação Pública”, que avalia a política educacional dos governos estadual e municipais na gestão da educação pública.

Nos últimos oito anos mais de 24 mil votos de filiados já foram computados durante o processo de avaliação da Prova Final da Educação Pública. Com isso o evento acaba se tornando o momento para se colher um retrato fiel sobre como anda a gestão dos recursos destinados para a educação, a garantia dos direitos do magistério e a qualidade social do ensino na gestão das redes públicas de ensino de Sergipe.

Fonte:  Sintese

AMESE OFICIA CURADORIA DO CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL SOLICITANDO AUDITORIA E FISCALIZAÇÃO NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE VIATURAS ENTRE A SSP E A ST LOCADORA DE VEÍCULOS.


Na manhã desta quarta-feira, 26, a AMESE (Associação dos Militares do Estado de Sergipe), através do seu presidente Sgt. Edgard Menezes, oficiou a Curadoria do Controle Externo da Atividade Policial, na pessoa do Promotor de Justiça Dr. Augusto César Lobão, requerendo que possa ser feita uma auditoria e fiscalização nos contratos de locação de viaturas realizadas entre a SSP e a ST Locadora de Veículos, em virtude desta empresa locadora deixar viaturas da PMSE sem o licenciamento em dia, conforme diversas matérias veiculadas na imprensa.

Pensava-se que tal problema havia sido resolvido em janeiro deste ano, quando policiais militares se recusaram a dirigir viaturas sem o devido licenciamento e outras irregularidades, fazendo cumprir o que reza o Código de Trânsito Brasileiro, mas mesmo assim foram denunciados por suposto crime de motim, porém, agora, verifica-se que o problema não foi resolvido, pois continuam os casos em que viaturas encontram-se com licenciamentos em atraso, devendo, portanto, se apurar qual o motivo da ST Locadora de Veículos não licenciar as viaturas da PMSE, se recebe o devido pagamento para que forneça as viaturas nas condições exigidas por lei, bem como, saber por qual motivo o Estado não vem fiscalizando tal contrato, permitindo que fatos desta natureza continuem a ocorrer.

Confiram o ofício protocolado junto ao Curador do Controle Externo da Atividade Policial:

PM FAZ ENTREGA DE EQUIPAMENTO PARA ESQUADRÃO ANTIBOMBAS DO COE.


tolva_coe_1A Polícia Militar de Sergipe, através do Comando Geral da PM, entregou, na manhã desta quarta-feira, 26, um equipamento para transporte de explosivos, a fim de ser utilizado pela equipe de Esquadrão Antibombas do Comando de Operações Especiais (COE). Participaram do ato de entrega, ocorrido no pátio do Quartel do Comando Geral, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, o comandante do Policiamento Militar da Capital, coronel Jackson, o comandante do COE, capitão Henrique, entre outros.
tolva_coe_2De acordo com o Tenente R. Costa, idealizador do projeto, trata-se do material de nome “Tolva”, confeccionado em aço, com 1,0 a 1,5 centímetro de espessura, que surgiu da necessidade de fazer o transporte de explosivos em segurança, tanto para o policial militar quanto para a população. “Após estudos de equipamentos similares utilizados por outras polícias do país, buscamos aperfeiçoar, de maneira mais segura e eficaz, o equipamento ‘Tolva’, local onde é colocado os explosivos que são abandonados ou encontrados em ocorrências”, explicou.
tolva_coe_3Ainda sobre o projeto, o tenente R. Costa informou que está em processo de confecção outro equipamento – de nome ‘braço’ - que vai auxiliar no resgate desses explosivos. Ele servirá para a retirada do material explosivo em segurança, que é colocado dentro da “Tolva” para condução e posterior detonação do mesmo em área segura. 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Iunes, parabenizou o tenente R. Costa pela idealização do projeto e ressaltou sobre a importância do material adquirido. “A relevância em adquirir um equipamento como este está relacionada em propiciar uma maior segurança, tanto para os policiais militares quanto à população, em relação às ocorrências que envolvem artefatos explosivos, retirando-os do local e conduzindo-os com segurança para outras localidades, a fim de efetuar a sua detonação. Esse cuidado com o policial militar e com a população é imprescindível”, enfatizou coronel Iunes.

GOVERNO INTENSIFICA AÇÕES PARA COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL NO VERÃO.


Com a proximidade dos festivais de verão e a chegada de turistas de todo o mundo à Aracaju, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), juntamente com as secretarias de Cultura (Secult), Saúde (SES), Turismo (Setur) e Comunicação (Secom), trabalha para intensificar a divulgação da campanha de Enfrentamento à Violência Sexual em festas como o Pré-Caju, que acontece de 17 a 20 de janeiro na capital sergipana.
A prioridade absoluta da rede de combate à violência e exploração sexual continua sendo o atendimento a crianças e adolescentes. Além da divulgação da campanha com panfletos, bolas-show (balões de propaganda) e stand para informações, a Seides fará o monitoramento da festa, avaliando a presença desses jovens em situação de perigo no decorrer do evento.
“Nossa proposta é tornar essa campanha permanente e vamos usar esses espaços de festas para isso”, disse a assistente social do Núcleo de Projetos Intersetoriais (Nupis) da Seides, Lissandra da Cruz, explicando a escolha do Pré-Caju para a eficácia na disseminação do combate à violência sexual nos períodos e locais de maior concentração de turistas e habitantes da própria capital.

Parcerias
Em fortalecimento ao trabalho realizado pela Setur para evitar a instalação do turismo sexual em Sergipe, será entregue material informativo em mais de 60 hotéis de Aracaju no período do Pré-Caju.

“A secretaria [do Turismo] disponibilizou uma lista de hotéis para isso. Entre os dias 10 e 12 de janeiro estaremos recebendo esse material para a distribuição”, informou a assistente social da secretaria, Maria de Lourdes Moreira.

Também durante o período da festa a SES e a Seides irão dispor de um estande conjugado para a divulgação de informações sobre o tema, focando na questão do abuso e visando à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. A Secretaria da Saúde disponibilizará preservativos para os participantes da festa.

4ª CIA / 8º BPCom RECUPERA DUAS MOTOCICLETAS COM RESTRIÇÃO NA BARRA DOS COQUEIROS.


moto_barra dos coqueiros_1A Polícia Militar de Sergipe, através da 4ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (4ª Cia/8º BPCom), recuperou duas motocicletas com restrição de roubo/furto, no último final de semana, durante o policiamento ostensivo do município de Barra dos Coqueiros.

O primeiro veículo apreendido foi uma motocicleta Honda Bis 125, de placa IAM 0506, pertencente ao senhor Alexis Ronyerisson Santos Gois. De acordo com informações da vítima à polícia, o indivíduo fora abordado por três homens armados com faca, que lhe tomaram o veículo de assalto e empreenderam fuga.
moto_barra dos coqueiros_2A guarnição ‘Lince 01’ foi acionada e iniciou buscas, avistando o grupo, que foi perseguido. Ao notarem a presença dos militares, os indivíduos abandonaram o veículo roubado na praia do Jatobá e fugiram a pé por um matagal, tentando despistar a PM. A equipe policial, composta pelos soldados Eduardo e Arnaldo, recolheu o veículo e o entregou ao proprietário.

A segunda motocicleta recuperada foi uma Yamaha de cor preta e placa IAG 6882, pertencente a Fabiano Santos da Costa. Ela fora furtada por Danilo Santos Cruz, sobrinho da vítima, que saiu com uma garota e acabou ingerindo uma bebida alcoólica com a droga ‘Boa Noite Cinderela’. Após o ato, Danilo foi encontrado por populares jogado em uma praça, só de cueca. O veículo foi localizado e apreendido pela guarnição composta pelo sargento Nogueira, soldados Eduardo e Arnaldo, que entrou em contato com o proprietário da moto. O caso foi conduzido à Delegacia Plantonista para as devidas providências.

COMEÇA AMANHÃ CADASTRO DE AMBULANTES PARA O PRÉ-CAJU 2013.


Em janeiro acontece mais uma vez a maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju. E para deixar a festa mais agradável aos foliões o comércio de ambulantes com comidas e bebidas, acontece em todo percurso dos blocos. Para tanto, quem quiser comercializar nos dias de folia deve realizar cadastro junto ao setor da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) denominado Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) no dia 27 de dezembro de 2012, das 8h30 às 17h. O local da inscrição fica localizado no Parque Augusto Franco (Sementeira).
O diretor de espaços públicos da Emsurb, Antônio Pereira, esclareceu que o sorteio se dá no último dia útil do ano para atender prazos e etapas do planejamento para o evento. Segundo ele, a partir da inscrição são três dias para o sorteio que é realizado no mesmo local da inscrição com a presença dos inscritos e do presidente da Associação dos Ambulantes de Sergipe. O resultado é divulgado imediatamente, ao mesmo tempo em que listas serão afixadas com os nomes dos contemplados que devem pagar taxa e entregar documentação solicitada em prazo divulgado durante a inscrição.
“Qualquer pessoa pode se inscrever desde que traga RG, CPF e comprovante de residência do titular do inscrito. A taxa e espaço disponibilizados serão os mesmos praticados em anos anteriores. Este ano haverá um diferencial na identificação dos comerciantes, no crachá virá a foto, dados pessoais e local de comércio do inscrito. Este crachá por sua vez substituirá qualquer documento oficial de identificação, evitando assim perda de documento e transtorno para os mesmos”, destacou Pereira.
No evento terão 19 acessos a área, que serão monitoradas pela equipe da Emsurb, a qual contará com mais de 300 fiscais nos quatro dias de festa. Sendo que estará apoiada por entidades públicas como o Samu, Polícia Civil e Militar, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PRESIDENTE DO STF NEGA PRISÃO IMEDIATA DE CONDENADOS DO MENSALÃO.


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, acaba de negar o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que os condenados à prisão no julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, sejam presos imediatamente. Barbosa considerou injustificáveis os argumentos apresentados pela PGR.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, solicitou na última quarta-feira (19) que as sentenças do STF fossem executadas o quanto antes. Gurgel argumentava que as decisões tinham que cumpridas tão logo proclamadas já que não há outra instância a quem os condenados possam recorrer além do próprio STF. Ao contrário dos advogados de defesa de vários condenados, que sustentavam que a sentença não poderia ser executada enquanto não fossem esgotados todos os recursos jurídicos a que os condenados têm direito.
“Não podemos ficar aguardando a sucessão de embargos declaratórios [tipo de recurso], haverá certamente a tentativa dos incabíveis embargos infringentes [outra forma de recurso]. E o certo é que o tempo irá passando sem que a decisão tenha a necessária efetividade”, justificou o procurador-geral.
Fonte:  Agência Brasil (Alex Rodrigues)

GOVERNADOR RECEBE ANÚNCIO DE PRODUÇÃO RECORDE DA AMBEV EM SERGIPE.

Na manhã desta sexta-feira, 21, o governador Marcelo Déda recebeu a visita do vice-presidente da Ambev, Milton Seligman, que anunciou que a planta sergipana (Águas Claras) da empresa, situada no município de Estância, bateu o recorde de produção, se transformando na unidade com maior produção em todo o Norte e Nordeste, obtendo a produção de 410 milhões de litros de bebidas (90% cervejas e 10% refrigerantes) em 2012. O encontro ocorreu no Palácio dos Despachos e contou com a presença de executivos da empresa, secretários de Estado e integrantes da administração estadual.
Em contrapartida, o governador informou ao vice-presidente e aos executivos, que a Assembleia Legislativa aprovou, no último dia 13, o projeto de lei enviado pelo Governo do Estado prorrogando por mais 10 anos o regime de incentivos fiscais que permitiu à empresa montar suas instalações em Sergipe. 
“Hoje tivemos uma reunião com os dirigentes da Ambev onde recebemos uma extraordinária notícia, já que a planta que a empresa mantém no município de Estância bateu recorde de produção, transformando-se na unidade da empresa com maior produtividade em todo o Norte e Nordeste brasileiro”, afirmou Marcelo Déda.

Estes resultados, segundo o governador, revelam a solidez da empresa e o seu compromisso em continuar produzindo e gerando empregos em Sergipe.
Evolução
O governador também destacou a oportunidade de anunciar aos executivos da empresa a prorrogação dos incentivos fiscais que permitirão que a unidade continue ampliando a produção e gerando mais postos de trabalho.
“Informamos ao doutor Milton Seligman e aos executivos que o Governo do Estado enviou um projeto de lei ao Poder Legislativo, ampliando o prazo de benefícios fiscais por mais 10 anos. Portanto, o Estado mantém as condições de incentivos fiscais que viabilizam a presença da Ambev em Sergipe e possibilitam que, entre empregos diretos e indiretos, além de outras atividades econômicas que são estimuladas pela presença da fábrica, sejam gerados cerca de 12 mil empregos”, contextualizou Marcelo Déda, relacionando as diversas atividades inerentes à produção e distribuição dos produtos.
“Desde o caminhoneiro que transporta a matéria prima, até o garçom que serve o produto para o consumidor final, há toda uma cadeia beneficiada e que é responsável por 12 mil empregos gerados no estado de Sergipe”, complementou.
A presença da Ambev em solo sergipano, ainda de acordo com o governador, consolida uma cadeia produtiva vigorosa que envolve hoje empresas como a Crown que fabrica latas consumidas pela própria Ambev, e está atraindo para Sergipe a Saint-Gobain, uma empresa com tradição centenária na produção de embalagens de vidro.
“É preciso compreender que um investimento como esse não só pela produção direta, mas pelo que tem de dinamizador da atividade econômica em todo o estado de Sergipe”, enfatizou o governador.
Marcelo Déda também relacionou o fato da promoção de incentivo motivar novos investimentos da empresa, promovendo um efeito ‘aquecedor’ da atividade econômica.
Resultados

Segundo o vice-presidente da Ambev, a produção atingida pela unidade atesta o dinamismo de Sergipe e o apoio fornecido pelo Governo do Estado. “O esforço dos trabalhadores sergipanos, ao lado do apoio das autoridades e do crescimento econômico encontrado aqui é o que nos possibilitou alcançar esses resultados”, disse Milton Seligman, ao informar que a unidade sergipana exporta para os estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas 90% de sua produção.
“Isto também mostra que esta é uma fábrica que atende totalmente ao estado de Sergipe, e ainda tem uma produção capaz de atender outros estados. O incentivo fiscal é o responsável por isso, e faz com que essa fábrica tenha competitividade que vai além das fronteiras sergipanas”, destacou o vice-presidente.
Seligman ainda anunciou que a empresa possui agora todas as condições para executar novos investimentos. “Com esse anúncio que nos fez o governador, teremos condições de produzir novas embalagens que ainda não comercializamos no Brasil, e esperamos que isso possa ser anunciado o mais breve possível”, antecipou.
Produtividade
Segundo o gerente da unidade Águas Claras, Saulo Maranha, que também acompanhou a reunião com o governador, este resultado da fábrica reflete o empenho de todos os colaboradores e as condições favoráveis do Estado. “É a nossa maior produção nos 15 anos de existência da fábrica. Felizmente, também fomos agraciados com a notícia do Governo do Estado prorrogando o nosso benefício fiscal por mais 10 anos. Este é um novo impulso para continuarmos aperfeiçoando nosso processo produtivo, gerando empregos e alcançando novos recordes”, estimou o gerente.
Também acompanharam a audiência com o governador o diretor de Relações Socioambientais da Ambev, Ricardo Rolim, e o diretor de Tributos, Carlos Giovane, além dos secretários de Estado da Casa Civil, Silvio Santos; do Desenvolvimento Econômico, Saumíneo Nascimento; o secretário adjunto, Carlos Augusto Franco; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise), Décio Portela.