sexta-feira, 15 de agosto de 2014

MENINAS DEVEM TOMAR A SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA O HPV EM SETEMBRO.

Meninas entre 11 a 13 anos de idade que tomaram a primeira dose contra Papiloma Vírus Humano (HPV) devem tomar a 2ª dose da vacina no próximo mês. A Saúde de Aracaju alerta os pais e responsáveis para que levem suas filhas para serem imunizadas contra os quatro tipos mais recorrentes do vírus que causam o câncer do colo do útero. A imunização contra o HPV agora faz parte do calendário básico de vacinação.

 "As Unidades de Saúde estarão de portas abertas. Pedimos que as garotas que receberam a primeira dose da vacina compareçam à unidade mais próxima de sua casa para tomar a segunda dose", destacou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raullina Gomes.

Raullina, ainda destaca que após a primeira dose, que foi aplicada em março, as garotas vacinadas devem tomar a segunda dose a partir do dia 1° de setembro. "É muito importante que as garotas e os pais fiquem atentos sobre a aplicação da última dose que deve acontecer cinco anos após ter tomado a primeira", enfatizou.  

A vacina é de fundamental importância para a prevenção do câncer do colo do útero. As meninas vacinadas estarão imunes a quatro variações do vírus que causam o câncer do colo do útero. "Por isso é muito importante que procurem as unidades de saúde com o cartão de vacinação e documento com foto, lembrando que as meninas que completaram 11 anos e ainda não tomaram a primeira dose podem receber a vacina", finaliza Raullina Gomes.  

Na primeira etapa da vacinação, realizada entre março e abril deste ano, foram imunizadas 7.560 garotas com idades entre 11 e 13 anos em Aracaju. Vale ressaltar que na rede particular, uma dose da vacina custa R$ 390,00, lembrando que a adolescente terá que tomar três doses, o que geraria um gasto familiar de mais mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário