quarta-feira, 6 de agosto de 2014

REVIRAVOLTA NA SAÚDE DE ARACAJU: PREFEITURA DÁ CHOQUE DE GESTÃO.

Na manhã desta quarta-feira, 6, o atual Secretário Municipal da Fazenda, Luciano Paz Xavier, assumiu também o cargo de Secretário Municipal da Saúde por conta do pedido de afastamento do então Secretário Alvimar Rodrigues. Luciano Paz tomou posse em cerimônia realizada na sede da Prefeitura Municipal de Aracaju, com a presença do Prefeito João Alves.

Também estiveram presentes a Secretária Municipal de Governo, Marlene Calumby, o Secretário Municipal de Comunicação Social, Carlos Batalha, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque, o secretário Municipal de Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, a Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, a Secretária Municipal de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, e a diretora presidente da Formação para o Trabalho, Gláucia Guerra.

Alvimar Rodrigues precisou pedir o afastamento do cargo de secretário por conta de problemas de saúde. "Não somos nós que estamos afastando. Ele nos informou que estava com problemas de saúde e que as funções do cargo, diante do estado dele, contribuiriam negativamente para a sua recuperação. Não há magoa, não há nenhum mal estar. Eu lamento pela saúde dele, lamento que estamos perdendo uma pessoa que fez um trabalho muito sério e merece nosso respeito, mas isso pode acontecer com qualquer um de nós", afirmou o Prefeito João Alves Filho.

O desafio proposto para Luciano Paz é grande, mas tanto o Prefeito, quanto o atual Secretário da Saúde e da Fazenda acreditam que ele esteja preparado para dar conta. "Estamos dando posse agora a um Secretário que tem feito um trabalho magistral na Secretaria da Fazenda. Diante da crise que há, ele se propôs a assumir também essa atribuição pesada e difícil e sabe que vai precisar da colaboração de todos. Ele diz que adora desafios e gosta de trabalhar, eu não posso criticar isso, sou grato pelo gesto dele e eu tenho certeza que ele vai dar conta porque eu pedi para ele pensar bem", garantiu o Prefeito.

Para o Secretário, o necessário é que se tenha um bom corpo de funcionários para garantir o funcionamento eficiente da Secretaria. "Grandes empresários têm dez, trinta empresas, a presidente Dilma tem 40 ministérios. Cuidar de duas secretarias não é nenhum bicho de sete cabeças desde que você tenha uma boa equipe", garantiu Luciano.

Inovação

Em um primeiro momento, Luciano Paz afirma que a prioridade é reestruturar a Secretaria da Saúde, dando um choque de gestão, mudando os procedimentos e os processos. "Nós temos que começar pensando no básico. Para funcionar precisa ter pessoal e precisa ter medicamento, material médico e condição de trabalho. Então o foco nesse primeiro momento é isso e olhando também a questão de revisão de contratos, parcerias, tudo que está acontecendo e que afete a saúde para que possamos realmente melhorar a qualidade do serviço que é prestado", disse Luciano.

O Secretário explica que vai inovar na forma de gerenciamento das unidades, acompanhando de perto do funcionamento de todas elas. "Eu vou estar pessoalmente despachando dentro dos postos de saúde e das UPAs e vai ter equipe para fiscalizar o que está faltando, o que está precisando, quantidade de atendimento, vamos verificar toda a produtividade de todas as unidades todo mês", finalizou.

Avanços na saúde

Aproveitando a oportunidade, o Prefeito João Alves contou todos os seus planos para sanar a atual crise em que se encontra a saúde e garantiu que até janeiro de 2015 a situação estaria muito diferente. "Nós já temos solução para os postos de saúde serem fiscalizados em tempo real todos os dias com um telão aqui na minha sala e um telão na mesa do Secretário. Eu poderei apertar o botão e falar com o posto 12, aperto outro botão e falo com o posto 31. Então nós temos esse sistema e estamos contatando os fabricantes. A perspectiva é que até no máximo em janeiro isso vai estar arrumado. Por outro lado, estamos liderando as OSs, que já está resolvido desde que entramos, só faltam as questões burocráticas, agora Luciano tem esse compromisso", disse João Alves

O Secretário da Saúde contou que pretende lançar o edital das OSs até o final desse mês e que deve funcionar nas duas Unidades de Pronto Atendimento. A previsão é que as OSs assumam a gestão ate o final do ano. "Com as OSs, o cidadão vai ser atendido com qualidade, mas antes delas, nós já queremos resolver isso, não vamos esperar que se conclua. Nosso foco vai ser nessas duas unidades, para que tenhamos uma melhora sensível no atendimento e o cidadão não chegue lá e não tenha médico ou não tenha enfermeiro. Vamos olhar com muito carinho para as UPAS para que possamos prestar o serviço a contento", garantiu Luciano Paz.

Perfil dos secretários

Secretário Municipal da Saúde - Luciano Paz Xavier

Luciano Paz Xavier, secretário Municipal da Fazenda e da Saúde, é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (Unit) e tem MBA em Gestão Pública pela FGV - São Paulo. Luciano Paz é funcionário da Caixa Econômica licenciado, e atuou como diretor da Previdência do IPES em 2003, além de ter sido superintendente de Compras Centralizadas do Estado de Sergipe entre os anos de 2004 e 2006. Foi secretário Municipal do Planejamento e Orçamento durante o exercício de 2013.

Secretário Adjunto Municipal da Saúde - Adalberto Dantas Canuto Júnior

Adalberto Dantas, secretário Adjunto Municipal da Saúde, é formado em Farmácia e possui pós-graduação em Gestão de Assistência Farmacêutica e em Saúde Pública. Ele já foi secretário da saúde dos municípios de Salgado e Areia Branca. Durante quatro anos, foi diretor do Conselho Regional de Farmácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário