segunda-feira, 19 de julho de 2010

FOLHA DE SÃO PAULO: PREÇO DO ÁLCOOL CAI 20% NO ANO E É MAIS VANTAJOSO EM 13 ESTADOS.

Com a queda média de 19,84% no preço do litro do álcool combustível em todo o país, de janeiro a julho, abastecer com álcool combustível é mais vantajoso em 13 Estados, de acordo com levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo), baseado nos valores cobrados nos postos de combustíveis.

Para os consumidores da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, deixar a gasolina de lado para usar álcool é compensador.

Cálculos de especialistas, baseados no poder calorífico dos combustíveis, apontam que o álcool é competitivo até chegar a 70% do preço da gasolina. Para fazer a conta, deve-se dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado ficar acima de 0,70, o álcool deixa de ser vantajoso.

Em Alagoas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Distrito Federal os preços estão equilibrados. Nos demais a gasolina ainda é vantajosa.

O preço médio do litro do álcool combustível em São Paulo ficou em R$ 1,291 na semana passada, segundo o monitoramento da ANP.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário