segunda-feira, 19 de julho de 2010

PREFEITURA DE SOCORRO INAUGURA CENTRO DE ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL INFANTIL.

A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro inaugurou na última sexta-feira, 16, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Infantil São Domingos Sávio. Socorro é o segundo município do Estado a contar com uma unidade. O CAPS, que funcionará no conjunto Marcos Freire II, atenderá cerca de 180 crianças e adolescentes de 12 a 16 anos de idade com transtornos mentais, principalmente os ocasionados pelo uso de drogas.

O CAPS São Domingos Sávio dispõe de cinco salas de atendimento individual, sete banheiros, uma sala dormitório, uma sala de oficinas pedagógicas, salão de oficinas de artesanato, sala de coordenação, enfermagem, refeitório, auditório, sala de jogos, sala da administração, almoxarifado e uma copa. Serão oferecidos serviços médicos, educação física, pedagógico, psicopedagógico, psiquiátrico, e/ou neuropediátrico, terapias ocupacionais, assistência social e oficinas.

A primeira dama do Estado, Eliane Aquino, frisou a importância de Centros como este no combate as drogas. “O combate as drogas é um questão social e o prefeito de Nossa Senhora do Socorro se mostrou um grande parceiro do governo do estado no projeto ‘Sergipe Contra o Crack, a Favor da Vida’. Então, a inauguração deste Centro de Atendimento é a prova maior que o município está conosco nesta caminhada, já que somente em nossa capital Aracaju, temos um Centro deste porte. Socorro é o segundo município a contar com um CAPS Infantil e isso é sem dúvidas um grande e significativo avanço”, afirmou.

O prefeito Fábio Henrique destacou a importância deste Centro de Atendimento para a população socorrense. “Esse é um marco para o município. O CAPS São Domingos Sávio vai trazer para crianças e jovens socorrenses uma perspectiva inovadora, com um atendimento moderno composto por dinâmicas e técnicas avançadas que serão empreendidas por nossos profissionais extremamente capacitados e preparados para realizar os atendimentos da melhor forma possível. Ou seja, teremos gente atendendo gente”, disse.

Saulo Eloy, Secretário Municipal de Saúde, considera a implantação do CAPS, uma perspectiva inovadora que irá beneficiar diretamente a população carente de Nossa Senhora do Socorro. “O CAPS São Domingos Sávio vem contemplar toda uma gama de ações que o prefeito Fábio Henrique vem desenvolvendo e que a secretária de Saúde vem empreendendo no combate frontal ao uso das drogas”, salientou.

Quem também marcou presença na inauguração do CAPS foi o Promotor de Justiça de Socorro Julival Rebouças, que falou da parceria do Ministério Público com o município de Socorro. “Hoje o que estamos presenciando aqui é a inauguração de uma nova era em Socorro, pois existe uma demanda reprimida que precisava de um atendimento imediato, principalmente com relação a população infanto-juvenil, no que se refere ao consumo de substancias entorpecentes que hoje existe em demasia em todo nosso estado e também pelo país afora”, disse o promotor.

Outras unidades - O município já conta mais outros três CAPS, sendo dois para atendimento de dependentes químicos e um infantil. A partir de agora, com a inauguração desta nova unidade, aproximadamente 800 atendimentos serão oferecidos à população socorrense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário