sexta-feira, 30 de julho de 2010

GALERIA ÁLVARO SANTOS RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE CARMEM MIRANDA.

Exposição marca o 55° aniversário de morte da artista (Foto: Arquivo)

A Galeria de Artes Álvaro Santos receberá na próxima segunda-feira, 2, uma mostra sobre a vida e a carreira da cantora e atriz luso-brasileira Carmem Miranda. A noite de abertura será fechada para a imprensa e convidados, mas a partir da terça, 3, a exposição estará aberta ao público. A mostra permanece na galeria até o dia 30.

Com o título 'Lembrem sempre de mim que eu jamais os esquecerei', a exposição traz aproximadamente 250 peças, como sandálias, bijuterias, bolsas, turbantes, além de trajes completos da artista. A mostra também reúne discos, banners com fotos e biografias que revelam todas as facetas de Carmem Miranda.

A exposição é resultado de um trabalho de 18 anos feito pelo professor sergipano Edsandro Marcoleno dos Santos, curador da mostra. "Eu considero de uma relevância enorme trazer um pouco da história de Carmem Miranda para o povo sergipano. A meu ver nós não reconhecemos o suficiente a importância que ela teve para a cultura do nosso país. Prova disso é o fato de ela não ter sido naturalizada brasileira, apesar de ter vivido aqui por tanto tempo", opina o professor.

No próximo dia 5 será o 55° aniversário de morte da intérprete. Segundo Edsandro, o público-alvo da exposição é, especialmente, estudantes, professores e historiadores. "Na realidade eu recomendo que todos visitem a galeria porque esta exposição mostrará que Carmem Miranda não é apenas um chapéu de frutas, mas tem uma biografia repleta de manifestações sociais, culturais e políticas de grande importância e infelizmente desconhecidas do público em geral", conta o curador.

Visitação

A Galeria de Artes Álvaro Santos é mantida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) e fica na Praça Olímpio Campos, Centro. O horário de visitação vai de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 9 às 13 horas. O agendamento de visitas de grupos escolares pode ser feito através do telefone (79) 3179 1308.

Um comentário:

  1. URGENTE!
    Gostaria de comunicar ao departamento de comunicação desse conceituoso site que a exposição supra citada terá visitação publica apenas de 03 a 07 de agosto e não a 30 de agosto,gostaria que corrigissem a nota divulgada.
    Para maiores informações e esclarecimento, deixo meu contato: 79- 3044 -6127
    Edsandro Marcolino dos Santos
    Curador da Exposição

    ResponderExcluir