quinta-feira, 29 de julho de 2010

PREFEITURA DE ARACAJU REFORÇA COMBATE A OBESIDADE.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 47,4% dos moradores de Aracaju estão acima do peso e 16,4% são obesos. Para reverter esse quadro, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai lançar em breve o 'Programa Municipal de Prevenção e Controle da Obesidade'. As ações previstas devem estar em pleno funcionamento em, no máximo, 30 dias.

A meta do programa é trabalhar a mudança de hábitos alimentares, além de estimular ainda mais a prática de exercícios físicos. Para viabilizar o sucesso da iniciativa e combater a obesidade em Aracaju, várias coordenações da SMS irão trabalhar em parceria: Rede de Atenção Básica, Serviço de Nutrição, Vigilância Sanitária, Educação, Saúde Mental, entre outras.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone, o combate à obesidade será um dos carros chefes da secretaria. "Ele será dividido em duas partes: a primeira educativa, onde as pessoas irão aprender a desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis; e a segunda com a prática de exercícios físicos, através do Programa Academia da Cidade", explicou.

Ações

O secretário disse ainda que em cada unidade de saúde existirá um coordenador responsável pelo programa, auxiliando a difundir suas diretrizes - prevenção, educação e planejamento. Equipes de treinamento serão preparadas para identificar possíveis candidatos a participar do programa. A secretaria está em busca de parcerias com o setor privado, instituições de ensino, Sesc, Senac e organizações sociais. As pessoas poderão aprender a preparar alimentos saudáveis e saborosos.

Oficinas educativas deverão chamar a atenção sobre os cuidados para evitar o excesso de peso, além de mostrar alternativas para hábitos alimentares cada vez mais saudáveis. "A secretaria também irá contratar mais endocrinologistas para os casos em que o cidadão necessite de atendimento especializado", declarou Samarone. Atualmente 90% dos diabéticos e 75,6% dos hipertensos estão acima do peso.

Cirurgias

Antes mesmo do lançamento do programa de combate à obesidade, a secretaria ampliou a oferta de cirurgias bariátricas. "A nossa pretensão é de que em um futuro próximo ninguém precise passar por uma intervenção cirúrgica, mas, enquanto não alcançamos essa meta, teremos uma oferta ampliada. Antes eram feitas duas cirurgias por mês, agora são cinco. Ainda é pouco, mas já é um grande avanço", disse Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário