quarta-feira, 28 de julho de 2010

LANÇADO PROJETO CONHECER NA COMARCA DE POÇO VERDE.

Juíza entrega gibis sobre Judiciário para crianças

O Poder Judiciário de Sergipe, através da Comarca de Poço Verde, por iniciativa da Juíza Tatiany de Albuquerque, lançou ontem, dia 27, o Projeto Conhecer - O Judiciário mais perto de você. O evento, em parceria com dos operadores da Justiça daquele município (Ministério Público, advogados e defensores) e o Conselho Tutelar, recebeu para este primeiro encontro estudantes das 1ª e 2ª séries do ensino fundamental da Escola Estadual Sebastião da Fonseca.

De acordo com a magistrada, o objetivo do projeto é o de aproximar as crianças e adolescentes do município ao Judiciário, para que eles possam compreender o papel de cada operador do Direito, do juiz, do promotor, dos advogados e, em particular, do defensor público. "O projeto terá duração de 01 ano, com encontros periódicos e temas diferenciados, direcionados à faixa etária das turmas", explicou a juíza.

Para o lançamento do projeto foi escolhido o tema "Os personagens do processo", em que cada operador do Direito explicou para os estudantes as suas atividades. A Juíza Tatiany Albuquerque falou sobre a história e evolução do Judiciário e as funções do juiz; o Promotor Lúcio José Barreto Lima sobre o papel do Ministério Público; a conselheira tutelar Maria Eulina Góis sobre as atividades do conselho e os advogados Sílvio Romero Falcão e Carlos Eduardo explicaram respectivamente sobre o que fazem advogados e defensores públicos.

O Promotor Lúcio José Barreto Lima falou da importância deste tipo de ação. "Louvo a iniciativa, pois leva cidadania às crianças e adolescentes que estão em processo de formação da sua personalidade. Eles servirão como multiplicadores em seu ambiente familiar e social do funcionamento do Judiciário". Já a conselheira tutelar Maria Eulina Góis afirmou que a comunidade será muito beneficiada pelo projeto. "Agora as crianças de Poço Verde saberão desde pequenas sobre o papel da Justiça e do Conselho Tutelar".

A estudante Beatriz, de 9 anos, comemorou a sua participação e visita ao Fórum de Poço Verde. "Quero aprender muito para quando crescer ser uma juíza". Sami do Nascimento, 10 anos, disse que na aula aprendeu sobre educação. "Agora eu sei o que faz o juiz, o promotor, o Conselho Tutelar e os advogados e defensores".

Fonte: TJ/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário