quinta-feira, 15 de julho de 2010

TRABALHO PREVENTIVO MINIMIZA EFEITOS DAS CHUVAS EM SOCORRO.

Com o retorno das chuvas, a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro está atenta para possíveis eventualidades no município. A Coordenadoria de Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social e Combate à Pobreza elaboraram um plano de ação para atuarem em conjunto, prestando total apoio às comunidades que moram em áreas de risco. Mesmo com as últimas chuvas, que têm caído à noite e durante as madrugadas, a Coordenadoria de Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência.

"Graças a Deus e aos nossos trabalhos preventivos realizados nos meses anteriores, não registramos nenhum atendimento nas áreas de maior risco do município. A situação está sob controle e deve permanecer assim”, afirmou o coordenador da Defesa Civil do município, major Carlos Rolemberg. Ele explica que o plano de ação, elaborado no mês de abril, consiste em dividir a cidade em dois pólos de atendimento disponibilizados em pontos de apoio nos Centros de Referência à Assistência Social (CRAS) do Marcos Freire II e Parque dos Faróis, em caso de necessidade.

Caso os pontos sejam montados, cada um contará com uma equipe de apoio e logística, sendo seis técnicos da Secretária da Assistência Social, assistentes sociais e psicólogos, três veículos leves, dois caminhões baús, quatro pessoas para apoio logístico (carregadores), uma equipe de fotógrafos, um técnico da Secretaria de Obras, um técnico da Defesa Civil e um técnico administrativo para estatística, levantamento e cadastro geral.

O major explicou ainda que o plano de ação, caso seja colocado em prática, conta também com uma retroescavadeira e dez homens para apoio da Secretária de Obras. “São essas medidas preventivas que fazem toda diferença na hora da necessidade. Desde as primeiras chuvas que caíram no município, fomos acionados pelo prefeito Fábio Henrique que determinou que elaborássemos um plano de ação para prevenir eventuais problemas, criando uma logística de trabalho. Graças a Deus tem sido efetuada com muita eficácia, evitando problemas maiores e até grandes tragédias”,afirmou.

Campanhas educativas, vistorias em construções irregulares, colocação de lonas e o plantio de mudas de plantas em morros e encostas a fim de aumentar a cobertura vegetal do terreno e evitar o surgimento de novas erosões, estão entre as ações preventivas realizadas pela Defesa Civil Municipal e Estadual, em áreas de risco do município.

Na última campanha, realizada com a comunidade do loteamento Pai André, foram distribuídas cartilhas com informações sobre como colaborar para evitar inundações; o que fazer ao verificar riscos de alagamento da cidade; como agir se a inundação for inevitável ou se a pessoa estiver dentro do carro; o que fazer após a inundação; cuidados que se deve ter com a água; tratamento da água; e o que fazer em casos de deslizamento.

"Essa iniciativa, determinada pelo prefeito Fábio Henrique, foi essencial. Contribuiu para educar a população e acabar com a cultura de que a Defesa Civil se destina apenas às catástrofes. Nos antecipamos aos problemas futuros, preocupados em preservar a vida dessas pessoas”, disse major Rolemberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário