sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

EQUIPES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACAJU ESTARÃO MOBILIZADAS NO PRÉ-CAJU.

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), manterá a tradição de contribuir com o bem-estar e com a saúde dos foliões durante a maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju.

Nos dias 20, 21, 22 e 23 de janeiro, estarão instalados na área do evento três equipamentos sociais da SMS: o Samu Aracaju, o Ponto da Prevenção DST/Aids e o Ponto de Apoio da Vigilância Sanitária. Cerca de 100 profissionais da Saúde estarão mobilizados durante a festa.

Segundo do secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, outra importante ação para o Pré-Caju é a intensificação do combate à dengue, com a atuação dos agentes de endemias na eliminação de larvas do mosquito Aedes aegypti, aplicação de fumacê tradicional e costal.

"Os agentes já estão atuando desde o último dia três, em áreas localizadas nas proximidades do evento, como os bairros Atalaia e Coroa do Meio", detalha o secretário.

Samu

Para garantir celeridade no atendimento de urgência e emergência, a PMA está montando um Posto Avançado Fixo do Samu Aracaju no Parque da Sementeira. A estrutura contará com 14 leitos, sendo 12 para casos simples e observação e dois para estabilização.

No total atuarão diariamente no posto fixo três médicos plantonistas, dois enfermeiros e a equipe de auxiliares de enfermagem, administrativo e de higienização.

"Além do posto fixo do Samu Aracaju, estarão dando suporte diariamente cinco ambulâncias, duas que ficarão estacionadas no posto fixo e três em locais estratégicos de fluxo e de saída de emergência: nas avenidas Francisco Porto e Anízio Azevedo e na rua Flávio Prado", explica a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Waneska Souza.

"O Samu Aracaju é parceiro do Pré-Caju e este ano, para dar maior segurança e agilidade ao serviço, a prefeitura colocará no circuito do Pré-Caju viaturas novas e com equipamentos de última geração, além de profissionais qualificados", afirma Silvio Santos.

Segundo o secretário, o Samu Aracaju terá uma estrutura capaz de garantir um atendimento célere com capacidade de dar resolutividade de cerca de 90% aos atendimentos realizados no próprio Posto Fixo, instalado no Parque da Sementeira. As viaturas estarão localizadas em pontos estratégicos para facilitar a transferência de pacientes para os hospitais Nestor Piva e Fernando Franco ou para o Hospital de Urgência de Sergipe", explica o secretário.

Ponto da Prevenção

Já a tradicional Barraca da Prevenção será montada na rótula em frente à ponte de acesso ao shopping Riomar. A expectativa é distribuir este ano mais de 40 mil preservativos e 10 mil bandanas e ventarolas. Durante os quatro dias, darão suporte no Ponto da Prevenção cerca de 20 pessoas, sendo quatro por noite.

Em 2010, de acordo com o coordenador do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, foi diagnosticado em Aracaju um total de 300 novos casos de pessoas com Aids. "Nas festas populares, a prefeitura mantém a intensificação da prevenção e amplia o acesso da população a preservativos. No Pré-caju, Aracaju recebe um maior número de turistas, as pessoas namoram mais e consequentemente aumenta a cadeia de transmissão de DST/Aids e isso motiva a maior preocupação com a prevenção", diz o coordenador do Programa de DST Aids de Aracaju, Andrey Lemos.

Vigilância Sanitária

Com cerca de 20 fiscais diariamente, a equipe de fiscalização da Coordenação de Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa) estará presente no evento realizando inspeções sanitárias nas barracas, quiosques e equipamentos móveis dos ambulantes cadastrados para comercializar alimentos na maior prévia carnavalesca.

O Ponto da Vigilância Sanitária será instalado no Parque da Sementeira. No stand, fiscais estarão orientando os foliões e recebendo queixas, denúncias e passando informações sobre os alimentos comercializados.

"O objetivo da prefeitura é garantir a segurança alimentar dos foliões. Essa atuação é fundamental para o controle do risco sanitário dos alimentos comercializados. Os fiscais estarão avaliando itens como o estado de conservação de alimentos, instalações, equipamentos, utensílios e higienização pessoal dos manipuladores", diz a coordenadora da Covisa, Ana Angélica Costa.

Segundo ela, os comerciantes conscientes já utilizam em sua rotina os saches no lugar das bisnagas, copos descartáveis, canudos embalados individualmente, gelo e carne também devidamente embalados e industrializados. "Aqueles que ainda desrespeitam as normas sanitárias terão os produtos apreendidos no evento", alerta.

Capacitação

No dia 17 deste mês, a Covisa fará uma capacitação dirigida aos comerciantes cadastrados no Pré-Caju, para orienta-los sobre normas sanitárias vigentes quanto à conservação, ao armazenamento e à manipulação dos alimentos. A capacitação será realizada no Centro de Formação de Recursos Humanos (Cemarh), localizada na rua Carlos Correia, bairro Siqueira Campos.

Na capacitação, os comerciantes vão conhecer a equipe de fiscais que atuarão no evento. "A idéia é possibilitar a interação entre os fiscais e os comerciantes. O nosso objetivo não é punir, mas incentivar os comerciantes a trabalhar de forma adequada, garantindo alimentos de qualidade aos foliões", diz Ana Angélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário