domingo, 2 de janeiro de 2011

GOVERNADOR MARCELO DÉDA FOI EMPOSSADO PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.

Solenidade de posse foi realizada na manhã de ontem, com a presença de parlamentares, autoridades e imprensa na AL

Foto:  Marco Vieira

Amparado pela confiança da população sergipana, que mais uma vez o elegeu no primeiro turno de um pleito eleitoral, o governador Marcelo Déda tomou posse no plenário da Assembleia Legislativa do Estado na manhã deste sábado, dia 1º. Diante de familiares, parlamentares e autoridades, Déda e o vice-governador eleito, Jackson Barreto, prestaram o compromisso Constitucional, foram empossados pela presidente da Casa, deputada Angélica Guimarães, e se comprometeram em honrar a escolha do povo com uma atuação voltada à melhoria dos indicadores sociais.

Reeleito com 537.223 votos (52,08%), o governador não escondeu sua emoção ao adentrar a Assembleia. "É uma oportunidade rara na vida, de continuar um trabalho que iniciei há quatro anos. A reeleição alegra meu coração, mas também me lembra da responsabilidade, pesa sobre meus ombros. O que eu assumo diante de Deus e de meu povo é que trabalharei de forma dedicada, de forma decidida, para fazer ainda mais e cada vez melhor em benefício de meu estado e para a satisfação de minha gente", ressaltou o governador.

Sobre sua expectativa para os próximos quatro anos de gestão, Déda afirmou que seu novo mandato tem totais condições de ser ainda melhor que o primeiro. "A única razão de um político que tem uma referência ideológica concorrer a uma reeleição, é a vontade de fazer melhor no segundo que no primeiro. Se não houver essa vontade e esse desejo, a reeleição fica sendo apenas um ato de vaidade. E não é isso que eu vejo na política. A política não é um instrumento para massagear o ego, é uma ferramenta para fazer bem ao povo. Portanto, o sinônimo da reeleição é aperfeiçoamento, é a melhoria, é avanço, é continuar, mas ao mesmo tempo operar mais mudanças, mais transformações e lutar cada vez mais para que o nosso povo seja mais feliz", acrescentou.

Não menos motivado a voltar seus esforços às ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, o vice-governador Jackson Barreto reafirmou dois compromissos que considera fundamentais: "O primeiro é o respeito à Constituição, aos limites da ação do vice-governador, a lealdade a um projeto liderado pelo governador Marcelo Déda; e o segundo compromisso, é fazer desse espaço a continuidade de meu trabalho em favor dos mais pobres. Esse é o meu grande projeto: cuidar dos mais carentes", pontuou Jackson.

Presidente da Assembleia, a deputada Angélica Guimarães descreveu o ato de posse do Governador como o coroamento da manifestação da maioria dos sergipanos no último pleito eleitoral. "Neste novo Governo, Déda, com a sua história, que já vem de um governo que fez muito pelo povo de Sergipe, acredito que vai dar continuidade por esses mais quatro anos que virão; fazendo inovações, consertando erros que possa ter cometido, mas com mais acertos, assim como foi no governo passado", concluiu a deputada.

Expectativa positiva

Os líderes da oposição e situação, deputados Venâncio Fonsêca e Francisco Gualberto, respectivamente, foram os responsáveis por saudar o governador reeleito em nome dos colegas. "Tenho certeza que vossa excelência terá habilidade para conseguir junto à presidenta Dilma aquilo que for importante para o estado. Fará tudo para fazer um bom governo. É isso que o povo sergipano espera e almeja", enfatizou Venâncio.

"Ao governador Marcelo Déda, a todos os seus secretários e demais auxiliares, muito sucesso, e que todos nós possamos oferecer ao povo de Sergipe neste segundo mandato ainda mais avanços, ainda mais ações, ainda mais realizações, ainda mais obras que ampliem principalmente o campo da justiça social para o povo sergipano", complementou Gualberto.

Discurso

"O Governo que assumo neste momento, já não é o mesmo que assumi há quatro anos. Um processo complexo e difícil, mas, também, inexorável, produziu mudanças na qualidade da gestão, nas práticas administrativas e no conteúdo das políticas públicas que executa". Assim o governador Marcelo Déda sintetizou seu sentimento de dever cumprido ao iniciar o discurso de posse.

Segundo ele, em quatro anos o Estado "experimentou um período de transformações e mudanças, cujos resultados se espalham em todo o seu território, se fazem presente em todas as áreas da sua vida social e econômica e já podem ser aferidos e mensurados, traduzindo-se em vida nova para milhares de sergipanos", destacou Déda, sem esquecer que ainda há muito o que ser concretizado.

"Não fez parte do meu programa construir um novo Éden, transformando o estado num paraíso na terra. O compromisso mudancista que trouxe ao governo se sustentou num programa racional, comprometido com Inclusão pelo Direito e pela renda e lastreado no planejamento participativo".

Déda procurou ainda traçar um comparativo entre o que projetou em sua posse há quatro anos e o que foi feito após esse período. "Digo-lhes, com pureza dálma, que alegrou-me a consciência constatar que a imensa maior parte dos compromissos que assumi com o meu povo foi integralmente cumprida ou se encontra em vias de sê-lo", exaltou o governador, citando uma série de exemplos nesse sentido, como a recuperação da regularidade fiscal do estado e da saúde financeira do Banese, o pagamento do piso nacional do magistério e os investimentos em Segurança Pública, que alcançaram volumes jamais vistos em Sergipe.

Saúde, Segurança, Educação e Desenvolvimento Social foram as políticas elencadas como prioritárias pelo governador. "Sem prejuízo de aumentar os investimentos nas outras áreas, melhorar a qualidade e universalizar o acesso às políticas sociais será uma obsessão do meu novo governo", observou.

Saúde

Ciente de que a saúde pública enfrenta problemas não apenas em Sergipe, Déda assegurou que a área será a prioridade número um em seu Governo. "Temos confiança na política de saúde que formulamos e estamos executando. Tomamos decisões estratégicas que lançaram as bases e fundaram os paradigmas de um novo sistema. Apoiamos os municípios na qualificação e ampliação da atenção básica, construímos reformamos e ampliamos 14 hospitais; investimos 300 milhões na nova rede; mudamos o referencial de gestão, com a criação das fundações; e institucionalizamos a relações entre o Estado e os gestores municipais, consolidando a estrutura do SUS em nosso estado", ressaltou.

De acordo com o governador, grande parte das obras já foram entregues, mas a construção da rede hospitalar, assim que plenamente implantada, irá "possibilitar uma melhoria significativa na atenção à saúde, reduzindo a superlotação do Huse e aumentando a resolutividade das unidades do interior".

"Neste mandato, a grande tarefa será, portanto, fazer funcionar plenamente o novo sistema, melhorando a qualidade do serviço, aperfeiçoando a gestão, viabilizando o financiamento do custeio. Vamos trabalhar duro para melhorar o acolhimento e o atendimento dos pacientes e abriremos um amplo diálogo com os nossos servidores, as entidades de classe, a sociedade sergipana e a oposição, se ela aceitar o debate", concluiu.

Segurança e Educação

Com o objetivo de reduzir fortemente os indicadores de violência, Déda disse pretende dar continuidade aos avanços já conquistados na segurança pública. Para isso seguirá investindo na atualização tecnológica, em armas e equipamentos. "Vamos fazer concursos para ampliar o contingente da polícia civil e militar, fortalecer suas presenças no interior e investir na polícia técnica".

Na Educação a meta é a qualidade. Insatisfeito com o desempenho de Sergipe nos exames nacionais que aferem o a qualidade do ensino, o governador manifestou seu empenho em introduzir mudanças pedagógicas e de gestão que melhorem o aprendizado dos alunos e recupere o prestígio do ensino público estadual. "Queremos evoluir para novos critérios, democráticos e participativos, de escolha dos dirigentes escolares. Mas, sem tornarmos a escola refém de interesses políticos ou corporativos".

"Outro objetivo deste novo governo será a expansão e consolidação da rede estadual de ensino profissionalizante. Nossa meta é termos, em 2014, treze escolas técnicas estaduais em funcionamento, na capital e no interior de Sergipe", acrescentou Déda.

Assistência Social

Segundo ele, a ampliação do programa Mão Amiga, e a expansão das parcerias com o Governo Federal em programas como o de aquisição de alimentos e o Bolsa Família serão os carros-chefe na Assistência Social. "O Governo quer e vai se fazer mais presente ao lado dos setores mais vulneráveis da nossa sociedade, acolhendo-os, atendendo-os e ajudando-os a se incluírem plenamente na sociedade. Iremos aos povoados do interior e às periferias da capital construir laços de solidariedade com as famílias mais pobres, construindo uma aliança que ajude a evitar a ruptura do grupo familiar com o consequente avanço das drogas e da criminalidade".

"Fazer mais e melhor"

Ao encerrar seu discurso o governador reafirmou que seu maior desafio será superar os últimos quatro anos da gestão estadual. "Volto ao governo com o coração cheio de alegria e os ombros vergados sob o peso da responsabilidade. Só vale a pena a reeleição se aquele que foi reconduzido se dedicar de corpo e alma à construção de um governo melhor do que o primeiro. Este, tenham certeza, será o meu desafio: fazer mais e melhor por Sergipe e pelos sergipanos".

"Quero, mais uma vez, desta tribuna, agradecer ao generoso povo sergipano que me deu a honra de mais uma vez representá-lo à frente do governo do estado. Peço a Deus que me dê inteligência, saúde e coragem para honrar este mandato. Meu objetivo é o mesmo que me trouxe aqui há quatro anos: fazer de Sergipe um grande estado e da nossa gente um povo feliz", acrescentou Déda.

Revista às tropas

Terminada a solenidade na Casa do Povo, Déda e Jackson seguiram para a tradicional revista às tropas. Perfilados em frente à sede do legislativo estadual, de frente para a praça Fausto Cardoso, os grupamentos acompanharam girando a cabeça conforme a passagem do governador. Ao fim das honras militares, Déda e Jackson seguiram em direção ao Palácio-Museu Olímpio Campos, onde a população aguardava o início do ato público na sacada da antiga sede da administração estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário