No programa Liberdade Sem Censura de hoje, 17, apresentado pelo radialista George Magalhães, na Liberdade FM, o sargento Jorge Vieira da Cruz, gestor da maior Associação Militar de Sergipe, ABSMSE, denunciou um fato que está prejudicando centenas de idosos sergipanos.
O Banese está disponibilizando através dos caixas automáticos de auto-atendimento nas agências do Banco, uma linha de crédito que fica disponível na conta corrente do cliente. Alguns correntistas já têm cadastro pré-aprovado principalmente se for funcionário público. Diante da facilidade e da modernização que é bem vinda para o cliente por conta da desburocratização dos serviços, economizando tempo e agilizando os serviços das agências bancárias, o assunto gera uma preocupação principalmente entre idosos e pessoas de difícil locomoção que necessitam da ajuda de terceiros ainda que de sua confiança.
Um exemplo real é de uma amiga do sargento que levantou a polêmica. A aposentada que recebe um salário mínimo todo mês pelo Banese, se deparou com a notícia de que nos próximos cinco anos receberá apenas trezentos e poucos reais. “Qualquer pessoa que estiver com posse do cartão e da senha pode realizar transações bancárias pelo cliente. No caso dos idosos e das pessoas que não têm condições de se locomoverem e confiam num sobrinho, num filho ou mesmo em uma pessoa de sua confiança, eles ficam totalmente a mercê dessa pessoa. No caso dos idosos está acontecendo que essas pessoas estão fazendo empréstimos, refinanciando empréstimos e deixando o idoso sem os vencimentos, provocando uma situação de desequilíbrio econômico que gera um problema de ordem social”. Relata Vieira.
O sargento Jorge Vieira, protocolou no Ministério Público o pedido de audiência com a promotora de Justiça Dr. Euza Missano, para tratar este assunto, onde se possa criar um mecanismo junto com as autoridades competentes e mesmo com o Banese para proteger o idoso da irresponsabilidade de parentes e conhecidos que muitas das vezes os enganam.
Documento protolocado no Ministério Público:
Fonte: ABSMSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário