segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SARGENTO JORGE VIEIRA, GESTOR DA ABSMSE, SOLICITA DO MINISTÉRIO PÚBLICO AUDIÊNCIA PARA IMPEDIR QUE IDOSOS SEJAM ENGANADOS.

No programa Liberdade Sem Censura de hoje, 17, apresentado pelo radialista George Magalhães, na Liberdade FM, o sargento Jorge Vieira da Cruz, gestor da maior Associação Militar de Sergipe, ABSMSE, denunciou um fato que está prejudicando centenas de idosos sergipanos.

O Banese está disponibilizando através dos caixas automáticos de auto-atendimento nas agências do Banco, uma linha de crédito que fica disponível na conta corrente do cliente. Alguns correntistas já têm cadastro pré-aprovado principalmente se for funcionário público. Diante da facilidade e da modernização que é bem vinda para o cliente por conta da desburocratização dos serviços, economizando tempo e agilizando os serviços das agências bancárias, o assunto gera uma preocupação principalmente entre idosos e pessoas de difícil locomoção que necessitam da ajuda de terceiros ainda que de sua confiança.

Um exemplo real é de uma amiga do sargento que levantou a polêmica. A aposentada que recebe um salário mínimo todo mês pelo Banese, se deparou com a notícia de que nos próximos cinco anos receberá apenas trezentos e poucos reais. “Qualquer pessoa que estiver com posse do cartão e da senha pode realizar transações bancárias pelo cliente. No caso dos idosos e das pessoas que não têm condições de se locomoverem e confiam num sobrinho, num filho ou mesmo em uma pessoa de sua confiança, eles ficam totalmente a mercê dessa pessoa. No caso dos idosos está acontecendo que essas pessoas estão fazendo empréstimos, refinanciando empréstimos e deixando o idoso sem os vencimentos, provocando uma situação de desequilíbrio econômico que gera um problema de ordem social”. Relata Vieira.

O sargento Jorge Vieira, protocolou no Ministério Público o pedido de audiência com a promotora de Justiça Dr. Euza Missano, para tratar este assunto, onde se possa criar um mecanismo junto com as autoridades competentes e mesmo com o Banese para proteger o idoso da irresponsabilidade de parentes e conhecidos que muitas das vezes os enganam.

Documento protolocado no Ministério Público:


Fonte:  ABSMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário