Investigações conduzidas pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), através da Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vulnerável, sob a coordenação da delegada Mariana Diniz, culminou no final da tarde da última sexta-feira, 2, com o cumprimento de seis de sete mandados de prisão preventiva expedidos pela 11ª Vara Criminal da comarca da cidade de Aracaju, pela prática de abuso sexual e exploração sexual de crianças.
Foram presos: Antônio Carlos Rosendo da Silva, 53 anos, vulgo “Gordo”, Wellington dos Santos, 50 anos, José dos Santos, 56 anos, Albino de Santana Silva, 45 anos, José Fernando Costa Marcos 61 anos, e Pedro Francisco dos Santos, 42 anos. “A denúncia de exploração sexual em desfavor das crianças chegou ao nosso conhecimento através de uma informação prestada em outro procedimento policial instaurado, que visa apurar os crimes de abandono material e intelectual em desfavor dos genitores de uma das ofendidas, sendo confirmada a veracidade da denúncia e identificada a autoria após várias diligências empreendidas pela equipe de investigação nesse sentido”, destacou a delegada Mariana Diniz.
Ainda segundo Diniz, foram identificadas cinco vítimas, sendo dois meninos e duas meninas, todos menores de 11 anos, que costumavam pedir dinheiro em um dos sinais de trânsito localizado no bairro da Coroa do Meio, em situação de vulnerabilidade, transformando-se em alvos fáceis à ação dos agressores, que se prevaleciam dessa situação de risco e da condição financeira desfavorável das vítimas para explorá-las sexualmente. “Os acusados agiam isoladamente e tinham como intuito apenas a satisfação dos seus desejos sexuais, oferecendo as vítimas, em troca, dinheiro e em algumas situações até comida. Todos foram presos na sexta-feira no bairro Coroa do Meio, onde residiam”, explicou Mariana.
Dentre os presos, dois têm passagem pela polícia. Antônio Carlos, conhecido como “Gordo”, que foi preso no ano de 93 depois de tentar matar o coronel do Exército, José Prudente, que na época era comandante da Polícia Militar de Sergipe, e José Fernando, que foi detido depois de ter sido acusado de abusar sexulamente de uma criança de 8 anos. “Na casa do 'Gordo' foram encontrados diversos materias pornográficos, como filmes eróticos, fotos das vítimas sem roupa, camisinhas, pênis de borracha e remédios para disfunção erétil”, detalhou a delegada.
A coordenadora do DAGV, delegada Thaís Lemos, ressaltou a importância da comunidade no combate a essa modalidade criminosa. “Vale lembrar que o tema da violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes não é mais algo a ser tratado apenas no âmbito da família e escondido da sociedade em geral como acontecia até algum tempo atrás. Hoje, Estado e sociedade civil têm o dever de zelar pelos direitos de nossas crianças. Portanto, quem tiver conhecimento de algum caso faça a denúncia através do Disque-Denúncia (181). É importante salientar, também, que os pais ou responsáveis por essas crianças serão responsabilizados”, salientou Thais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário