quinta-feira, 12 de abril de 2012

JAILTON DIZ QUE PODER PÚBLICO TRATA A SAÚDE COM DESCASO.

Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 12/4, o vereador Jailton Santana (PSC) voltou a abordar sobre a situação precária em que se encontra o Hospital e Maternidade Santa Isabel. A unidade de saúde está prestes a paralisar todas as atividades pela ausência de recursos financeiros. O parlamentar apontou dados da maternidade que comprovama falta de pagamentos datados de setembro de 2010 até o mês atual.

“Tenho em mãos cópia de documento ao qual comprova que a Maternidade Santa Isabel se encontra numa situação de débito que já está em R$ 4 milhões e 294 mil. Recursos estes que deveriam ter sido repassados pelo Estado e pela Prefeitura de Aracaju para o pagamento de remédios, compra de material e efetuar o pagamento dos funcionários”, disse.

Na percepção de Jailton, tanto o Executivo estadual quanto o municipal não estão desempenhando bem o papel de gestores. “Todos lamentam a incompetência deles na área da saúde. Já são mais de 150 Ações Civis Públicas movidas em virtude da falta de repasses e do mistério sobre aonde está o dinheiro que deveria ser investido. Não podemos admitir que os recursos cheguem e sejam desviados”, salientou.

Na opinião do parlamentar, profissionais da saúde e os cidadãos são os que mais sofrem com a carência dos serviços. “Fica impossível o médico ou enfermeiro trabalhar com a ausência de material e sem receber salário. Para população também é péssimo, pois, quando o povo carente chega a unidade sequer encontrão médico para prescrever o receituário”, contou.

Jailton ressaltou que outras unidades de saúde também foram acometidas pelo descaso do poder público. “O Hospital Cirurgia anunciou, no início dessa semana, a suspensão de procedimentos cirúrgicos, por conta da falta de repasses dos convênios firmados entre o hospital e as secretarias estadual e municipal de saúde. A maternidade Nossa Senhora de Lourdes está carente de tudo, sequer tem fraldas para colocar nos recém-nascidos”, falou.

O vereador disse ainda que “o governador havia prometido mais zelo com o setor, que faria mudanças para melhor. Ele disse que iria acompanhar o passo a passo da situação na saúde pública no estado e em Aracaju, mas, parece que esqueceu e deixou a situação ficar caótica”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário