sexta-feira, 13 de abril de 2012

NITINHO DIZ QUE SAÚDE PÚBLICA PADECE DE DESGOVERNO ESTADUAL E MUNICIPAL.

"Antigamente, funcionava o Hospital Santa Isabel; funcionava o Hospital da Polícia Militar; funcionava o Hospital Cirurgia, plenamente; funcionava o Hospital João Alves, plenamente. E hoje, temos dificuldades para encontrar vagas nos hospitais de Sergipe. Ao longo dos anos, estamos percebendo que a população cresceu e o número de leitos oferecido não atende mais à demanda porque deminuiu". A constatação foi feita pelo líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho Vitale (DEM), em pronunciamento, na tarde desta quinta-feira (12/04). "Existe um desgoverno total na área da saúde tanto municipal quando estadual", protestou.

O vereador demonstrou preocupação com o sucateamento e descaso com a antiga Maternidade Hildete Falcão Baptista, que se encontra inoperante, e lamentou que o serviço de cardiologia do Hospital Cirurgia tenha emitido ofício ao Ministério Público Estadual, comunicando o encerramento dos serviços cardiológicos. "Penso que a saúde pública deve ser prioridade para os governos, sejam municipais ou estaduais", condenou Nitinho.

"O serviço foi inaugurado em abril de 2010, para tratamento de paciente do SUS, com infarto agudo do miocárdio. É o único que existe no Estado de Sergipe. Se fechar o serviço de cardiologia do Hospital Cirurgia, quantas pessoas irão morrer por falta deste atendimento?", questionou, criticando o que classificou como "uma imensa falta de comprometimento do poder público para com a desativação do serviço".

Nitinho criticou a construção das clínicas de saúde nos municípios, sem um planejamento prévio, que garantisse a permanência dos médicos nas cidades interioranas por falta de condições de habitabilidade para os profissionais.

Como exemplo da falta de compromisso do poder público, Nitinho lembrou que desde novembro de 2011, os honorários médicos estão atrasados por falta de repasses do poder público. Ele entende que o escasso atendimento ainda prestado nos hospitais se deve à abnegação dos médicos e profissionais de saúde lotados nestas unidades sucateadas. "O Cirurgia é o único a prestar serviços cardiológicos e realização de cirurgias nesta especialidade".

O vereador lembrou que nas visitas que tem feito aos hospitais e aos postos de saúde, a população manifesta insatisfação total com o descaso com a saúde municipal e estadual. Ele criticou a promessa feita em 2010 pelo governador do Estado, Marcelo Déda, de que assumiria
a saúde estadual pessoalmente. "Ele precisou virar médico, prometeu resolver os problemas da saúde e nem uma gripe ele curou. Imagine dizer que está procupado com a saúde do Estado, que virou um caos", apontou.

O líder da oposição apelou ao prefeito da capital e ao governador do Estado para que tenham maior atenção ao drama da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário