terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ARACAJU É UM DOS MUNICÍPIOS ESCOLHIDOS PARA IMPLANTAÇÃO DO E-SUS.


Aracaju foi um dos dez municípios brasileiros escolhidos pelo Ministério da Saúde para um projeto piloto de implantação do E-SUS, um sistema de informação que visa unificar todas as informações dos pacientes e que vai substituir o SIAB (Sistema de  Informação a Atenção Básica) entre este ano e o próximo. A apresentação foi feita pelo diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto, para os gestores da Secretaria Municipal de Saúde, ontem pela manhã no Centro de Educação Permanente em Saúde.
A secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, disse que o novo sistema vai facilitar a comunicação com toda a rede, pois, atualmente, cada  sistema  é individualizado e não se comunica entre si. "Muitas vezes você tem o subregistro, sem dado real, e você não tem dado fidedigno", afirmou.
Ela diz que por experiência própria, quando fez mestrado sobre o sistema de nascimento e mortalidade, "às vezes perdíamos uma análise mais aprofundada de determinado caso. Eu precisava pegar a informação do nascimento da criança e se ela havia morrido, analisávamos os indicadores desde o nascimento, para saber os agravantes. Muitas vezes não tínhamos essa informação correta".  Segundo a secretária, se este sistema vier a fazer essa interlocução, haverá mais segurança nos dados.
A diretora de atenção básica da SMS, Leane Carvalho Machado, lembrou que o SIAB apresentou uma série de problemas, daí a substituição. Ela disse será escolhida uma unidade básica de saúde da capital para o teste piloto do E-SUS, que disponibilizará informações do sistema ambulatorial, Bolsa Família, entre outras.
Esse novo sistema pode terminar com os problemas  do cartão SUS. Aracaju, por  exemplo, tem 587.701 habitantes,  mas quase 2 milhões de cartões. "No Ministério da Saúde essas informações serão filtradas e aí teremos um número real. É óbvio que tem morador com mais de um cartão e que temos moradores  de outros municípios que não são residem em Aracaju", disse Leane.
Na capital sergipana existem 43 unidades básicas de saúde, com 136 equipes de saúde da família e aproximadamente 800 agentes comunitários. Quando o E-SUS estiver funcionando plenamente, os atendentes receberão equipamentos eletrônicos para fazer o cadastramento em tempo real. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário