terça-feira, 6 de julho de 2010

MUNICÍPIO DE SOCORRO COMPLETA 146 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

O município de Nossa Senhora do Socorro comemora nesta quarta-feira, 7, 146 anos da Emancipação Política. Uma missa em ação de graças será realizada às 19h30 na igreja do Amparo, sede da cidade, para celebrar a data. “Parabenizo a população de Socorro pela independência do município, que tem se desenvolvido de forma extraordinária. A cidade está mudando e a melhoria da qualidade de vida da população já é uma realidade”, declarou o prefeito Fábio Henrique. A festa da emancipação é um dos principais eventos culturais da cidade.

De acordo com o prefeito, a atração de novas indústrias para o Distrito Industrial de Socorro (DIS) – o maior do Estado – gerando novos empregos para a população local, tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento acelerado do município. “Para atrair novos empreendimentos, a prefeitura disponibiliza incentivos previstos no Programa de Desenvolvimento Industrial. Entre os incentivos estão o apoio locacional, fiscal e de infraestrutura da cidade, através da participação do Governo do Estado”, disse Fábio Henrique.

Muitos investimentos estão sendo feitos em prol da melhoria da qualidade de vida dos socorrenses, como as obras de pavimentação, calçamento, drenagem, construção de praças, creches, escolas, e reformas de unidades de saúde, entre outras ações. Para qualificar os jovens, a prefeitura conseguiu aumentar o Pro-jovem de 500 para 2 mil vagas, gerando mais oportunidades para os socorrenses.

Na área da educação, Socorro se destaca das demais cidades sergipanas com a implantação do programa Mais Educação, onde os estudantes possuem ensino integral, ou seja, em um turno assistem aulas normais e no outro têm aulas de dança, teatro, esportes e cultura. Outro grande destaque na educação é a disponibilização de duas refeições por turno, um diferencial a parte.

Melhor São Pedro - Uma das maiores conquistas do município de Nossa Senhora do Socorro foi o título de cidade que realiza o melhor São Pedro do país, o Forró Siri. Organização, segurança, grandes atrações da música nacional e a participação maciça da população contribuíram para que a cidade conquistasse esse feito.

Em 2009, numa eleição feita através da internet, mais de 7 mil internautas elegeram o Forró Siri como o melhor festejo junino de Sergipe e esse ano a consagração veio com a participação de mais de 200 mil pessoas por noite nos quatro dias de festa.

História - A ocupação do território de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar do Cotinguiba ocorreu no século XVI, quando iniciou a colonização das terras de Sergipe Del Rei. Mesmo antes da chegada de Cristóvão de Barros, em 1590, já se tinha notícias da ocupação de áreas próximas às margens dos rios Cotinguiba e Sergipe. Índios, jesuítas, portugueses, franceses e espanhóis participaram da colonização e viviam da exploração de madeiras e outras riquezas da terra.

Em 1594, Tomé Fernandes recebeu uma carta de sesmaria com três mil barcos de terra ao longo do Rio Cotinguiba até onde acabam os mangues verdadeiros. As terras foram ocupadas com plantações de cana-de-açúcar e criação de gado. Durante o domínio holandês, essa produção já era expressiva. Assim, a região do Cotinguiba conseguiu expressivo desenvolvimento e no século XVI já era a terra mais promissora de todo território sergipano, destacando-se a freguesia de Nossa Senhora do Socorro, que tinha povoações importantes como Aracaju, Laranjeiras, Pedra Branca, Ibura e Campo Grande.

No século XIX Nossa Senhora do Socorro passou para a categoria de vila, desligando-se de Laranjeiras, em 1835. posteriormente teve sua área reduzida com a criação de Aracaju em 1855, do qual passou a fazer parte, tende se desligado definitivamente em 1868. As atividades agrícolas e a extração do sal foram responsáveis durante longo tempo pela economia local.

O crescimento de Aracaju ofuscou as atividades econômicas e o município atravessou uma fase de decadência. Durante pouco tempo passou para a freguesia de Laranjeiras e também em pouco tempo passou a fazer parte de Santo Amaro das Brotas. Sua independência foi em 1864. Hoje, a situação já é bem diferente. Socorro sofre as pressões do crescimento urbano e está em pleno desenvolvimento.

Um comentário:

  1. PARABÉNS PARA A POPULAÇÃO DE SOCORRO QUE ELEGEU UM BOM PREFEITO.

    ResponderExcluir