A Polícia Militar, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), iniciou na manhã desta sexta-feira, 02, a ´Operação Visibilidade´. O objetivo da ação é intensificar o policiamento ostensivo nas chamadas “zonas quentes” da capital e Grande Aracaju, ou seja, em áreas consideradas críticas pelo volume de acionamentos registrados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
“Iremos executar o policiamento ostensivo geral em toda a extensão das vias e logradouros públicos que concentram pontos de interesse turístico, as agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios, postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais em diversos pontos estratégicos”, explicou o tenente-coronel Enilson Aragão, comandante do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC).
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), ano base 2009, apontam que Sergipe cresceu acima da média do Brasil e do Nordeste ao longo dos últimos cinco anos. Isso se converte tanto em termos de rendimento da população quanto no acesso de bens de consumo. Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) expressa que Sergipe passou a ter a maior renda domiciliar do Nordeste.
“O grande desafio para a segurança pública do Estado de Sergipe é que o crescimento econômico tem como conseqüência a migração do crime e o avanço da criminalidade. Assim, realizamos um mapeamento geral na capital e Grande Aracaju principalmente em pontos de tráfico de drogas; localidades onde ocorre prática ou tentativa de homicídio, além de pontos referentes a roubos a pessoas e estabelecimentos comerciais”, explicou o tenente-coronel Enilson Aragão.
Em Aracaju, os bairros onde haverá um maior reforço da Operação são o Centro da cidade, Siqueira Campos, Cirurgia, Getúlio Vargas, 18 do Forte, José Conrado de Aracaju, Industrial, Santos Dumont, Ponto Novo, Luzia, Grageru, Farolândia, Jardins São Conrado, Santa Maria, Zonas de Expansão, Coroa do Meio e Atalaia. Na área de Nossa Senhora do Socorro, os pontos em destaque são João Alves, Albano Franco, Fernando Collor e Marcos Freire II.
Além destes pontos, corredores de segurança em diversas avenidas [a exemplo da Tancredo Neves, Hermes Fontes, Saneamento, Beira Mar, Melício Machado, Rio de Janeiro, Euclides Figueredo, Francisco Porto e Maranhão] estão previstos para ocorrer durante a Operação. “Realizaremos também pontos de bloqueios no conjunto Santa Maria, Rosa Elze, Ponte Rio do Sal e do Porto Dantas. Os terminais rodoviários também estarão contemplados neste reforço do policiamento”, concluiu o tenente-coronel Enilson.
Efetivo
Estão diretamente envolvidas na “Operação Visibilidade” as tropas dos 1º, 5º e 8º Batalhões, Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), Companhia de Polícia Rodoviária (CPRv), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), Companhia de Polícia de Turismo (CPTur), Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Centro de Suprimento e Manutenção (CSM) e Companhia de Comando e Serviços (CCSv).
Nenhum comentário:
Postar um comentário