quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PREFEITURA DE ARACAJU LANÇA SEMANA DO TRANSITO E CONCURSO.

Na manhã desta ontem, 14, foi lançada a programação da Semana Nacional do Trânsito, que acontecerá de 18 a 25 de setembro. O anúncio oficial foi realizado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, durante coletiva realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Para este ano, o tema central do evento, "A Década de Ações Pela Segurança Viária- Juntos Podemos Salvar Vidas", foi inspirado em uma projeção das Nações Unidas de que na próxima década o mundo voltará sua atenção para as questões de mobilidade urbana.

"Um recente estudo das Nações Unidas aponta que, até 2020, a questão da mobilidade urbana será o tema central na política governamental de vários países. Aracaju já começa a demonstrar sua preocupação com a questão, a partir da apresentação de projetos que sustentarão a viabilidade de um Plano de Mobilidade Urbana para a capital. Hoje, com o lançamento das atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito, a administração municipal novamente enfatiza sua preocupação com o tema e realiza a ampliação de um debate com diversos setores da sociedade", explica o prefeito Edvaldo Nogueira.

Segundo Edvaldo, dentro da política de mobilidade urbana, um dos principais itens que deve ser priorizado é a questão da segurança no trânsito. "Esse ano, o tema do evento também dá enfoque a um dos maiores problemas do trânsito que é a ocorrência de acidentes. A única forma eficaz e direta de dirimir esse grave problema é através da realização de campanhas educativas, que conscientizem pedestres e motoristas sobre os procedimentos corretos e seguros que devem ser adotados no trânsito. No caso, a Semana de Trânsito entra com essa proposta e engloba no debate a participação ativa de representantes do poder público, sociedade civil e entidades não-governamentais", diz.

Programação

A abertura do evento, no dia 18, começará com um passeio ciclístico, a partir das 7h30, na Praça Fausto Cardoso. A programação do evento contará com a realização de campanhas educativas nas principais avenidas da cidade, além da exposição itinerante de equipamentos de segurança e unidade móveis nos shoppings da capital.

Dia Mundial sem Carro, com fechamento de algumas ruas do Centro da Cidade entre as 7h às 17h, e a criação da Rua Viva, em que serão expostas diversas mudas de plantas árboreas e gramíneas, além da exposição de orquídeas e realização de atividades de educação ambiental pelo Comitê de Arborização de Aracaju. A semana também vai contar com o Dia Mundial Sem Carro, com o fechamento de algumas ruas no Centro entre as 7h e as 17h, e a Rua Viva, onde serão realizadas oficinas de artesanato, percussão, grafitagem e culinárias, além das atividades de educação ambiental, jogos, práticas esportivas e de lazer.

Segundo Edvaldo, o objetivo é contemplar e mobilizar todas as secretarias na realização do evento. "A intenção é que os órgãos e unidades da Prefeitura de Aracaju participem da Semana de Trânsito de uma forma ou de outra. Seja na realização de atividades de caráter mais educativo, ou até em dinâmicas mais voltados ao entretenimento e lazer do público. É um esforço conjunto de toda a administração para a completa realização desse evento, que já é consagrado no calendário do município", explica o prefeito.

Concursos

Durante o encontro, o prefeito também anunciou a realização de novas ações para o projeto de mobilidade urbana de Aracaju. A primeira delas consiste na abertura do novo processo seletivo para os cargos de Agente de Mobilidade Urbana e Analista de Mobilidade Urbana para as funções de engenheiro e arquiteto. Para o cargo de agente serão abertas 200 vagas, sendo necessário possuir ensino médio completo e carteira de habilitação AB. Já para o cargo de analista serão abertas cinco vagas, com o objetivo de atuar no acompanhamento, vistoria e elaboração de projetos de sinalização em vias públicas.

Para os agentes de trânsito em exercício, o prefeito tranquilizou a permanência desses profissionais em suas atuais funções. "Não iremos mexer no quantitativo de agentes que já atuam pela SMTT. A nossa intenção é complementar o quadro de 60 funcionários já existentes, oferecendo um novo efetivo que também atue no serviço de orientação e coordenação educativa dos pedestres e motoristas", explica Edvaldo.

Outra novidade anunciada por Edvaldo é a concessão de mais 125 autorizações de funcionamento para o serviço de Transporte Escolar na cidade. O processo de concessão acontecerá através de licitação, em que os interessados serão inscritos obedecendo aos critérios previamente estabelecidos por um edital ainda em fase de elaboração.

"Ainda esse ano está previsto o lançamento do edital que conterá as especificações necessárias para que os candidatos se inscrevam. Caso o número de candidatos seja superior ao número de vagas, podemos ver a possibilidade de métodos alternativos de concessão, como o sorteio de vagas. O importante é que tudo transcorra de forma imparcial", avalia Edvaldo.

Para o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, todas essas ações mostram a disposição da Prefeitura de Aracaju em construir um projeto sólido e efetivo de mobilidade urbana que beneficie a longo prazo toda população. "Para que o trânsito funcione bem, a administração já vem realizando importantes ações, como o processo de licitação do transporte do coletivo, ampliação do número de agentes de trânsito, contratação por concurso público de uma equipe técnica de engenheiros. No caso da regularização do transporte escolar, um fator importante é que será coibida a ação de profissionais clandestinos e que colocam em risco a segurança dos passageiros transportados e até de outros pedestres e motoristas", avalia Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário