segunda-feira, 2 de abril de 2012

DÉDA VOLTA DE VIAGEM À ÍNDIA COM PERSPECTIVAS DE NOVOS INVESTIMENTOS PARA SERGIPE.

"Retorno otimista com o que testemunhei, convicto do bom momento do Brasil, das suas grandes perspectivas e confiante nas grandes oportunidades que poderão ser criadas para o nosso estado, a partir de uma política de desenvolvimento econômico competente e integrada com os grandes eixos estratégicos do governo Dilma". Assim o governador Marcelo Déda revelou seu entusiasmo ao falar da viagem que fez à Índia, a convite da presidente Dilma Rousseff, compondo a comitiva que a acompanhou durante uma agenda que teve como ponto alto o IV Encontro dos Países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), um grupo econômico com potencial econômico para se tornarem economias dominantes do mundo até o ano 2050, por representar países que abrangem mais de 25% de cobertura de terra do planeta e 40% da população do mundo, além de possuírem um PIB combinado (PPC) de 18.486 trilhões de dólares.

Déda testemunhou durante a viagem o grande momento da nova inserção internacional do Brasil. "Foi uma experiência de grande importância para mim. Um momento histórico para o nosso país. Testemunhei a relevância que o Brasil alcançou nos últimos anos, a partir da nova política externa introduzida pelo presidente Lula e continuada pela presidenta Dilma. É emocionante ver líderes mundiais expressarem seu respeito pelo Brasil, aplaudir seu protagonismo no mundo", observou.

Durante o Encontro do Brics, em Nova Délhi, o governador teve participação ativa. Só não participou das reuniões fechadas, entre os cinco chefes de estado. Na plenária final, Déda integrou a delegação brasileira no dispositivo oficial do evento, acompanhando o pronunciamento dos cinco líderes, a declaração à imprensa, a assinatura do documento final e o almoço de encerramento do ato.

Mais do que isso, o governador de Sergipe teve a oportunidade de fazer contatos e trocar informações sobre oportunidade de negócios com autoridades dos países que integram o bloco. "Convidei oficialmente o embaixador da Índia no Brasil para visitar Sergipe. Há interesse na indústria de fertilizantes, mineração em geral, petróleo e gás, ciência e tecnologia, medicamentos genéricos e energias alternativas, com destaque para eólica e etanol, atividades já presentes em nosso estado", afirmou Déda.

Parceria

Ao citar o acordo de cooperação firmado entre os bancos de desenvolvimentos dos cinco países para negociarem com suas próprias moedas nacionais, Déda lembrou que Sergipe já é alvo de um financiamento do Banco de Desenvolvimento da China, que vem financiando a instalação das 20 Torres de Energia Eólica, construídas na China e que logo serão desembarcadas na Barra dos Coqueiros.

"Com a ajuda do Itamaraty e da Desenvix, empresa investidora do parque eólico no município da Barra dos Coqueiros, estamos tentando trazer os fabricantes para conhecer Sergipe, objetivando captar investimento na área de manutenção e fabricação de componentes", colocou o governador.

Em Nova Délhi, mesmo sem previsão na agenda, Déda foi convidado pela presidenta Dilma para participar de duas reuniões bilaterais, isto é, privadas entre dois chefes de estado, com a presença apenas dos seus assessores e ministros: as reuniões com os presidentes Jacob Zuma, da África do Sul e Dimitri Medvedev, da Rússia. Na oportunidade a presidenta apresentou o governador a ambos.

Reuniões

Outros pontos altos da viagem de Déda à Índia foram suas participações em reuniões expressivas, a exemplo do seminário da Câmara de Comércio Brasil-Índia, que tem como meta elevar o comércio entre os dois países a um volume de U$15 bilhões. Na reunião, a presidenta Dilma, diante de empresários brasileiros, sócios de empresas indianas, falou sobre o Projeto Carnalita e o governador falou a respeito das oportunidades na área de fertilizantes.

Já em café da manhã com Carlos Pellicer, gerente geral da UPL (United Phosphorus Limited), fabricante indiana de agrotóxicos genéricos que tem interesse em abrir fábrica no Nordeste, Déda marcou uma visita a Sergipe. Da mesma forma, o governador acertou de encontrar-se no Brasil com o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Índia, Roberto Paranhos do Rio Branco, visando discutir oportunidades em Sergipe.

Visita oficial

Na última sexta, 30, primeiro dia da visita de Estado da presidente à Índia, Pratibha Pati, o governador esteve em todos os atos, incluindo uma passagem pelo Memorial de Mahatma Gandhi. Déda foi apresentado por Dilma à presidente, Pratibha Patil, e ao primeiro ministro indiano, Manmohan Singh. O governador também esteve na reunião onde os dois governos discutiram intensamente seus pontos de vista, reforçando a cooperação.

"Dilma empolga pela firmeza, pela segurança e pelo conhecimento de causa com que trata da agenda internacional. Pude vê-la dialogando de igual para igual com Medvedev, Zuma e [Manmohan] Singh. Líder nata, nossa presidenta orgulha os brasileiros e encanta o mundo com seu estilo direto e sua sensibilidade e competência no trato das questões mais importantes da agenda econômica, política e social do mundo. Como brasileiro, fiquei muito honrado e como governador dos sergipanos, feliz, por Sergipe ter sido oficialmente representado num dos mais belos momentos do Brasil no mundo", declarou o governador.

Déda também ressaltou as constantes referências feitas pelos chefes de Estado ao ex-presidente Lula: "manifestaram um carinho raro em política internacional pelo presidente Lula. Todos se referiram a ele com palavras cheias de respeito e carinho, reconhecendo-o como um líder planetário na luta pela paz e pelo fim da pobreza e manifestando preocupação com a sua saúde".

Fonte: ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário