quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA REPASSA FUZIS DE PRECISÃO E PISTOLAS NÃO LETAIS À POLÍCIA MILITAR.


A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) repassou na manhã de hoje, dia 22, à Polícia Militar, dois fuzis calibre 7.62, para tiros de precisão, e 25 pistolas elétricas não letais, para a imobilização de infratores. Segundo o secretário João Eloy de Menezes, todo o material estava com a Policia Civil e agora irá para unidades operacionais da PM. "São todos ítens novos, adquiridos no ano passado, e que serão enviados para onde a demanda por esse tipo de armamento é maior", revelou.

Ainda foram entregues pelo secretário João Eloy carregamento contendo nove mil estojos, nove mil espoletas e nove quilos de pólvora. Esses kits serão empregados na recarga de munições para treinamento e atualização de tiro policial na corporação militar. "Estamos fornecendo desses insumos para que a tropa disponha de meios para melhorar a sua atuação. Neste ano, a PM terá capacitado mais de três mil integrantes em tiro policial nas diversas companhias e batalhões em todo o estado", reforçou.

O ato foi realizado na sede da SSP e contou com o comandante geral da PM, coronel José Carlos Pedroso Assumpção, o superintendente da Polícia Civil, delegado João Batista Santos Júnior, e o secretário adjunto da SSP, coronel Aelson Resende Rocha, além de comandantes de unidades da PM, como 1º e 8º Batalhões de Policiamento Comunitário, Batalhão de Choque (BPChq), Batalhão de Trânsito (BPTran), Companhia de Radiopatrulha (CPRp) e Comando de Operações Especiais (COE).

De acordo com o comandante do COE, major Sílvio César Aragão, os fuzis modelo AGLT se somarão a outros dois, modelo G3 que já são utilizados pelo grupamento tático para ações de retomada de reféns e em outras situações críticas. "Vamos fazer um curso para qualificar mais militares do COE para tiro de precisão, com a chancela de especialistas da PM de Minas Gerais. Será uma qualificação seletiva e muito rígida do ponto de vista técnico e que irá exigir muito dos poucos participantes", revelou.

Já as 25 pistolas modelo Taser serão destinados ao BPChq, BPTran e aos Batalhões Comunitários. Com mais esse número de pistolas, a PM passa a contar com 65 armamentos elétricos não letais. Atualmente, as equipes que mais utilizam esses ítens são soldados que atuam no policiamento de estádios de futebol e também no atendimento a ocorrências com pessoas sob o efeito de drogas. O objetivo desse tipo de armamento é disparar uma descarga elétrica que paralisa os membros do infrator sem matá-lo.

CPMC

Na oportunidade, o coronel Pedroso anunciou o retorno coronel Maurício Iunes ao Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), que estava sendo exercido interinamente pelo coronel Salvador Sobrinho. "O coronel Iunes retorna às suas atividades normais, após alguns dias afastado do CPMC. Contamos com a reconhecida competência e dedicação dele. Já o coronel Sobrinho volta a responder exclusivamente pelo Integrado Ciosp 190 [Centro Integrado de Operações em Segurança Pública]", comentou.

Segundo o coronel Iunes, a Polícia Militar continuará fazendo constantes operações em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. "Continuaremos intensificando o combate ao tráfico de drogas e também procurando prevenir os roubos e furtos. Esse é o nosso foco, vamos seguir continuar priorizando a presença nas ruas para inibir e reprimir ações delituosas, através de levantamentos que nos guiem para a realização de incursões, blitze, abordagens e rondas, é claro", reforçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário