segunda-feira, 8 de março de 2010

SSP REALIZA CAMPANHA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Fotos:  Jorge Henrique

No Dia Internacional da Mulher, o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) distribuiu, no início da manhã, panfletos, cartilhas, adesivos e rosas para motoristas no semáforo situado entre as avenidas Ivo do Prado e Augusto Maynard. A ação do Departamento especializado da Polícia Civil tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de combater a violência contra as mulheres.

Dados do DAGV mostram que o número de queixas prestadas contra homens acusados de violentar mulheres aumentou consideravelmente. Em 2008, foram registrados aproximadamente 1.600 queixas, enquanto que no ano passado o número chegou a 2.901 casos, com a instauração de mais de 600 inquéritos policiais e a prisão de vários acusados.

Uma camisa rosa, com mangas azuis e a frase “Sou macho, digo não à violência contra mulher” estampada foi utilizada na distribuição do material, iniciativa que recebeu o apoio dos motoristas. “É uma campanha importante. Infelizmente os casos de violência contra a mulher ainda é uma constante, e toda população e o poder público precisam reagir a isso”, comentou o autônomo Júlio Mendonça.

Segundo o superintendente da Polícia Civil, delegado João Batista, que também participou da distribuição do material, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), através do DAGV, tem feito um papel importante no combate à violência contra os grupos vulneráveis, a exemplo das mulheres. “Percebemos uma atuação contundente do nosso Departamento, cujo trabalho é reconhecido em todo o Brasil, inclusive pela Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública]. O combate a esse tipo de violência passa pela apuração rigorosa por parte da polícia e ainda pela conscientização. E é isso que estamos fazendo”, comentou Batista.

A delegada Georlize Teles, coordenadora do DAGV, acredita que os números contabilizados pela polícia nos últimos dois anos refletem uma reação do público feminino. “As mulheres deixaram claro que não aceitam qualquer tipo de violência. Elas também passaram a perceber que há ferramentas eficazes, iniciadas na polícia e estendidas para o Ministério Público e o Judiciário, que as protegem. E isso é um marco para o nosso trabalho”, afirmou a coordenadora.

Objetivo

A campanha desenvolvida pela SSP tem como diferencial o foco na figura do homem. O grande objetivo é difundir na consciência das pessoas que os universos masculino e feminino podem viver em harmonia. A campanha começou ainda no domingo, dia 7, na orla da Atalaia, onde na oportunidade aconteceu uma grande panfletagem com a presença de todas as delegadas da mulher do Estado e suas respectivas equipes. Durante a passeata, um trio elétrico animou o evento com a presença da cantora sergipana Amorosa.

Dando continuidade à campanha, acontecerão eventos da mesma natureza em municípios do interior sergipano. No dia 10 de março, a cidade de Lagarto receberá os representantes da SSP que difundirão a idéia. No dia 22 será a vez do município de Estância ser contemplado com a iniciativa. A cidade de Nossa Senhora do Socorro será visitada no dia 19 e por fim o município de Tobias Barreto será prestigiado pelos profissionais de segurança pública no dia 29. A campanha conta com o apoio do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Nenhum comentário:

Postar um comentário