quinta-feira, 30 de agosto de 2012

MP AFIRMA: BALAUSTRADA DA 13 DE JULHO NÃO APRESENTA RISCO IMEDIATO.

Dando continuidade à investigação realizada pelo Ministério Público de Sergipe e em virtude das fortes marés ocorridas nos últimos dias em Aracaju, que poderiam agravar a situação da balaustrada da Av. 13 de Julho, a Promotora de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo, Dra. Adriana Ribeiro Oliveira, esteve reunida com representantes da EMURB, SMTT e da GEOTEC, empresa contratada para elaboração do estudo de defesa litorânea.

De acordo com a Promotoria de Justiça, a área da balaustrada, situada nas imediações da Avenida Anísio Azevedo e do Iate Clube de Aracaju, ainda não apresenta indicativo de risco, mas existe a necessidade de execução do Projeto de Defesa Litorânea pois, com o decurso do tempo, pode haver instabilidade e perigo eminente no local.

De acordo com as informações obtidas durante a reunião, o projeto, que está sendo executado pela Empresa GEOTEC, está prestes a ser concluído e será encaminhado à SEPLAN para análise da disponibilidade de recursos para a execução. O referido Projeto engloba um estudo de batimetria – medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios – topografia e sondagem do terreno para prospecção do subsolo. Pretende-se criar estruturas semi-rígidas para conter o elevado nível do mar e reduzir a velocidade das ondas, dissipando a energia e atenuando o impacto.

“Devido às atividades de erosão e assoreamento do mar, a situação não pode esperar para ser naturalmente regularizada. O Projeto deve ser executado com durabilidade eterna”, informou Dra. Adriana.

Ainda durante a Audiência, o representante da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT informou que já foi retirado o abrigo de ônibus situado na área afetada.

Fonte: MP/SE (Mônica Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário