segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CONGRESSO MOSTRA NOVIDADES TECNOLÓGICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

O Instituto Muito Especial realiza de hoje (23) até quinta-feira (26), no Rio de Janeiro, o 3º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência. O evento ocorre depois de uma viagem de representantes da entidade e de um grupo formado por três pessoas com deficiência e um idoso às 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014. A visita a esses municípios teve o objetivo testar a acessibilidade em vários aspectos. Na avaliação do instituto, eles estão despreparadas para receber a população portadora de necessidades especiais.

O congresso apresenta as tecnologias que ajudam as habilidades funcionais das pessoas, disse o presidente do Instituto Muito Especial, Marcus Scarpa. Além disso, proporciona a disseminação do conceito de inclusão social delas. Paralelamente, está ocorrendo uma feira. “Debateremos no congresso como que essa tecnologia pode ser barateada, por meio de isenções fiscais, incentivo à pesquisa e desenvolvimento científico. Na feira, vamos apresentar o que há de mais moderno em tecnologia para pessoas com deficiência”, disse Scarpa.

De acordo com ele, o público do congresso não é formado apenas por pessoas com deficiência, mas também por pesquisadores, arquitetos, engenheiros e terapeutas, entre outros profissionais. O Instituto Muito Especial é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), patrocinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

O objetivo da tecnologia assistiva é proporcionar às pessoas portadoras de deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão na sociedade, por meio da ampliação da comunicação, mobilidade, controle do ambiente, habilidades de aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário