sábado, 21 de agosto de 2010

MINISTÉRIO DA SAÚDE FAZ APELO A ESTADOS QUE MANTENHAM A VACINAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS.

O Ministério da Saúde recomenda que seja mantida a vacinação em animais de estimação contra a raiva em todo o país. No estado de São Paulo, a campanha foi suspensa por conta da morte de cães e gatos após terem sido vacinados.

O ministério informa que os casos de reação adversa relatados até o momento estão abaixo do padrão e ressalta que a não vacinação coloca em risco a população. “Não há evidências, até o momento, que os eventos adversos apresentados justifiquem a interrupção da campanha, pois eles estão abaixo do relatado na literatura internacional e do produtor.”

Os donos de animais de estimação devem vaciná-los contra a raiva para não pôr em risco a população. Isso porque a raiva pode ser contraída por humanos. Nesses caso, a taxa de letalidade é próxima de 100%, segundo nota do ministério.

De acordo com a pasta, foram registrados nove casos graves, sendo oito mortes de animais. Os casos ocorreram na região metropolitana do Rio de Janeiro (2), na capital paulista (4) e em Guarulhos (3). Para o ministério, os eventos estão relacionados à reação individual de cada animal à vacina, como hipersensibilidade ou doenças.

O ministério afirma ainda que a vacina antirrábica usada no Brasil é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem garantia de imunização por um ano. O laboratório fabricante é licenciado pelo Ministério da Agricultura e vende o produto em clínicas veterinárias de todo o país.

Fonte: Agência Brasil (Carolina Pimentel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário