segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CIRURGIA DE LAQUEADURA É OFERECIDA GRATUITAMENTE PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU.

Oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o método contraceptivo denominado laqueadura visa auxiliar a população no planejamento familiar, como mais uma forma de controle da natalidade. A laqueadura é uma cirurgia de esterilização voluntária e definitiva que rompe as tubas uterinas, impedindo a passagem dos óvulos até o útero e evitando a fecundação.

Segundo a técnica do Programa de Saúde da Mulher, Kátia Andrade, existem duas possibilidades para a realização da cirurgia: a mulher que já está sendo acompanhada por uma Unidade de Saúde da Família (USF), já tem um planejamento familiar e faz a opção pela esterilização cirúrgica; ou aquela mulher que ainda não está sendo acompanhada pela USF, e que, expressando o desejo de fazer a laqueadura, procura uma unidade para dar início ao procedimento.

"Para realizar a cirurgia, a mulher passa por um processo de 60 dias, que consiste em exames, preparação educacional, explicação do método cirúrgico, dos riscos, as outras opções de métodos que podem ser reversíveis, as vantagens e desvantagens de cada um", explica ela. No prazo de 60 dias, portando todos os exames pré-operatórios, a paciente é encaminhada para perícia, onde vai ser avaliada e, caso aprovada, é agendado o procedimento. A cirurgia é realizada no Hospital Santa Isabel, no prazo de 15 a 30 dias.

Perfil

A cirurgia é indicada para aquelas mulheres que tenham uma idade mínima de 25 anos ou, no mínimo, dois filhos. Caso haja risco de mortalidade da mulher ou do concepto, também há a possibilidade de realizar o procedimento, precisando ser avaliada pelos médicos da unidade para confirmar essa possibilidade. "Além desses fatores, é feita também uma avaliação social e econômica para analisar em que situação vive o casal, abrindo também a possibilidade para a cirurgia", explica Kátia.

A vantagem desse procedimento é que, por ser definitivo, a mulher não tem necessidade de fazer o uso de outro método, pois, às vezes, ela não tem uma boa adequação ao uso de hormônio ou de outro método contraceptivo. "É importante deixar claro que mesmo feito o procedimento da laqueadura, é indispensável o uso de preservativo para prevenção de DST's, Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis", explica a técnica.

"A orientação tem que ser feita pensando no casal e não só na mulher, já que o programa Planejamento Familiar, é pensando na adequação e na comodidade deles", conta ela. A faixa etária que incide a cirurgia é de 20 a 29 anos, sendo possível realizá-la mesmo após o parto cesariano.

Recuperação

A cirurgia é um procedimento simples e dura em média 40 minutos. O tempo de recuperação é aproximadamente 15 dias, e é necessário que a paciente siga as orientações dadas pelo médico, como manter a alimentação normal, caminhar para evitar complicações vasculares e evitar relações sexuais e atividades físicas durante o período de recuperação.

Kátia Andrade alerta que, como qualquer método, existe um risco de falha. Por isso, é passada para a paciente a possibilidade de ineficácia do método, pois o organismo pode, ao longo do tempo, realizar uma reversão cirúrgica. "Apesar de não ser uma coisa que rotineiramente acontece, há sim a possibilidade de ocorrer, mas deixamos tudo bem claro para o casal", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário