sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SAÚDE LANÇA CAMPANHA E FAZ ALERTA À POPULAÇÃO SOBRE A AIDS.

A Secretaria de Estado da Saúde, através da gerência de DST/Aids, realizou várias ações alusivas ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, lembrado hoje, lº de dezembro, e lançou a campanha “Amar não tem hora – Camisinha 24 horas”. A data foi criada com o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, divulgar informações sobre a síndrome e reforçar o respeito aos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus HIV.

Em Sergipe, oito diferentes ações voltadas para a população, estudantes e trabalhadores da saúde fomentaram a importante data, desde a última quarta-feira, 30. Foram realizadas a Campanha do Laço Vermelho, mesa redonda sobre as causas e consequências do preconceito em relação às pessoas que vivem com HIV/Aids, campanha “Fique Sabendo, capacitação das unidades hospitalares Regionais no Protocolo de Condutas Pós Exposição Ocupacional e Materiais Biológicos, intervenções de prevenção junto às populações mais vulneráveis, nos bares da Orla, Caminhada de Solidariedade e Comando Saúde na Estrada, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e Sest/Senat.

Campanha “Amar não tem hora – Camisinha 24 horas”

No ensejo do 1º de dezembro, a SES em parceria com empresas do setor privado, lançou a campanha “Amar não tem hora – Camisinha 24 horas”. Serão disponibilizados gratuitamente preservativos masculinos para o público durante 24 horas por dia. “Essa é uma nova experiência de disponibilização das camisinhas para os casais utilizarem nas relações sexuais ocasionais ou não. Apesar da camisinha estar disponível na rede pública de saúde, muitas mulheres afirmam engravidar por não terem camisinha na hora da relação sexual. Os frequentadores da orla e os turistas terão camisinha grátis 24 horas na lanchonete Max Lanches, situado próximo à Praça dos Arcos da orla de Atalaia, e no posto de gasolina BR próximo ao Shopping Riomar. A experiência poderá ser expandida para outros locais estratégicos de Aracaju”, disse Almir Santa, gerente do programa DST/Aids da SES.

Campanha do Laço Vermelho

Uma campanha da Organização das Nações Unidas (UNAIDS) e da Associação Brasileira de Municípios, Aracaju também teve um Laço Vermelho alusivo ao enfrentamento da epidemia no trevo de acesso da Avenida Beira Mar para o Sopping Rio Mar, colocado pela SES. “Em Sergipe, em torno de 10 municípios do interior colocarão o laço em pontos estratégicos, como Propriá, Laranjeiras, Lagarto, Itabaiana, Estância, entre outros”, afirmou Santana

Mesa Redonda

Fruto de uma parceria SES, Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Sociedade Semear e Secretaria de Estado da Educação, estudantes da rede pública de ensino de Aracaju e Indiaroba assistiram palestras sobre DST/Aids, no auditório da sede da Sociedade Semear, uma vez que o município de Indiaroba passou por um pânico sobre ameaça de infecção de HIV/Aids por uma pessoa supostamente contaminada, através de uma seringa. “Nós mostramos que a ameaça é uma lenda urbana e que basta uma pessoa inventar a história e sair espalhando para criar o pânico. Também falamos que não é tão simples alguém como uma seringa sair contaminado outras pessoas. Além disso, tiramos dúvidas e fizemos esclarecimentos para os estudantes, inclusive com a participação de pessoas que vivem com o vírus do HIV”, contou Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário