quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CONSTRUÇÃO DO NOVO IML SERÁ POSSÍVEL COM OS RECURSOS DO PROINVESTE.

O Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste), do governo Federal, pode trazer muitos benefícios para a população sergipana. O objetivo inicial do governo do Estado é utilizar R$ 727 milhões em recursos que devem ser investidos em diversas áreas estratégicas, como na construção de um novo Instituto Médico Legal (IML).

Essa liberação dos recursos é permitida graças a solidez fiscal do Estado, que possui equilíbrio fiscal e financeiro suficientes para participar do Programa o qual precisa ser aprovado na Assembleia Legislativa para avaliação e votação dos parlamentares, contendo todos os detalhamentos do empréstimo.

Segundo o secretário-adjunto da Segurança Pública (SSP), João Batista, a quantia destinada à Segurança atinge a marca dos R$ 11 milhões. “Para nós, a importância do Proinveste está muito ligada a concepção de um grande projeto que temos na área de Segurança Pública, que é a construção de um novo Instituto Médico Legal”, enfatiza. 

Com os recursos provenientes do Proinveste, o novo prédio do IML será deslocado para o município de Nossa Senhora do Socorro. Lá, as câmaras para guardar os corpos serão ampliadas. Além disso, haverá três salas para necropsia dos corpos, gerando uma maior rapidez na liberação dos casos de mortes violentas registradas pelo Instituto.

João Batista diz ainda que a população sergipana não merece mais o atual IML, porque a demanda do estado aumenta a cada dia. “Temos que tirar do papel esse projeto e construir um novo IML, em uma localidade melhor. Esse Instituto terá sua capacidade de atendimento triplicada, oferecendo um bom serviço à população que terá mais segurança e conforto, assim como aos médicos que trabalham no local”.

Ainda conforme o secretário, não ocorrerá mais a vitimização das pessoas que precisam retirar os corpos dos seus entes. “O que acontece hoje é que em casos de crimes ou acidentes violentos, a família enfrenta um calvário, pois o atual prédio do IML não tem condições de absolver a demanda, por mais que os médicos, diretores e servidores se esforcem”.

Com o Proinveste será possível também transformar o prédio onde funciona atualmente o IML em um espaço direcionado para exames de pessoas vivas, a exemplo do corpo de delito. “Para pessoas mortas teríamos um prédio moderno e em um local menos habitado e com mais estrutura para atender a demanda. É um sonho que é acalentado há décadas. O Governo do Estado está fazendo um grande esforço na captação de recursos", observa o secretário adjunto.

Os recursos da SSP não ficarão restritos apenas ao Instituto Médico Legal. “Teremos também com base nesses investimentos o aparelhamento da Polícia Militar e Polícia Civil, e será possível adquirir viaturas para as duas instituições”.

IAPF

Toda estrutura laboratorial do IML será deslocada para o novo prédio do Instituto de Análise e Perícia Forense (IAPF), que será inaugurado em Novembro. O IAPF compreenderá oito laboratórios de perícia forense: Toxicologia Forense, Genética Forense (DNA), Química Legal, Entomologia Forense, Informática Forense, Fonética Forense, Biologia Forense e Antropologia Forense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário