quinta-feira, 25 de outubro de 2012

GOVERNO FORMA ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA CENTRO DE ATENDIMENTO A MULHERES EM ITABAIANA.

No final da manhã desta quinta-feira, 25, o governador em exercício, Jackson Barreto, promoveu a assinatura de um termo de cooperação para o gerenciamento do Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência que será inaugurado no município de Itabaiana em dezembro. O ato contou com a presença do prefeito do município, Luciano Bispo, da primeira dama e secretária de Assistência Social do município, Roseli Andrade, além da secretária Especial de Políticas para Mulheres do Governo do Estado, Maria Teles.
Os centros atenderão as regiões a partir das cidades-polo de Tobias Barreto, Carmópolis (já em operação), Estância, Poço Redondo e Propriá. “Esta é mais uma ação exitosa fruto da atuação competente da secretária especial Maria Teles. Ficamos felizes, pois esta é uma estratégia que vem alcançando resultados fundamentais no combate à violência doméstica contra as mulheres sergipanas”, afirmou o governador em exercício, Jackson Barreto.
Ainda segundo o governador em exercício, “a partir dessa iniciativa desenvolvida em parceria com a secretária de Assistência Social de Itabaiana, Roseli Andrade, se desenvolverá um projeto que tem um sentido, acima de tudo, humanitário e de cidadania”.
“Estamos tornando essa iniciativa uma política pública permanente e, nesse sentido, vamos instalar este novo centro dotado de equipamentos, com participação do Governo Federal. Não tenho dúvida de que essa ideia será virtuosa nos grandes centros urbanos do interior do estado. Itabaiana não poderia ficar fora disso, e essa é mais uma ação política importante do prefeito Luciano Bispo”, destacou Jackson Barreto.
Estrutura
De acordo com Maria Teles, este é um dos seis centros que oferecerá cobertura na abordagem das situações de violência contra a mulher em todas as regiões do estado. “Toda a sociedade sergipana tem acompanhado que há um inegável aumento no número de denúncias contra situações de violência contra a mulher. Isto é, em última análise, fruto da difusão de informações quanto aos direitos da mulher e da existência da estrutura legal para acolher este tipo específico de denúncia. É justamente com esse objetivo que os centros funcionam, explicando às mulheres quais os seus direitos e procedimentos adequados para coibir este tipo de prática abominável”, detalhou a secretária Maria Teles, ao explicar a orientação social, jurídica e psicológica que é oferecida nas unidades.
Os efetivos dos centros são formados por equipes multidisciplinares que buscam facilitar e orientar as mulheres nessa situação, antes mesmo da chegada da ocorrência a uma delegacia. “Ir a uma delegacia denunciar um fato desta natureza é, efetivamente, uma situação muito difícil para qualquer mulher. Nós buscamos oferecer toda a estrutura para decidir o que a mulher acha melhor para se livrar dessa situação da violência doméstica”, complementa Maria Teles.
Confirmando a importância dos referidos centros, a secretária informou que o centro de Tobias Barreto, inaugurado há cerca de um ano,  tem sido muito procurado inclusive por mulheres oriundas de municípios do estado vizinho da Bahia. “Isto demonstra como é importante ter acesso à informação e saber o que fazer nessas situações”, ilustrou.
Política Fundamental
De acordo com o prefeito Luciano Bispo, a ação política em defesa dos direitos das mulheres tem sido uma marca da administração do governador Marcelo Déda. “A inauguração desse centro vai consolidar essa ação agora dirigida às mulheres de Itabaiana. Essa é uma ação de extrema importância para as mulheres de Itabaiana, já que verificamos um aumento desse índice de violência também em nosso município”, destacou o prefeito.
A reunião também foi acompanhada pelo vereador de Itabaiana, Olivier Chagas, além de assessores das respectivas secretarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário