quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PREFEITURA DE ARACAJU OFERECE TESTE RÁPIDO PARA SÍFILIS.

Nesta sexta-feira, dia 19, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vai iniciar o processo de descentralização de testes rápidos para HIV/Sífilis em Unidades de Saúde da Família (USFs). Os testes serão ofertados preferencialmente às mulheres gestantes e aos seus companheiros.

A primeira unidade básica a ofertar a testagem rápida será a USF Celso Daniel, localizada na Travessa 5, s/n, Conjunto Padre Pedro do bairro Santa Maria. Ainda este mês, 14 unidades básicas estarão ofertando o exame.

"A oferta está sendo descentralizada na semana alusiva ao Dia Nacional de Combate a Sífilis. Até então, os testes rápidos eram ofertados apenas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Especialidades Médicas (Cemar-Siqueira Campos)", esclarece a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

Descentralização

Na capital sergipana, segundo Stella Maris, a PMA selecionou 14 unidades-pilotos para ampliar a oferta do Teste Rápido: USF Celso Daniel, localizada no bairro Santa Maria; USF José Machado de Souza, USF Renato Mazzé Lucas e USF João Oliveira Sobral, do bairro Santos Dumont; USF Lauro Dantas e USF Onésimo Pinto, localizadas no Bugio; USF Santa Terezinha, no Robalo; USF José Quintiliano, localizada no bairro Cidade Nova; USF Francisco Fonseca, do bairro 18 do Forte; USF Geraldo Magela, localizada no bairro Orlando Dantas, na USF Joaldo Barbosa, do bairro América; USF Manoel de Souza, no Sol Nascente; USF Oswaldo de Souza, no bairro Getúlio Vargas e USF Carlos Hardman, no Soledade.

Estratégia

Para organizar a ampliação da oferta do Teste Rápido na Rede de Atenção Primária (Reap), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou Oficinas para Multiplicadores do Teste Rápido, para sensibilizar e preparar os profissionais das 14 USFs, escolhidas como unidades-piloto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário