quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SSP RECEBE EQUIPAMENTO DE ANÁLISE TOXICOLÓGICA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.

Foto:  Ascom/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), através do Instituto Médico Legal (IML), recebeu do Ministério da Justiça um equipamento de análises toxicológicas, denominado Cromatógrafo.

Ele vai auxiliar a Polícia Técnica sergipana na apuração e elucidação de crimes que envolvam substâncias tóxicas.

De acordo com o diretor de Perícias Técnicas, Adelino Lisboa, o novo equipamento servirá para identificar substâncias de forma qualitativa e quantitativa encontradas em pessoas mortas e vivas.

“Por exemplo, o arsênico encontrado em legumes, que geralmente não é a causa da morte de uma pessoa. O médico desconfiando pede para fazer o exame colhendo extrato do estômago de uma pessoa e o aparelho pode detectar a tal substância de forma macroscópica, bem como verificar se quantidade encontrada foi letal”, explicou.

Para perita criminal e diretora do Instituto Analises e Pesquisas Forense, Maria Auxiliadora, o novo equipamento é o primeiro passo para ser dada uma resposta mais imediata a sociedade em casos relacionados a utilização de substâncias tóxicas.

“O aparelho nos permite trabalhar com a parte biológica, como o conteúdo estomacal, urina ou saliva de pessoa morta ou viva. Esse material vai passar por uma leitura óptica, o resultado é impresso, sendo transformado em laudo e posteriormente em prova técnica”, constatou.

O trabalho de análise com o novo equipamento será desenvolvido com o apoio da Universidade Federal de Sergipe e da Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário