quarta-feira, 14 de outubro de 2009

SAMU RECEBERÁ SETE AMBULÂNCIAS PARA ATENDER RECÉM-NASCIDOS.

Sergipe receberá do Ministério da Saúde sete Unidades de Suporte Avançado (USA) para o atendimento exclusivo a pacientes recém-nascidos. As ambulâncias vão integrar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), que atualmente é composta de 59 viaturas, e dar ao estado o status de ser um dos primeiros do país a dispor desse tipo de unidade móvel.

A previsão é que os veículos sejam entregues nos próximos 30 dias, o que vai possibilitar um melhor atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência a pacientes neonatais no interior. “A doação dessas unidades, que funcionam como UTIs móveis, reforçam o plano de ações do Ministério da Saúde para reduzir a mortalidade infantil no país”, explica o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.

Segundo ele, Sergipe será um dos primeiros a ser contemplado com essas unidades de suporte avançado de vida justamente porque é o único Estado onde o atendimento do Samu é regionalizado. “Somos pioneiros na implantação de bases descentralizadas do serviço, que atendem a um modelo geocêntrico, garantindo cobertura a todo o território sergipano”, ressalta Rogério Carvalho.

O coordenador geral do Samu, José Edvaldo dos Santos, acrescenta que a distribuição das USAs neonatais será feita de acordo com a localização das maternidades em Sergipe. “A ideia é também qualificar o atendimento às gestantes que acionam o serviço, reduzindo o percurso até a unidade de saúde onde é feito o parto”, informou. As novas ambulâncias devem ir para Propriá, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Estância, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro e Porto da Folha.

Bases descentralizadas

A chegada dessas sete ambulâncias fortalece a reestruturação do Samu 192 Sergipe. Ao todo, o Governo do Estado está implantando 36 bases descentralizadas. Seis delas já foram inauguradas: em Cristinápolis, Lagarto, Estância, Boquim, Nossa Senhora da Glória e Porto da Folha.

A lógica de descentralização do atendimento pré-hospitalar já vem sendo trabalhada desde que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou o processo de reestruturação do Samu Sergipe. A novidade é o fato de, através da entrega dessas novas bases, o serviço oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e, consequentemente, uma maior qualidade na assistência prestada.

No caso das sete bases que receberão as USAs neonatais, elas passarão a contar com duas unidades de suporte avançado, pois já dispõem de um desses veículos para atender os pacientes adultos. “Isso vai permitir que os recém-nascidos que precisam de intervenção de UTI sejam atendidos e transportados de forma mais adequada para a UTIn da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, na capital”, concluiu a enfermeira Luciana Lemos, da equipe do Samu.

Atendimento

O Samu 192 Sergipe é responsável pelo atendimento pré-hospitalar em 74 municípios, o que corresponde a uma população de 1.419.123 habitantes e realiza uma média de 6,5 mil atendimentos ao mês, dos quais 421 são obstétricos e outros mil pediátricos. As Unidades de Suporte Avançado a serem doadas pelo Ministério da Saúde dispõem de equipamentos específicos para o atendimento neonatal, entre eles bombas de infusão, incubadoras e ventiladores mecânicos.

De acordo ainda com a enfermeira Luciana Lemos, para assegurar um nível elevado na assistência aos recém-nascidos, os profissionais do Samu 192 Sergipe já vêm passando por capacitações específicas. “O Núcleo de Educação Permanente já realizou treinamento em Reanimação Neonatal para aqueles que atuam nas Unidades de Suporte Básico (USB) e até o inicio do próximo ano vamos estender a capacitação ao pessoal de Suporte Avançado de Vida”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário