domingo, 8 de agosto de 2010

ESTRESSE E ATIVIDADE FÍSICA.

A importância de ter a mente e corpo saudável e atingir o bem estar, é cada vez mais difícil diante de uma realidade caótica no qual nos encontramos.

O estressse, que nada mais é do que uma reação do organismo frente a fatores externos desfavoráveis e suas repercussões que ele pode causar na vida das pessoas devem ser analisadas em um contexto multicausal, assim como o adoecimento do indivíduo, que se não for tratado, pode resultar em outros problemas mais graves como dependência química que se manifesta como forma de fuga diante de situações conflitantes.

Todos os dias, em casa, no trabalho, ou mesmo em um jogo, encararmos algum tipo de desafio fora das exigências normais que são impostas ás nossas mentes e ao nosso corpo, a exemplo disso podemos citar engarrafamento de trânsito, pressão no trabalho, cobranças na vida pessoal, situações econômicas instável ou noites mal dormida.

Entre as diversas reações bioquímicas que o estresse provoca, encontram-se a constrição (fechamento) dos vasos sanguíneos, o aumento da frequência respiratória, a diminuição dos movimentos gastrointestinais, aumento da temperatura corpórea e do tônus muscular.

Enumerar as causas do estresse seria quase impossível, mais algumas delas podem ser pontuadas, na nossa sociedade a evolução tecnólogica, proporcionam mais conforto e comodidades para o homem, facilitando o dia a dia porém diminui o movimento corporal, que traz consigo o aumento do estresse o sedentarismo, principais inimigos de uma boa qualidade de vida.

O desenvolvimento de novos hábitos, com uma ênfase na prática de atividade física, é fundamental para a melhoria da saúde e consequentemente, da qualidade de vida. Os exercícios físicos tais como caminhada, corrida, natação, hidroginástica, musculação, entre outros, cada vez mais ganham a adesão das pessoas que buscam o desenvolvimento para o bem estar e funcionamento do organismo físico e mental.

Exercitar-se pode ser ainda, uma maneira de fazer novos amigos e ajuda a combater o estresse, além de diminuir os níveis de colesterol e de açucar, que tendem a aumentar com a idade, melhora a auto-estima e a pessoa se sente mais disposta.

Texto escrito por Ana Paula Silva
Ergonomista/Fisiologista CREF 457-G/SE
(Consultora exclusiva do Acontece em Sergipe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário