O ‘verão mais quente do Brasil’ já tem data, local e o melhor: programação definida. Afinal, na manhã desta quinta-feira, 15, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizou no Hotel Mercure, o lançamento oficial do Verão Sergipe 2012. Com o objetivo de fomentar a cultura, o esporte e o turismo, nesta edição a festa ocorrerá na Atalaia Nova, nos dias 27 e 28 de janeiro e na Praia da Caueira, entre os dias 3 e 4 de fevereiro.
O Verão Sergipe é uma iniciativa do Governo do Estado sob coordenação da Secult, com apoio da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e das Secretarias de Estado da Comunicação (Secom) e do Esporte e Lazer (Seel) da Segurança Pública (SSP), do Turismo (Setur) e da Saúde (SES), além da Deso e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária, as Prefeituras Municipais da Barra dos Coqueiros e de Itaporanga D’Ajuda também apoiam o evento.
Atrações
No dia 27, entre as atrações na Atalaia Nova estão: The Baggios, Paralamas do Sucesso e Margareth Menezes e Reação; Chimarruts e Rita Lee estarão presentes no dia 28 de janeiro. Já na Caueira, as bandas Cabedal, Biquini Cavadão e Fundo de Quintal se apresentarão no dia 3 de fevereiro. No dia 4, ainda na Caueira, será a vez das bandas Alapada, Rita Ribeiro e Frejat.
Além dos shows, a festa tem um cronograma com diversas atividades, como oficinas de percussão e reciclagem, atividades esportivas e cortejos folclóricos. Entre os grupos que irão se apresentar estão a Batucada de Estância, Samba de Coco da Barra dos Coqueiros e Cacumbi, do município de Japaratuba.
Para esta edição, uma estratégia curiosa foi formulada para a elaboração da programação da festa: o público pôde sugerir, através de redes sociais, como o Twitter e o Facebook, quais artistas eles queriam que se apresentassem no evento. O resultado não poderia ter sido outro: sucesso em relação à aceitação e opinião dos internautas.
Lançamento
Responsável pelo lançamento da programação oficial da festa, a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, explicou que o Verão Sergipe é uma extensão do Projeto Verão, por isso marca consolidada do atual Governo. “Esse projeto tem a marca do governo Marcelo Déda, que começou exatamente da experiência que tivemos em Aracaju com o Projeto Verão, por isso quando chegamos ao Governo, nós estendemos essa experiência para o interior do estado, contemplando praias dos litorais Sul e Norte”, destacou a gestora.
Eloísa destacou a contribuição do evento para o fluxo turístico no litoral Sul, especificamente na praia da Caueira. "O evento foi responsável por fazer uma redescoberta daquela praia, assim como todo litoral Sul. Por isso, por orientação do governador Marcelo Déda, nós fomos instruídos a continuar com esse calendário, que é importante para a movimentação turística, assim como para a vida do Estado de Sergipe”, dialogou a secretária.
Outra novidade do Verão Sergipe 2012 é em relação ao início da festa, que ocorrerá no dia 27 de janeiro na Atalaia Nova, ao mesmo tempo em que acontecerá a inauguração da nova Orla do município da Barra dos Coqueiros.
Turismo
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, Sergipe vem despontando como destino turístico extremamente competitivo no cenário nacional por suas belezas naturais, por sua cultura, sua religiosidade, sua culinária, por isso o Verão Sergipe vem para agregar ainda mais valor ao estado.
“O evento engloba atividades ligadas ao esporte, à cultura local e nacional. Por isso, aumenta a possibilidade de fazer com que o turista ou até mesmo o próprio sergipano conheçam essas cidades que irão receber a festa, movimentando, assim, sua economia e fazendo com que aquele visitante se torne um potencial turista de retorno. Eventos como esse são de suma importância para fazer esse intercâmbio e consolidar cidades que tenham um potencial turístico como a Praia da Caueira e da Atalaia Nova”, explanou o secretário.
Arena Multicultural
Uma das linhas de trabalho do Governo de Sergipe é a valorização dos artistas sergipanos. Por isso, uma das preocupações da Secult ao elaborar o Verão Sergipe é reservar um espaço especialmente destinado aos artistas locais. Por consequência, surge a Arena Multicultural, que está em sua terceira edição.
A escolha das bandas que se apresentarão no palco será feita através de edital. Serão três bandas por noite neste espaço, totalizando 12. Cada artista que vencer o edital e participar da festa receberá um cachê por sua participação.
Para a gestora de Cultura do Estado, Eloísa Galdino, o Verão Sergipe só tem sentido se houver a formação de plateia para os artistas locais. “A Arena Multicultural simboliza esta preocupação com nossos artistas. Haverá um processo de seleção de 16 artistas, com mais quatro do palco principal, totalizando 20. Este é o momento de aproveitarmos a marca do Sergipe Cultural para divulgar e difundir a música produzida no nosso estado”, acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário