segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

GOVERNO ASSINA CONTRATO PARA DIMINUIR FILA DE ESPERA NA RADIOTERAPIA DO HUSE.

Foi assinado na tarde desta segunda-feira, 24, entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Oncoclínicas, unidade especializada em tratamento do câncer em Salvador, na Bahia, contrato para viabilizar o tratamento de todos os pacientes que hoje aguardam por um procedimento de radioterapia, reduzindo e até zerando a fila de espera em Sergipe, garantindo, assim, a ampliação da assistência aos pacientes oncológicos. 

"Estamos assinando esse contrato hoje que vai fazer a diferença na assistência aos pacientes oncológicos. Fui a Brasília e conseguimos, através do Ministério da Saúde, recursos no valor de aproximadamente R$ 2,3 milhões para custear o tratamento. Como atualmente só o Huse tem o sistema 3D, por mais que coloque para funcionar em três turnos, não dá vencimento", disse a secretária Joélia Silva.

Segundo a gestora, o maior número é de câncer de próstata, cerca de 89%. "Então fizemos umas pesquisas para montagem de uma planilha de custos e estamos assinando o contrato hoje, com todo o processo cumprido com acompanhamento da própria Procuradoria Geral do Estado. Esse contrato vai permitir a garantia do tratamento até que as obras sejam concluídas para instalar os dois outros aceleradores: o do Huse e o do Hospital Cirurgia", esclarece a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

Os recursos vão arcar com o tratamento de pacientes que aguardam na fila da radioterapia em Sergipe. Dentre os serviços nesse pacote, estão os de combate ao Câncer de Próstata, Estômago, Pulmão, Reto, Esôfago, Mama, Colo do Útero, Laringe, entre outros. O Governo do Estado vai arcar ainda com o transporte e ajuda de custo.

"A proposta inclui a primeira consulta e a tomografia sendo feitas aqui em Aracaju para reduzir o tempo do paciente fora do Estado, deslocando esse paciente já para o planejamento na máquina e para as sessões de fato. O início do agendamento será feito de imediato", esclarece o coordenador do Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal  (Sigau), Clovis França.

"Atuamos com usuários do SUS de Minas Gerais e da Bahia. O know how da empresa está relacionado ao corpo técnico, altamente capacitado e à experiência na realização de radioterapia e quimioterapia. Estamos prontos para atender o paciente da forma mais célere possível", afirmou Paulo Muradas, diretor de operações da Oncoclínicas do Brasil.

Participaram da assinatura do contrato, o diretor de Atenção Integral à Saúde, João Junior, o diretor de Gestão de Sistema, Hélio Farias, o assessor jurídico da SES, Max Amaral.

Radioterapia

Atualmente, existe um fila de espera de mais de 300 pacientes em Sergipe, para a realização do tratamento de Radioterapia através do SUS. A contratação de um serviço de Radioterapia fora do Estado possibilita a diminuição da fila de espera dos usuários do SUS que aguardam tratamento.

"Com isso, vamos vencer mais um desafio que é reduzir e até zerar a fila de espera da radioterapia. A Oncologia tem sido uma das prioridades e o Governo do Estado vem demonstrando o cumprimento na melhoria e ampliação dessa assistência", destaca Joelia Silva Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário