quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PEDIATRIA DO HUSE PASSARÁ POR REFORMA E CONTARÁ COM 7 NOVOS LEITOS DE UTI.

Mais um passo importante em benefício da qualidade do atendimento e conforto ao paciente infantil. Foi com esse pensamento que técnicos da Diretoria de Atenção Integral à Saúde e de Planejamento, da Secretaria de Estado da Saúde, da Infraestrutura da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e a Superintendência do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) estiveram reunidos na quarta-feira, 5, durante visita à estrutura que abrigará a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI), para tratar da elaboração do projeto de adequação e ampliação da Pediatria do Huse.

O diretor operacional da FHS, Wagner Andrade, destacou a importância da obra. "Primeira reunião do grupo para definir os ajustes na planta para o início das obras e entrega futura do prédio. Um ganho fundamental porque a gente aumenta em 70% o número de leitos intensivos em pediatria que hoje é uma dificuldade no estado. A rede pública só conta hoje com 10 leitos e que estão no Huse e vamos ampliar. Isso é fundamental e em termo de assistência ao internamento a gente acresce mais leitos que já fazem uma grande diferença. Fundamental para Sergipe", ressaltou.

Com a entrega de parte do prédio da Pediatria que estava sendo utilizada pelos pacientes da UTI Adulto e que já foram transferidos para a nova UTI, o local já está disponibilizado para o início das obras e ganhará novos espaços e área física ampliadas, segundo o coordenador administrativo do Huse, Jardel Mitermayer.

"O primeiro passo já foi dado. O prédio foi desocupado, está sendo elaborado o projeto com a aprovação da equipe gestora da unidade de pediatria e esse projeto vai para a licitação para ser executada a reforma nos dois andares, sendo um andar para a UTI pediátrica e outro para as enfermarias, integrando todo o prédio. O andar da antiga UTI adulto, depois da obra, passará a ser a UTI pediátrica que vai ser toda reformulada", explicou.

A coordenadora de Infraestrutura da SES, Ana Carla Andrade, disse que a Pediatria será adequada para atender ainda melhor os pacientes infantis. "Vamos reavaliar o espaço físico que antes estava sendo utilizado por adultos e vamos utilizar efetivamente para crianças. Nós vamos subdividir os leitos, pintar o espaço, adequar para o padrão infantil. Depois da reforma concluída, teremos uma ambiência melhor para comportar os pacientes, acompanhantes e funcionários, dando ainda mais qualidade no atendimento", disse.

O diretor de Atenção Integral à Saúde da SES, João Lima Júnior, explica que "hoje visitamos as duas áreas que foram desocupadas recentemente com a inauguração da nova UTI para que a gente possa ver as necessidades e encaminhamentos necessários para as adequações. A visita hoje é com SES e FHS para que a gente possa unir forças e trabalhar em conjunto para realizar as intervenções necessárias. A partir daí, a gente vai começar a ter um cronograma de execução e prazos".

Estrutura

A coordenadora do Hospital Pediátrico, Christianne Barreto, detalhou toda a estrutura que será entregue em breve às crianças. "Estou muito feliz em poder falar sobre isso. Depois de concluído, o prédio do Hospital Pediátrico ficará ainda mais bonito e confortável para todos. No térreo, atenderemos todo o Pronto Socorro, no primeiro andar teremos a UTI Pediátrica. A UTI Pediátrica também passará por algumas mudanças e aumentará para 17 o número de leitos de terapia intensiva para crianças, já que hoje trabalhamos com 10 leitos", informou a coordenadora.

Christianne Barreto disse ainda que o Pronto Socorro Pediátrico também passará por mudanças. "O Pronto Socorro Pediátrico não vai ampliar o número de leitos, mas teremos um espaço e uma acomodação melhor e mais ampla. Vamos ter um aumento dos leitos da Área Vermelha. Já na Área Amarela vão continuar os 10 leitos e as Áreas Verde e Azul a mesma coisa, só que onde elas funcionam hoje, depois da obra, passará a atender somente a Área Azul. Então a gente vai ter mais espaço e mais conforto para o paciente", enfatizou.

A gerente de engenharia e arquitetura da FHS, Luíze Oliveira, informou que o projeto já está em andamento. "Já solicitei, inclusive, à coordenadora da pediatria, todo o levantamento necessário até dos móveis adequados para a unidade para orçar tudo e darmos início à obra o mais breve possível. Depois da reforma concluída, teremos uma ambiência melhor para comportar os pacientes, acompanhantes e funcionários, dando ainda mais qualidade no atendimento", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário