segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

GOVERNO PLEITEIA 50 MIL VAGAS PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, solicitou ao Ministério do Trabalho e Emprego no final de 2013, a liberação de 50 mil vagas para a qualificação de pessoas da capital e das 74 cidades do interior de Sergipe em 2014, através do Pronatec-Trabalhador e  Pronatec-Jovem Trabalhador.

Segundo informação do secretário do Trabalho, Fábio Mitidieri, a grande expectativa de sua Pasta para este ano em relação ao MTE é a criação desses programas, substituindo o antigo Pró-Jovem.

“São dois importantes programas que o Ministério do Trabalho e Emprego começou a desenvolver agora e esperamos que ganhe corpo em 2014. E com isso, Sergipe possa ser beneficiado com um número maior de vagas, com um ensino cada vez mais qualificado”, declarou Mitidieri. Essas vagas serão distribuídas entre 51 cursos e a Setrab está aguardando um parecer definitivo do MTE para dar início aos cursos em todo Estado.

Reunião

Na manhã de quinta-feira passada o secretário Fábio Mitidieri e técnicos da Setrab se reuniram com representantes do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Social do Comércio) objetivando estreitar relações institucionais para a formação de parcerias com esses dois órgãos, visando a qualificação de mão de obra em todos municípios sergipanos.

“Discutimos a chegada do Pronatec-Trabalhador, vez que o Ministério do Trabalho e Emprego desde o início deste ano está permitindo o aumento do número de vagas do Pronatec para nosso Estado. E também a possibilidade da Setrab implementar cursos gratuitos oferecidos por essas duas entidades – Senai e Senac -  na capital e nas cidades do interior sergipano”, esclareceu o secretário estadual do Trabalho”.

Fábio Mitidieri anunciou a criação de mais três postos do Núcleo de Apoio ao Trabalho no interior do Estado neste ano, contemplando as cidades de Carmópolis, Propriá e São Cristóvão. "Nós já temos nosso plano de trabalho aprovado pelo MTE e estamos dependendo apenas da liberação para que esses novos postos do NAT sejam criados ainda em 2014”, garantiu o secretário.

Contrate com a gente

É um programa de captação de vagas e a Secretaria do Trabalho espera ampliar o número de oferta de empregos nos postos do Núcleo de Apoio ao Trabalho, melhorando a empregabilidade e a desempregabilidade em Sergipe. “Devemos apresentar à sociedade sergipana até o próximo mês de março, o contrato com o programa Agente Solidário, que visa a captação de vagas para mulheres em estado de vulnerabilidade, pessoas idosas, primeiro emprego e menor aprendiz. Então, é esse olhar social que é o foco do programa Contrate com a Gente solidário”, destacou.

Fábio Mitidieri informou ainda que está firmando uma parceria com o Senai e Senac para que os jovens formados nessas duas entidades sejam também cadastrados no sistema do Núcleo de Apoio ao Trabalho.

“Essas pessoas devidamente qualificadas enriquecem o nosso banco de dados, para que possam ocupar essas vagas que nós estamos captando junto às empresas, porque na realidade, o mercado de trabalho é cada dia mais exigente. Então, quando temos um banco de currículos preparado e qualificado para atender às exigências do mercado de trabalho, nós conseguimos inserir o maior número de pessoas e consequentemente ampliamos o índice de empregabilidade, que é no fundo o nosso grande objetivo à frente da Secretaria do Trabalho”, concluiu Fábio Mitidieri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário