A presidenta Dilma Rousseff e o governador Marcelo Déda assinaram contrato nesta quinta, 27, em Brasília, por meio do qual a União autoriza Sergipe a ampliar seu limite de crédito em R$ 683 milhões. Isto significa que o Estado pode aumentar, nesta proporção, sua capacidade de investimento, conforme explicou o governador.
Para tanto, o Governo do Estado elaborou quatro novos projetos de investimento. "Este espaço fiscal será utilizado pelo Estado para buscar recursos que financiem importantes intervenções, como a infraestrutura rodoviária, a educação, as obras de suporte à atração de empresas e na conclusão da nossa rede de atenção à saúde", detalhou o governador.
Os novos recursos também vão assegurar investimentos na mobilidade urbana dentro de Aracaju e no Pró-Transporte. “Investimentos que vão ajudar a melhorar a mobilidade urbana dentro da capital, que já começa a experimentar graves dificuldades do ponto de vista de mobilidade", explicou Déda. Estes recursos, enfim, vão garantir que Sergipe mantenha seu ritmo de investimentos.
Equilíbrio fiscal
Conseguir o aval da presidenta da República e do Tesouro Nacional só foi possível graças ao equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais. Sergipe foi uma das dez unidades da federação que obtiveram a ampliação do crédito.
"Nós cumprimos o dever de casa. Nós estamos rigorosamente dentro do equilíbrio fiscal exigido pela União para realizar estas operações de crédito", relatou Déda. "Isto revela que, mesmo numa situação difícil, com queda de arrecadação, com frustração de receita, como ocorreu em 2009 e 2010, com crescimento das despesas, em especial da folha de pagamento e da previdência, Sergipe conseguiu manter sob controle a sua gestão fiscal", complementou o chefe do executivo estadual.
Na reunião, a presidenta elogiou a gestão fiscal dos estados contemplados na avaliação anual do Programa de Ajuste Fiscal (PAF). Estes recursos novos (no total, serão R$ 15,7 bilhões), nas palavras da presidenta, "garantirão a sustentabilidade do crescimento econômico do país". E, "graças a esse controle das contas públicas estaduais, a gente acessa agora dinheiro novo para garantir uma nova rodada de investimentos estratégicos para Sergipe", completou Déda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário