Aracaju terá uma das maiores e mais bonitas festas de final de ano de 2011. Essa é a expectativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com a decoração natalina e a tradicional festa de Réveillon na Orla de Atalaia, que em 2010 atraiu mais de 300 mil pessoas. O prefeito anunciou as atrações do show de virada de ano e a decoração natalina na manhã desta sexta-feira, 14. Já no dia 11 de novembro os calçadões do Centro da capital estarão no clima de Natal.
O prefeito Edvaldo Nogueira divulgou, ainda, que toda a decoração das principais avenidas, ruas, bairros, monumentos e pontos turísticos da capital estará acesa a partir de 25 de novembro. No dia 1º de dezembro, o tradicional presépio montado no Parque da Sementeira será aberto à visitação. Maior que nos anos anteriores – com 1.200 metros quadrados –, o espaço será inspirado na Praça São Pedro (de Roma, na Itália) e na arquitetura do Oriente Médio, mais especificamente da Turquia.
Já para a festa de Réveillon, no dia 31 de dezembro, a principal atração é a cantora Daniela Mercury, que fará show no palco principal montado nas areias da Orla de Atalaia junto ao grupo Sorriso Maroto e a cantora sergipana Maysa Reis. No palco alternativo o público brindará a chegada de 2012 ao som do DJ Versianni, Banda Só Lamento e Cartel de Bali.
Decoração natalina
O chefe do executivo municipal explicou que o anúncio antecipado atende a uma reivindicação dos empresários do comércio de do turismo local, pois possibilitará o aumento nas vendas de pacotes turísticos e o aquecimento das vendas do comércio. “Tenho certeza que a cidade e as atrações serão grandes atrativos turísticos. Tudo isso é fundamental para o desenvolvimento do turismo e para a geração de emprego e renda em Aracaju. A decoração está maior que a do ano passado, pois a cada ano a gente inova, melhora. Desde 2005 ela passou a ser um atrativo turístico, hoje nós já podemos dizer que a decoração chama a atenção de todo o Brasil”, comemora o prefeito.
Edvaldo Nogueira destacou que a cada ano mais um importante passo é dado para que a decoração natalina da capital da qualidade de vida seja uma das mais bonitas do país. A intenção é, em alguns anos, fazer com que ela seja tão tradicional quanto a de Gramado, no Rio Grande do Sul. “Em breve competiremos em pé de igualdade com Gramado. Hoje já não há capital que, em termos de proporção, ilumine tanto as ruas como Aracaju”, avalia o prefeito.
Dos principais pontos que tradicionalmente recebem a decoração, a Catedral Metropolitana terá a iluminação reduzida e o Palácio Fausto Cardoso não será iluminado. A solicitação veio através da Secretaria de Estado do Patrimônio Cultural e do Ministério Público Estadual. A alegação é de que a fixação de cordas luminosas, como ocorre anualmente, pode causar risco às fachadas. “Não concordo, mas vou cumprir porque é a determinação”, lamenta Edvaldo Nogueira.
Por outro lado, serão decorados, entre outros pontos da cidade, os arcos da Orla de Atalaia, as avenidas Beira Mar, Hermes Fontes, Tancredo Neves, os Calçadões do Centro, a entrada da cidade, a Orlinha do bairro Industrial, o Parque da Sementeira, os terminais da Atalaia e da Rodoviária Nova, o viaduto Carvalho Déda, o antigo Farol de Aracaju, localizado no bairro Farolândia, praças, pontes e os bairros Bugio e Santos Dumont. Todo o projeto de decoração da capital está leva a assinatura do artista plástico Ivo Gato.
Turismo e Comércio
Representantes desses dois setores comemoraram o anúncio antecipado pelo prefeito. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Samuel Schuster, o Centro da capital decorado por dois meses terá reflexo direto nas vendas. “Nós teremos dois meses com o Centro em clima natalino, isso influenciará muito as vendas. Será bom para a Prefeitura e para o Estado, que aumentam a arrecadação de impostos, e para o comerciante, que terá dois meses de movimento, trabalhando com certa folga no caixa e gerando empregos”, ressalta.
O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, diz que gradativamente o Réveillon tem sido um dos momentos de pico na chegada de turistas à capital. A entrega da decoração natalina ainda em novembro e a divulgação das atrações do show da virada, segundo ele, colaboram sobremaneira para que os hotéis atinjam a lotação máxima. “Aracaju se consolida como destino turístico no final do ano à medida que as agências têm mais tempo para atrair os turistas. Consequentemente, isso acaba gerando mais empregos, mais investimentos no setor. Com certeza iniciativas como essa fazem diferença para o Natal em todas as classes sociais”, declara.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Waldoilson Leite, diz que com o anúncio antecipado será possível divulgar todas as atrações de Aracaju para o verão no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas (Abav), que ocorre entre os dias 19 e 31 deste mês. “A nossa principal estação é o verão. Temos um litoral imenso, com praias maravilhosas. Então o turista do Sul/Sudeste que espera por esse momento de férias procura cidades como Aracaju. Hoje, nós somos a novidade do Nordeste. Nós vamos conseguir levar à feira da Abav, que é o maior evento de Turismo do país, não só a decoração natalina e o réveillon, mas o Pré-Caju e o Projeto Verão”, anuncia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário