segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FAIXA ETÁRIA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA É REDUZIDA EM SERGIPE.

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) obteve, no último dia 29 de outubro, a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para reduzir a faixa etária de vacinação de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa em Sergipe. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, José Sobral, a vacinação deste mês de novembro será obrigatória apenas para os animais com até 24 meses.

"É de suma importância que os animais de todas as idades estejam imunes, mas os que têm mais de 24 meses deverão ser obrigatoriamente vacinados somente na campanha do próximo mês de maio", ressaltou o secretário da Agricultura.

Segundo o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, esse é o passo inicial para que o Estado configure no plano nacional como livre da doença sem vacinação. “Essa modificação de estratégia de vacinação é o início do caminho para a suspensão da vacinação em Sergipe, a exemplo do Estado de Santa Catarina, que adotou essa mesma estratégia e hoje é zona livre sem vacinação. Aqui, nós temos uma taxa superior a 98% de cobertura vacinal”, enfatizou Jefferson.

Segundo ele, o pedido ao Mapa fora proposto pela empresa tomando como base os excelentes resultados alcançados no controle à Febre Aftosa. “O Estado de Sergipe, nos últimos 16 anos, vem mantendo um processo evolutivo da erradicação da febre aftosa. E isso se dá devido ao sistema de atenção veterinária implantado pela Emdagro aliado à excelente parceria com os criadores, que vêm atendendo ao nosso chamamento para a vacinação dos seus animais”.

Todos os anos, nos meses de maio e novembro, são realizadas Campanhas para vacinação contra Febre Aftosa. Essa vacinação é obrigatória e até o momento vem sendo efetuada em todos os bovinos e bubalinos em idade ‘de mamando a caducando’.

Para Jefferson Feitoza, “o resultado demonstra o reconhecimento que o Estado de Sergipe tem, perante o Mapa, atuando de forma correta, através da Defesa Animal da Emdagro, atendendo aos anseios dos criadores, na redução dos custos com vacina e mão-de-obra, além de contribuir com um País Livre da Febre Aftosa, como anseia o Governo Federal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário