segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"NOVO" POSTO DO GMAR É UM PRÉDIO VELHO, SEM ÁGUA,LUZ E O MÍNIMO DE CONDIÇÕES DE HIGIENE.

A Associação Beneficente dos Servidores Militares de Sergipe denunciou o caso no Ministério Público


Após a desativação do Grupamento Marítimo (Gmar), localizado no bairro Atalaia, por conta das condições insalubres para os guardas-vidas que ali trabalhavam, representantes da Associação Beneficente dos Servidores Militares de Sergipe (ABSMSE) protocolaram nova denúncia no Ministério Público Estadual na manhã de ontem, afirmando que as atuais instalações para onde os profissionais do Corpo de Bombeiros foram transferidos também estão em péssimas condições. “Enquanto o comandante trabalha em uma sala de luxo, os soldados têm que trabalhar no lixo”, disse o representante da categoria, o sargento Vieira.

Ainda segundo informações apresentadas pelos integrantes da Associação Beneficente, o posto improvisado para abrigar os militares se encontra em estado de extremo abandono. Infiltrações, rachaduras nas paredes e banheiros desativados, além da ausência de energia e de água são alguns dos problemas que prejudicam os mais de 12 militares que atuam diariamente no plantão do Gmar.

“O pior é que o local ainda serve de abrigo para os mendigos à noite e há um grande acúmulo de lixo espalhado pelo chão, onde também são colocados os equipamentos dos bombeiros para salvamento de vítimas”, denunciou Vieira, ao se referir ao prédio, que fica localizado na orla de Atalaia e também já serviu como posto de apoio ao turista.

Para discutir sobre o problema, o Ministério Público Estadual, por meio da promotora de Justiça Euza Missano, havia agendado uma audiência pública para a manhã de ontem, mas a pauta foi adiada para o próximo dia 21, quando deverão participar do debate representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, secretaria de Estado da Segurança Pública e Associação Beneficente.
“A promotora ficou estarrecida ao saber que as novas instalações são ainda piores que as do prédio já desativado”, acrescentou o sargento Vieira, ao informar que junto ao ofício entregue à Promotoria do Consumidor e Serviços de Relevância Pública os representantes da ABSMSE também anexaram fotos para reiterar a denúncia.

Defesa

Em resposta às denúncias feitas através da Associação Beneficente, o assessor de Comunicação do CB, o tenente-coronel Josué Bezerra, disse que os guarda-vidas utilizam o referido prédio apenas para os encontros diários que fazem antes de iniciar a atuação de prevenção nas areias da praia. “Toda a estrutura administrativa do Gmar foi alocada no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, onde os profissionais são abrigados até o momento de atuar nas praias”, explicou o assessor, informando que a revitalização do antigo prédio do Gmar deverá ser concluído num prazo de 30 dias.

O assessor de Comunicação anunciou ainda que há um projeto – que já foi apresentado ao comandante geral da corporação – para a construção de um novo quartel da Gmar. A obra abrange aproximadamente dois mil metros quadrados em dois pavimentos, com espaço para estacionamento de viaturas, alojamentos e refeitório. "Os recursos já estão garantidos, necessitando apenas de previsão orçamentária para o início da licitação, uma imposição legal à gestão dos recursos públicos", informou a assessoria.

Fonte: Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário