quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EM DUAS SEMANAS, MAIS DE 190 FEIRANTES JÁ PARTICIPARAM DE CURSO NA ENSURB.

Na segunda semana do Curso de Implantação Orientada para Feirantes, ministrado por instrutores do Senac na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mais de 190 feirantes já passaram pelas aulas teóricas. O próximo passo é o acompanhamento do que foi apreendido em sala no próprio ambiente de trabalho dos alunos, ou seja, nas feiras livres e mercados.

A coordenadora do Programa Alimento Seguro do Senac, Joelma Barros, explica como funciona esta segunda etapa do curso. "O consultor do Senac irá sem avisar até os locais de trabalho destas pessoas para fiscalizar se os que participaram do curso estão cumprindo as medidas ou não. A primeira turma já está recebendo a visita dos consultores do Senac em diversas feiras desde a última quinta-feira (8)", afirma ela.

Este treinamento dos profissionais que lidam com a venda de alimentos está dentro do plano de readequação das feiras livres e mercados da capital e é uma parceria entre a Emsurb, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental de Aracaju (Covisa).

Para o feirante José Edenilson, que comercializa marisco no Mercado Central, a iniciativa é importante. "Fiquei sabendo deste curso em meu próprio local de trabalho e estou gostando das informações que estão sendo repassadas em relação a como proceder e manusear os alimentos e até ao modo de como abordar o cliente", disse ele.

O conteúdo teórico é passado aos participantes em oito horas e compreende orientações para manipulação de alimentos, noções de microorganismos; higiene pessoal e do local; possibilidade de contaminação dos alimentos e como evitá-la; doenças vinculadas aos alimentos; cuidados com os resíduos produzidos e como descartá-los corretamente; higienização das mãos; refrigeração e transporte adequado dos produtos.

A vice-presidente da Emsurb, Selma França, ressalta a relevância da parceria entre os órgãos municipais e o Sebrae. "Com esse projeto, a Prefeitura de Aracaju presta um serviço de grande importância para toda a comunidade. Este projeto abrange tanto a organização dos produtos quanto a higiene pessoal dos feirantes, pois os leva ao conhecimento da prática correta de manipulação de alimentos e da segurança alimentar em feiras livres", afirma Selma.

Na próxima semana, outros 90 feirantes participam da primeira etapa do curso. Aqueles que já passaram pela parte teórica continuam recebendo a visita sem aviso dos consultores do Senac para aplicação da segunda etapa. Os participantes das últimas seis turmas recebem ainda esclarecimentos do Sebrae sobre empreendedorismo e a importância da formalização para se tornar um Empreendedor Individual.

Inscrições para o Curso

As inscrições continuam abertas e os feirantes dos mercados e feiras livres podem realizar inscrição para o curso na sede da Emsurb, localizada no parque Augusto Franco (Sementeira), munidos de uma foto 3X4 e cópias de RG, CPF e comprovante de residência. É uma ação contínua, sem previsão de finalização, os interessados serão distribuídos em turmas de acordo com o quantitativo cadastrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário