quarta-feira, 7 de abril de 2010

"POR ROGÉRIO NOSSA SAÚDE É DE PRIMEIRO MUNDO", CRITICA VENÂNCIO FONSECA.

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), motivado por um discurso “inflamado” do também deputado Rogério Carvalho (PT) destacando supostos avanços na Saúde pública de Sergipe, ocupou a tribuna e tratou de externar uma realidade totalmente diferente da propagada pelo petista. Segundo Venâncio, “o turista que ouve Rogério Carvalho discursar sobre a Saúde pensa que está em um Estado de 1º Mundo”.

O deputado confirmou que nesta quarta-feira (7), será colocado em votação um requerimento de sua autoria convidando a secretária da Saúde, o Sindicato dos Médicos, a Sociedade Médica, um representantes dos servidores da Saúde e até um representante do governo. “Vamos promover um grande debate aqui no plenário da Assembleia até para 'lavar a roupa suja'. Vamos ver o debater e analisar quem está certo e quem está errado. Nossa intenção é corrigir os erros e melhorar a Saúde Pública de Sergipe”.

Sobre o pronunciamento de Rogério Carvalho, Venâncio disse que “bom aluno que é, Rogério já demonstra que aprendeu os ensinamentos do governador Marcelo Déda (PT) e discursa como ninguém. Nós sergipanos que moramos aqui e que assistimos no dia a dia o caos em que se encontra a Saúde pública? Pelo amor de Deus! Esse discurso não! A realidade é totalmente o contrário. Rogério está imbuído dos melhores propósitos, mas algo não está funcionando. Os Hospitais do interior foram desmantelados, inclusive na terra do governador (Simão Dias). Derrubaram a unidade para construir outra e, quase quatro anos após, nada!”.

“Vem a construção das clínicas de Saúde e, segundo o ex-secretário da Fazenda (Nilson Lima) , surgiram não de um planejamento, mas para que o Estado não ficasse fora do limite estabelecido (12%) pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para investimentos na Saúde. Disse que os municípios sequer estavam preparados para receberem estas unidades. Hoje estão sem funcionar ou atuando precariamente. Só se funciona um escritório de advocacia com advogados, assim como só funciona um hospital com médicos e enfermeiros”, completou o líder da oposição.

Em seguida, Venâncio disse que a coisa é tão crítica que, segundo ele, o presidente do Sindicato dos Médicos teria acusado o governo de criminalizar a classe médica. Como é que tudo está certo e as pessoas continuam morrendo? O setor que mais funciona no Hospital João Alves é o necrotério. Agora eu quero esse discurso é na prática. É como se a classe médica fosse a vilã por este caos estabelecido”.

“E, enquanto toda a imprensa denuncia esta realidade, nos intervalos a gente não para ver as propagandas do governo tentando provar que a realidade é outra, que tudo vai muito bem. Propaganda enganosa que deveria ser encaminhada ao Procon. Enquanto isso o povo está se acabando no hospital. É uma insegurança total, mas a propaganda só falta dizer que você pode dormir de portas abertas; na Educação nós somos a pior do Nordeste, mas na propagada copiaram os programas do governo anterior, o 'se liga' e o 'acelera', mas este governo segue desligado e desacelerado; o turismo acabou, inclusive a secretaria”, enumerou o líder da oposição.
Venâncio disse ainda que “E Rogério vem querer dizer que a Saúde vai bem? Quem sabe a realidade é quem está com o pé ou braço quebrado no hospital esperando 15 e 20 dias para ser atendido. E, se não é verdade, abra o hospital para a imprensa! O governo não é transparente? A segurança que você não encontra na rua, você vê na porta do Hospital João Alves. As Fundações da Saúde nem o PT, no âmbito nacional teve interesse. E o Hospital João Alves está sobrecarregado porque os dois hospitais construídos em Aracaju por Déda e Rogério, na verdade são postos de Saúde. Foram inaugurados com toda a pompa, com propagandas iguais a essas que estão sendo veiculadas atualmente”, completou.

Em aparte, o deputado Francisco Gualberto (PT) lamentou que Venâncio estivesse desqualificando um projeto de mudanças na Saúde Pública de Sergipe que, segundo ele, está em pleno andamento. Também em aparte, o deputado Arnaldo Bispo (DEM) disse que “em síntese, a Saúde da propaganda é da Suécia, mas o atendimento em Sergipe é do Haiti! Não adianta querer enganar a população! Em qualquer programa de rádio, seja na capital ou no interior, só se fala no caos da Saúde. No hospital de Itabaiana, por exemplo, não tem médico nos finais de semana e o atendimento é precário. Quem duvidar, que vá ao município e constante com os próprios olhos”, denunciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário