Ontem, dia 16, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou o novo Centro de Tratamento para os Fumantes na capital. O serviço funcionará no Centro de Especialidades Médicas (CEMAR), localizado no conjunto Augusto Franco. Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde amplia a oferta do serviço que é fundamental para assistência integral ao usuário do SUS em Aracaju.
O tratamento, que estava restrito ao Hospital Universitário (HU), será ofertado também no Cemar Augusto Franco. O novo Centro de Tratamento para Fumantes está disponível apenas para quem mora em Aracaju, permanecendo no HU o atendimento da demanda de outros pontos do Estado.
“O tratamento será totalmente gratuito, oferecendo a medicação necessária. Por meio de uma parceria com Instituto Nacional do Câncer (INCA), o município recebe insumos usados no tratamento do tabagismo e também adesivos, pastilhas e goma de mascar para controlar o consumo de nicotina”, afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Tratamento
O usuário será acompanhado de seis meses a um ano até que consiga se livrar do cigarro. Para tanto, o serviço contará com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, médico pneumologista, psicólogos e enfermeiro. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, a partir das 14h. O interessado no tratamento deverá buscar ajuda a partir da livre e espontânea vontade.
Assim que se apresentar no CEMAR, o usuário passará pelo acolhimento e entrevista, onde será agendado o atendimento médico especializado, seguido de avaliações periódicas. O estímulo a participar dos grupos de apoio com outros dependentes químicos também fará parte das atividades.
"O tabagismo é uma doença que tem cura, mas para isso o usuário deverá se comprometer a seguir as orientações médicas. Sem esse comprometimento, o avanço no tratamento não é possível. Caso o usuário tenha grandes dificuldades de deixar o vício, a equipe do Centro de Tratamento para o Fumante também acionará o auxílio de outros especialistas da rede municipal”, pontua a referência técnica da Coordenação de Promoção a Saúde, Clarissa Franco.
Cadastrados
Na tarde dessa quarta-feira, alguns populares já fizeram o cadastro no novo Centro de Tratamento para o Fumante. O eletricista Antônio Gomes, 52 anos, conta o acompanhamento vem em boa hora. “Desde a adolescência eu fumo, mas nos últimos anos resolvi deixar esse vício. Não consegui deixar de fumar porque os remédios são caros e também senti muita dor no corpo quando parei. Agora, com ajuda especializada, vou deixar de vez esse vício”, confia.
Evânia Silva é dona de casa e conta que os efeitos negativos do cigarro já prejudicam a saúde. “Resolvi abraçar a oportunidade porque atualmente o cigarro tem me causado asma e dores de garganta frequentes. Desde o início do ano venho tentando parar de fumar, mas a ansiedade e o nervosismo me fazem voltar a fumar. Quando soube da oportunidade não hesitei em vir ao Cemar buscar ajuda”, afirma.
“Fumar causa dependência química por isso é comum que, no início do tratamento, usuários também sintam efeitos da abstinência de cigarro como estresse, ansiedade e cansaço físico. O tratamento será integral e trará todas alternativas para vencer as dificuldades. Sem dúvidas, as informações em saúde e a possibilidade de trocar experiências nos grupos de convivência farão a diferença. Além de tudo, usuários que já apresentem doenças associadas ao tabagismo como bronquite, enfisema pulmonar, dores no peito e outros, também serão encaminhados para os serviços de referência na rede”, esclarece a médica pneumologista Ana Paula.
Continuidade
“Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Saúde também vem capacitando os profissionais para atender casos de tabagismo, e pretendemos, no primeiro trimestre de 2012, inaugurar mais dois Centros de Tratamento para o Fumante: um no CEMAR Siqueira Campos e outro no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas", conclui Silvio Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário