Após a exposição de um detalhado estudo técnico complementar encomendado pelo Governo do Estado, os prefeitos dos municípios de Umbaúba, Anderson Farias, e Cristinápolis, Raimundo Silva Leal (Padre Raimundo), concordaram que a melhor alternativa para os respectivos municípios será a execução da obra com um novo contorno por fora das respectivas áreas urbanas. A decisão ocorreu depois da reunião promovida pelo governador Marcelo Déda, na manhã desta terça-feira, 29, no Palácio dos Despachos, contando com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o presidente do DER, Antônio Vasconcelos, além de técnicos responsáveis pelo estudo.
“Nessa reunião, o Governo do Estado se encarregou de trazer as empresas responsáveis pelo projeto para explicar em detalhes aos prefeitos cada uma das alternativas, as estimativas de custo e as consequências para cada município”, detalhou o governador Marcelo Déda. Segundo ele, o Governo aditou o contrato com os projetistas para que eles avaliassem as duas alternativas (por dentro e por fora das áreas urbanas).
Queda de Mitos
De acordo com o governador, a reunião de hoje serviu para derrubar alguns dos “mitos” criados sobre a obra que influenciaram negativamente a opinião das populações locais. “Em primeiro lugar, o estudo mostrou que o contorno rodoviário não vai ficar distante das cidades. No caso de Umbaúba, a nova pista fica, a no máximo, 1,5 km da atual rodovia. E no caso de Cristinápolis, a nova pista ficará a 1 km da atual. Além disso, mostramos aqui detalhadamente o impacto das desapropriações se fossa adotada a alternativa de fazer a duplicação no atual eixo da pista, que teria um grande impacto social e humano”, detalhou Déda.
Faixa de Domínio
Segundo as normas técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a chamada ‘faixa de domínio’, que é o espaço delimitado para a nova configuração da pista é de 70 metros (em largura). Para efeito comparativo, as rodovias estaduais são feitas, em sua grande maioria, com uma faixa de domínio de 30 metros.
“A rodovia passando por dentro das cidades iria implicar em desapropriar centenas de imóveis, dos quais a maioria é de estabelecimentos comerciais, desde pequenas borracharias a postos de gasolina, igrejas evangélicas, prédios públicos, pousadas e residências, o que significaria uma completa desarrumação da infraestrutura urbana desses municípios”, argumentou Déda.
Nova Zona de Expansão
Foi mostrado aos prefeitos que a nova faixa que separará a atual da nova pista poderá se tornar uma nova zona de expansão para os municípios, o que poderá ser realizado de forma ordenada a partir de um plano diretor que será elaborado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), através de uma parceria com o Governo do Estado que o governador se comprometeu a formalizar.
“No diálogo com os prefeitos, nós aceitamos realizar algumas ações compensatórias. O Estado vai gastar R$ 12,5 milhões, sendo R$ 5,5 milhões em Umbaúba e R$ 7 milhões em Cristinápolis, para transformar a atual pista da BR 101 (que continuará aberta) numa avenida com ciclovia, drenagem, passeios estruturados e iluminação, criando uma nova referência urbana para as duas cidades. Além disso, dentro desta parceria, nos comprometemos em contratar a UFS para elaborar um plano diretor para as duas cidades. Umbaúba e Cristinápolis poderão planejar o seu novo futuro com essa nova realidade do contorno da BR 101”, complementou o governador.
Conclusão do Projeto
A partir da concordância dos prefeitos, o Governo do Estado tomará todas as medidas cabíveis para agilizar a conclusão do projeto e lançamento da licitação. “A ideia é que ainda no primeiro trimestre de 2012 possamos realizar a licitação e, já no segundo semestre de 2012 iniciar as obras para, quem sabe, em 2014 podermos inaugurar essa duplicação, que é uma obra estruturante, fundamental para o estado de Sergipe e que marca um novo momento de desenvolvimento para a região Sul do estado”, concluiu Déda.
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, essa decisão dos prefeitos significa um grande avanço para alavancar um processo de desenvolvimento sem precedentes para os municípios. “Os rumores de que a construção de uma nova pista iria acabar com o comércio não procedem. Os prefeitos constataram que a distância do novo contorno da pista para a pista atual não chega a 1,5 km. Além da distância ser pequena, a pista antiga continuará aberta e receberá benfeitorias, e a área entre uma e outra poderá oferecer alternativa para crescer ordenadamente”, reforçou Valmor.
Pelo exposto na reunião, a primeira alternativa, com a construção da rodovia por dentro das respectivas cidades, estaria orçada em aproximadamente R$ 320,5 milhões, e a construção do novo contorno ficaria em aproximadamente R$ 311,6 milhões. Respectivamente, de acordo com as normas técnicas que seriam aplicadas, seriam feitas 163 desapropriações em Umbaúba, e 261 desapropriações em Cristinápolis, gerando um significativo impacto para o comércio e outras atividades que ficariam paralisadas durante a obra.
Consenso
Segundo o prefeito de Cristinápolis, a partir do detalhamento das informações ficará fácil mostrar à população as vantagens comparativas de se optar pelo novo contorno. “A partir do que foi exposto pelos técnicos e das alternativas apresentadas pelo governador, ficou mais fácil escolher o que será melhor para Cristinápolis”, apontou o Padre Raimundo. “Se a obra fosse feita por dentro, ‘desmancharia’ quase toda a cidade, já que Cristinápolis está centralizada na BR 101. Depois de todas as discussões saímos convictos da melhor alternativa, que é o contorno, além das contrapartidas oferecidas pelo governador em arrumar a BR que está atualmente na cidade como uma via totalmente estruturada”, afirmou o prefeito.
Já Anderson Farias, prefeito de Umbaúba, afirmou que prevaleceu o bom senso para a tomada de decisões. “Com as informações foi possível chegar a essa avaliação que aponta o melhor para o município de Umbaúba, melhor para Sergipe e melhor para o país, afinal de contas, estamos tratando de uma obra que liga o Nordeste brasileiro ao Sul do país. A BR 101 é uma artéria estratégica para o desenvolvimento do Brasil”, sentenciou Anderson.
Ainda de acordo com o prefeito, o que se discutia anteriormente, se a distância do novo entorno iria ou não prejudicar a cidade, fica sanado com a exposição da configuração no projeto, onde as distâncias não representam obstáculo para o desenvolvimento.
“Ficou claro que a distância foi encurtada em muito e isso não representará obstáculo, além da compensação para o município que continuará tendo a atual rodovia cortando a cidade, com nova estrutura a partir de um investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado beneficiando o município. Nós estávamos com um convênio firmado com a UFS para elaboração do nosso plano diretor e não tínhamos deflagrado ainda por falta de recursos, e justamente agora a solução apareceu para incluirmos no nosso desenvolvimento urbano e rural a nova zona de expansão que passaremos a ter”, avaliou o prefeito de Umbaúba.
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