Na tarde desta terça, 29, a Superintendente da Polícia Civil, delegada Katarina Feitosa, recebeu membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público e da Defensoria Pública de Sergipe para discutir os problemas no sistema de comunicação de flagrantes entre as instituições.
Segundo Katarina Feitoza, atualmente o policial tem que se deslocar para um dos dois pontos de plantão do Judiciário no interior e um ponto na capital para comunicar os flagrantes realizados nas delegacias. “Com isso a viatura tem que sair do seu lugar de origem por algum tempo, dificultando assim outros atendimentos da polícia naquela cidade”, frisou.
A ideia principal da reunião foi decidir um meio de inovar essa comunicação por e-mail e futuramente criar um portal de plantão com todas as informações necessárias de forma mais simples e rápida. “As delegacias tanto do interior quanto da capital já tem scanners que facilitam essa inovação na troca de informações”, disse a superintendente.
“São pontos interessantes para a polícia, o Judiciário, Ministério Público e a Defensoria Pública; questões mínimas que precisam ser discutidas para melhorar esse atendimento à comunidade”, completou Katarina.
O futuro portal vai ter uma conexão segura, criptografado, com possibilidade de anexo, usuário e senha pessoal. O plano é que os delegados tenham acesso a escala de plantão para designar um responsável para receber o flagrante; para isso os computadores têm que estar conectadas com o sistema tanto da delegacia quanto do Ministério Público.
“Estamos tentando construir um sistema integrado para facilitar essa comunicação”, ressaltou o Juiz Corregedor do Tribunal de Justiça, Gilson Félix dos Santos.
No final do encontro foi criado uma comissão para discutir a questão da segurança dos envios das comunicações eletrônicas entre as instituições envolvidas. A previsão é que esse portal de comunicação de flagrantes esteja funcionando totalmente em janeiro de 2012.
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