quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DÉDA RECEBE REPRESENTANTES DO COMÉRCIO PARA DISCUTIR ATUALIZAÇÃO DE LEGISLAÇÃO E MEDIDAS DE ESTÍMULO.

Na manhã de ontem, 16, o governador Marcelo Déda reuniu-se com representantes de entidades do comércio e empresariado sergipano para discutir a atualização da legislação que trata da microempresa, além de medidas de estímulo ao comércio diante dos números que indicam uma recente queda na movimentação comercial em Sergipe.

Também participaram do encontro, realizado no gabinete do Palácio dos Despachos, os secretários de Estado da Fazenda, João Andrade, do Desenvolvimento Econômico, Zeca da Silva, da Comunicação, Carlos Cauê, e o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Saumíneo Nascimento.

O governador explicou que Sergipe continuaria na vanguarda no que concerne ao apoio à microempresa, considerando que mais de dois terços da economia sergipana é formada por micro e pequenos empresários. Déda deixou claro que o governo iria dar continuidade a uma política implementada no seu primeiro governo, visando oferecer em Sergipe o ambiente mais amigável à pequena e microempresa.

Incentivos

Ainda de acordo com o governador, a perspectiva é de elevar o limite e aplicar favoravelmente ao microempresário sergipano as alterações que a presidenta Dilma Rousseff sancionou relativas à microempresa. “O Estado de Sergipe considera que o principal gerador de empregos na nossa economia é o nosso empresário, o empresário sergipano que, em sua grande maioria, é de micro ou pequeno porte. Nós vamos continuar com essa política pioneira e vanguardista de oferecer tratamento diferenciado do ponto de vista tributário, nas compras governamentais e na assistência técnica, estímulo ao empreendedorismo e da política de crédito através do Banese”, destacou Déda.

Déda também abordou a elaboração de políticas de apoio ao comércio para buscar recuperar a participação do segmento na economia, a partir do próprio esforço em manter as contas em dia, pagando, só em dezembro, uma folha de pessoal superior a R$ 500 milhões. “Só a folha dos servidores vai simbolizar um acréscimo de meio bilhão de reais na economia sergipana. Este é um forte estímulo ao comércio em dezembro”, apontou o governador.

Ações de Estímulo

Durante a reunião, o governador afirmou ter solicitado do Banese a construção de propostas na área de financiamento que possam oferecer apoio ao comércio sergipano neste momento. Déda também anunciou outras medidas, inclusive de caráter fiscal, como uma promoção envolvendo a nota fiscal eletrônica, e incremento do calendário de pagamento de tributos, para oferecer mais uma ajuda ao setor comercial neste momento.

Marcelo Déda sintetizou as medidas afirmando que tem pleno conhecimento que tanto o apoio à microempresa, quanto o apoio ao comércio neste momento, vão garantir a sustentabilidade necessária ao crescimento do emprego. “A contrapartida que o governo espera é que tenhamos um mês de dezembro muito positivo de contratações no comércio sergipano, inclusive de contratações temporárias para atender ao período de festas, gerando mais oportunidades para o trabalhador sergipano. O governo fará a sua parte”, enfatizou o governador.

Convite

No final do encontro, o governador convidou oficialmente todos os representantes de entidades para a solenidade que será realizada nesta quinta-feira, 17, às 10h, onde serão anunciadas todas as medidas com a presença da imprensa sergipana e sociedade em geral.

Receptividade

Em uníssono, os representantes de entidades elogiaram a iniciativa do Governo do Estado em buscar manter-se na vanguarda na forma de tratar os pequenos empreendedores, como também em antecipar-se às situações críticas que poderiam agravar a situação dos pequenos comerciantes.

“O governo dá, mais uma vez, a demonstração de compromisso com a categoria. Em 2007, eu estava presente nas tratativas para aquele primeiro pacote de medidas em favor dos pequenos empreendedores, e agora retorno aqui para comprovar a busca de um entendimento entre o governo e entidades para a adoção de medidas úteis, embora tenham seus impactos na economia. O consenso prevaleceu a as medidas que estão em curso para fortalecer o comércio são importantes e, com certeza, trarão um final de ano muito melhor para todo o estado”, declarou o coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Juliano César Faria Souto.

Já o presidente da Associação Comercial de Sergipe, Alexandre Porto, considerou respeitosa e produtiva a reunião com o governador. “Nossos pleitos foram analisados e estudados pela equipe econômica do governo. O fato de sermos recebidos aqui, para discutir todas as medidas que serão apresentadas, é uma medida muito importante, pois demonstra a atenção e a relação profícua existente com a classe empresarial. Saímos satisfeitos com as medidas que foram tomadas e com o empenho do governo em auxiliar as micro e pequenas empresas do comércio sergipano, para que tenhamos um final de ano melhor e um 2012 com muito mais crescimento e desenvolvimento”, concluiu o presidente.

Também participaram da reunião o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas(FCDL), Gilson Figueiredo, o superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos, o presidente da Federação do Comércio de Sergipe(Fecomércio), Abel Rocha, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Samuel Schuster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário